sábado, 2 de agosto de 2014

Pequenas reparações (GoPro)

Atenção:
Este post é dedicado exclusivamente aos utilizadores e proprietários de cameras de ação GoPro, mas a receita também poderá ser aplicável a todas as outras marcas mais ou menos recentes do mercado.

Se por acaso esta foto de algum modo te lembra uma dor de cabeça que já tiveste, então estamos em sintonia, pois a nós já sucedeu... diversas vezes: danificar a GoPro!

O motivo que nos levou a fazer este post foi a situação, no mínimo caricata, que nos sucedeu entre Maio e Junho de 2014, em que em menos de 1 mês e no decorrer de captação de filmagens em eventos onde participávamos, danificámos 3 cameras (2 lentes picadas e 1 led partido), o que fez com que ficássemos sem ferramentas de trabalho.

Tentámos junto do nosso, à data, colaborador e importador/distribuidor GoPro em Portugal, cuja representação passou em 2015 para uma empresa espanhola, ativar a garantia, mas sem sucesso, pois tal como nos disseram: "as cameras GoPro são material descartável", ou seja, sem possibilidade de arranjo em caso de danos não abrangidos pela garantia, como foram os nossos casos.


Na equipa Zona 55 já utilizamos GoPro desde 2010: Hero 1, Hero 2, Hero 3+. Temos vindo a adquirir e a utilizar diversos modelos da marca à medida das nossas possibilidades e, de momento, dispomos de 4 GoPro (são 3 Hero HD2 e 1 Hero HD Black 3+) além de 1 SJ5000. Temos também diversas dezenas de peças e acessórios sobressalentes capazes de nos valerem em quase todas as situações (acessório para montagem no guiador, suporte peitoral, vara extensora, suporte para cabeça, base com autocolante 3M, suporte para capacete ventilado, acessório com ventosa ...). 

Já nos sucedeu um pouco de tudo com as GoPro: 
  • Deixar de funcionar/responder às opções dos botões sem razão aparente;
  • Deixar simplesmente de funcionar;
  • Queimar a placa interna ao ligar ao PC, para carregamento;
  • Danificar acessórios;
  • Danificar a lente;
  • Danificar o led do menu... 

Com tantos azares e perante a impossibilidade de ativar garantias fomos obrigados a desenrascar-nos. Lá diz o ditado: "A necessidade aguça o engenho" e é bem verdade. Com a ajuda de alguns elementos da equipa, pôs-se mãos à obra e o resultado foi surpreendente e conclusivo, pois temos vindo a conseguir pôr operacionais todas as GoPro que vamos danificando.



Por isso, se tens alguma GoPro avariada cuja garantia não cubra a sua substituição, talvez te possamos ajudar, pois já temos alguma (muita) experiência com resultados bem positivos.

Alguns pequenos danos ou avarias já sabemos que conseguimos reparar. Material de substituição, por norma, também conseguimos adquirir. Ferramentas de trabalho e, até um técnico já formámos um (eh eh eh), bem competente por sinal. 

Assim, se tiveres alguma GoPro, qualquer que seja a gama (Hero, HD1/2/3/3+/4), ou até mesmo uma camera de ação de outra marca que precise de reparação, substituição de componentes ou acessórios, ou se precisas de adquirir algum acessório que não encontras no mercado à medida da tua carteira, entra em contato connosco que talvez te consigamos ajudar (zona55biketeam@gmail.com) a recuperar a tua GoPro que está encostada à box para lhe dar nova vida.

Agradecemos desde já a todos os (novos) amigos a cujas GoPro já fizemos reparações, que deixem um comentário abaixo, indicando qual a avaria que motivou o contacto connosco e qual o seu grau de satisfação geral, pois acima de tudo queremos ser honestos com quem nos contata.

Aproveitamos para informar que também temos interesse na compra de cameras GoPro ou outras marcas, independentemente do nível de dano que apresentem, onde cujo objetivo é de podermos "testar novas formas de tratamento" (reparação), que não ousamos fazer em cameras a funcionar em perfeitas condições. Quanto ao preço que estamos dispostos a pagar, depende de como estão as cameras que nos propuserem.

Caso pretendam contatar-nos, deverão utilizar o mail zona55biketeam@gmail.com e no assunto escrever GoPro danificada. Boas filmagens pessoal.

19 comentários:

Samuel Morais disse...

Conheci o Club de BTT Zona 55 via net, andava desesperado com uma GoPro3+ Black com 2 meses e meia dúzia de voos que riscou a lente numa aterragem com vento. Foram super rápidos e muito honestos. Recomendo a confiança. Muito obrigado. Bem-hajam!

Ricardo Luís disse...

Parece que sofremos todos do mesmo.
Tive uma pequena queda com a minha 3+ Black, que se revelou fatal para a lente. Entrei em contacto com o pessoal da Zona 55, e em menos de uma semana, a câmera foi e regressou, como nova.
Impecável!

cremedios disse...

Alguns meses após ter apanhado umas pingas de água salgada, a minha GoPro começou a ter dificuldades a ligar... Acabnei por encontrar este fórum onde consegui obter imenso apoio para conseguir reparar a minha máquina. Fico-lhes muito grato por toda a disponibilidade e atenção.

João Malheiro disse...

Boas pessoal! A minha Go pro Hero3+ teve contacto com um pouco de água salgada ( julgo que mesmo muito pouco). Está a funcionar apenas me dá a informação que não está introduzido nenhum SD card, quando na verdade está! Será que podem resolver? Obrigado pela atenção. Cumprimentos

rui canas disse...

boa tarde. tenho um problema com uma gopro 4 comprada há duas semanas. tentei mandar mail mas não estou a conseguir. há alguma outra forma de expor o meu problema.
Sincero cumprimentos
Rui Canas Jacinto

Zona Cinquenta e Cinco disse...

Boas Rui Canas, envia para diretamente para zona55biketeam@gmail.com

A avaria não estará prevista na garantia? Se sim, ativa-a junto do vendedor.

Obrigado.

Drone Movie disse...

Meti a minha go pro arranjar a lente e vocês foram impecáveis 5 estrelas . Obrigado

Zona Cinquenta e Cinco disse...

GoPro - DANOS POR ÁGUA SALGADA

O que provoca?
- A água salgada danifica por completo os circuitos interiores.

- O sal (ou cloreto de sódio) é corrosivo para os circuitos, inutilizando-os por completo ao mínimo contato.

- Se não for limpa imediatamente após o "mergulho", as hipóteses de recuperação da camera são abaixo de 5%.

O que fazer para recuperar após em contato com água (salgada)?
- Se ligada, desligar imediatamente e remover a bateria.

- Independentemente da quantidade, deve-se desmontar a camera o máximo que for possível (até aceder à motherboard)e limpá-la muito bem no exterior e interior com um pano humedecido em água doce.

- Se houver acesso à motherboard da GoPro, limpar cuidadosamente todos os contatos utilizando um cotonete (ou um pequeno pincel, ou pano, ou papel absorvente...) embebido em WD40 (Bala, ou outro) - verter um pouquinho desse líquido numa tampa de garrafa é quantidade suficiente - e deixar uma pequeníssima quantidade a atuar por cerca de 3h sobre os contatos. Após isso, remover o excedente utilizando um cotonete (algodão, pano seco...).

- Após estar bem limpa e seca, voltar a montar a bateria, ligar e rezar para que volte a funcionar!

Fábio Mota disse...

Tive um problema com a slot do cartão de memória (não ficava preso na máquina o cartão), ficou resolvido em menos de uma semana.

Contacto permanente por email, sempre a informarem o que se passa com a máquina.

Recomendo!

Antonio Carneiro disse...

Fantásticos!
Num acidente com um Drone, meti a minha recente GoPro 4 BlackEdition debaixo de agua sem câmara de estanque, tive de a abrir para fazer um processo de secagem cuidada. Estes grandes amigos ajudaram-me com dicas e truques para o conseguir. Rápidos a responder e a ajudar.
Obrigado por tudo.

Cumprimentos a todos.
Bons trilhos!
Abraço de Santo Tirso

Carlos Eduardo disse...

Realmente fantásticos!

A lente da minha GoPro ficou com um pequeno arranhão o que resultava em filmagens embaçadas numa determinada zona da imagem.

Enviei um email a explicar a situação em pleno verão e responderam-me quase na hora. Durante a conversa que mantivemos por email, mostraram-se sempre super compreensivos, sérios e simpáticos. Enviei a câmara numa quinta e na terça, da semana seguinte, já a estava a receber em casa.

Recebi a câmara em excelentes condições e totalmente reparada. Não poderia pedir um serviço melhor nem pessoas mais competentes ou honestas!

Mais uma vez, quero deixar aqui expresso o meu obrigado!
Cumprimentos, Carlos Eduardo

Joana Freitas disse...

Boa noite, venho desde ja agradecer ao Clube BTT Zona 55 pelo seu excelente trabalho principalmente ao Sr Valério por estar sempre disponível para me ajudar e pelo seu excelente trabalho.
encontrei o vosso Blogue por apenas uma pesquisa, já estava perdendo as esperanças em optar por arranjar , pois vivo num meio pequeno que não tem nenhuma loja de arranjo destas câmaras (Ilha da Madeira), sabendo que se manda-se arranjar a minha Go Pro ao oficial da mesma iria sair muito caro, foi ai que me informei mais sobre o vosso trabalho e achei muitíssimo barato, alem de barato muito eficiente.
PS: A quem encontrar este blogue não existe, vale mesmo a pena, o que demora é so a chegada e a entrega porque demorou um/dois dias a chegar a equipa zona 55 e arranjaram no dia e enviaram logo, vale mesmo a pena RECOMENDO :) SEMPRE QUE PRECISAR IREI CONTAR CONVOSCO, MUITÍSSIMO OBRIGADA PELO TRABALHO SR VALERIO

Unknown disse...

O trabalho deste pessoal é 5 estrelas.
Tinha uma avaria complicada de resolver resolveram me o problema. Como ja terminou o prazo de garantia da minha GoPro, tinha medo que não conseguisse arranja la, mas por um preço muito acessível agora tenho a gopro a funcionar como no primeiro dia.
Obrigado pessoal!

Joana Oliveira disse...

Grande ajuda que esta equipa me deu ao resolver-me o problema da substituição da lente da minha Gopro.
Disponibilidade, rapidez e confiança a um preço justo.
Continuem o bom trabalho e as vossas aventuras!

Teresa girão disse...

5 estrelas, enviei a GoPro no dia 3, recebi um e-mail no dia seguinte a dizer que iriam começar a trabalhar nela, no dia 6 já estava arranjada.

Jorge Martins disse...

Agua, provavélmente salgada, entrou na caixa estanque da minha GoPro3 BE...
Num dia de filmagem, de um momento para o outro deu erro e deixou de reconhecer o cartão SD (NOSD).
Após gogolar sobre o assunto, verifiquei que é frequente alguns cartões terem dificuldade em acompanhar o processador da máquina, todavia já possuía este cartão desde a aquisição da GoPro em 2012 e nunca tinha dado qualquer problema. Tratava-se de um SunDisk Extreme 16Gb Classe 10.
Depois de verificar que poderia ser problema do cartão, adquiri um novo, da mesma marca e um pouco mais evoluído mas acabei por não conseguir resultados pelo que o troquei por um Lexar 32Gb 300x Classe 10, ainda assim fiquei na mesma.
A máquina ligava e tinha um comportamento normal sem o cartão. Assim que a ligava com o cartão, demorava a arrancar e quando se tentava navegar pelo menu ficava com um comportamento estranho, demorando muito a responder aos toques de botão para lá de não reconhecer o cartão.
Tentei de tudo, formatar o cartão na máquina, formatar no PC de acordo com a especificação da GoPro, Hard Reset e afins e só uma vez tive sucesso mas por pouco pois filmou uns 4 ou 5 segundos deu erro (SDERR) e bloqueou, ao reiniciar (NOSD) e ficou com o comportamento esquisito em que demora muito a passar os itens do menu.
Após cavar bem fundo no Google, deparei-me com este blog e vi luz ao fundo do túnel. Super atenciosos... Enviei a GoPro e em pouco tempo esta rapaziada deu vida á GoPro. Agua salgada havia entrado e corroído alguns componentes. Recomendo o serviço. 5 estrelas. Obrigado BTT Zona 55

Carlos Coelho disse...

Boa noite, tenho uma Gopro que deixou de ligar sem nenhum motivo aparente, será que me podem ajudar?
Obrigado,

Carlos Guerreiro Coelho

Bruno Silva disse...

Bom dia ,

Tenho uma Gopro hero 3+ black edition, que deixo de funcionar, e está fora da garantia .
Será que podiam ajudar me ?

Comprimentos
Bruno Silva

Hugo Ribeiro disse...

Quero agradecer ao Clube de BTT Zona 55 pela forma como trataram o caso da minha gopro 3+, a comunicação é excelente, responderam a todas as minhas questões de forma rápida e esclarecedora.

Com o profissionalismo e a honestidade que não é fácil de encontrar (principalmente via net) disseram-me que a reparação da minha câmara ficava muito dispendiosa e que já conseguiria comprar outra por menos dinheiro que o custo da reparação.

Com toda a certeza aconselharei a alguém que necessite de reparar a sua gopro a contactar a Zona 55.

Muito obrigado e boas pedaladas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...