domingo, 21 de março de 2010

Participação da equipa (Pousos)

Participantes (80kms):
Não Federado: João Valério (dorsal n.º 1.300);
Federado: David Gonçalves (dorsal n.º 171).
Patrocinadores: Primeira Linha / JTT
João Valério e David Gonçalves deslocaram-se até Leiria para colocarem à prova as suas capacidades físicas e participarem num evento a contar para o Campeonato Nacional de Maratonas. O objectivo passava essencialmente pela oportunidade em correr lado-a-lado com os melhores atletas do btt nacional.

A zona de partida estava bem organizada, dividida por boxes numeradas, começando pelos atletas federados desde os dorsais mais baixos até aos não federados com dorsais mais altos. Logo aqui e no arranque, perdíamos para os atletas da frente cerca de 1min. e 30seg. devido à enorme enchente de cerca de 700 participantes.
Os 3kms iniciais foram para rolar em asfalto.

O David Gonçalves, competindo como federado saiu na frente do João Valério com cerca de 1min. de avanço.
Poucas dezenas de metros após entrarmos em terra batida começavam as confusões, muitos atletas afunilaram devido a uma zona de alguma lama. Também aqui o David teve o primeiro problema, a porca de aperto do cabo do desviador traseiro havia alargado e não foi fácil alguém disponível para emprestar um alicate. Com a ajuda do João Valério que entretanto chegou e após a resolução do problema lá seguiram juntos.


Poucos quilómetros mais à frente nova paragem forçada. A subida íngreme associada às rochas e lama faziam as rodas perder a tracção e obrigaram alguns atletas que seguiam na frente do nosso grupo a apearem, que por sua vez, obrigavam os outros que os seguiam a apearem também.



Com perdas de tempo aqui e ali lá íamos continuando a um ritmo algo lento. As subidas eram exigentes e técnicas e as descidas não serviam para descansar, muito pelo contrário. Partes rolantes nem vê-las.

As ZA's estavam relativamente bem compostas e bem colocadas. As marcações no terreno foram exemplares, não havia forma de nos podermos enganar. Em cada atravessamente com vias rodoviárias haviam sempre membros da Organização e/ou das forças de segurança. Poucos metros à frente a bifurcação 40/80kms.



Havíamos-nos decidido pelos 80kms apesar da tarefa auspiciar grandes dificuldades, que se vieram a concretizar. A dureza dos trilhos era exigente e simultaneamente de uma beleza ímpar. A adrenalina estava no máximo e a fome e a sede também. Reforços alimentares e líquidos desapareciam a ritmo alucinante.

O David tentava levar a sua Top Sirla de 25 anos de idade até à meta, mas a missão estava a revelar-se difícil, pois o desviador traseiro já pedia reforma e as suas 7x3 velocidades também não ajudavam.
Na foto a Rainha das subidas nesta prova. Com uma extensão de cerca de 3kms parecia nunca mais ter fim.

A meteorologia ajudava à festa com um tempo ameno que ajudava à prática do btt.

As paisagens bonitas sucediam-se. E porque agora já virou moda todas as regiões onde se realizem eventos btt que possuam parques eólicos, lá temos nós que ir até lá acima!

A atacar o último 1/3 da subida.

Se pensávamos que a seguir a uma enorme subida haveria uma descida, tal não aconteceu, pois as subidas sucediam-se. Já havia sido escaldado na Maratona de Pombal, mas enfim...

David e Valério faziam das tripas coração e em conjunto lá se iam combinando no ataque aos 2.280mts de acumulado ao longo dos 75kms de extensão desta exigente prova. O principal era evitar arriscar demasiado.

As horas iam-se passando e a pouco e pouco apercebia-mos-nos de que atrás de nós poucos se haviam aventurado pela distância maior. A dureza do percurso levara muitos dos participantes a envergar pela prova dos 40kms ou simplesmente a desistir devido a avarias, esgotamento físico ou mesmo quedas mais perigosas.

Finalmente ultrapassávamos a parte final da serra e voltávamos à zona de pinhal.

Nova passagem por ZA, as forças eram cada vez menores mas não podíamos desistir da luta.
No interior do pinhal e derivado a tantas passagens anteriores à nossa, os trilhos estavam quase impraticáveis. Tínhamos dificuldade em manter as rodas dentro dos trilhos, com atravessamentos sucessivos e faltas de tracção dos pneus, também a lama acumulada nos desviadores nos ía dificultando a vida.

Já nos últimos 10kms, o desviador traseiro do David declarou-lhe guerra e obrigou-nos a diminuir o ritmo de andamento perdendo algumas posições na tabela. A cerca de 1,5kms o David partiu de vez o desviador, ficando agora obrigado a cumprir a distância em falta com a bicicleta à mão. Eu segui então sózinho, também já com dificuldades nos passadores, no entanto, atingi a meta.

O David, julgando-se ainda muito longe da meta, optou por seguir em linha recta para lá, não tendo por isso sido contabilizado o seu tempo e todo o esforço que havia feito até então tornar-se-ía inglório e injusto.

Com a alegria de apesar das contradições haver-mos chegado ao final sãos e salvos, pousámos para a foto com o sentido de dever cumprido. E foi assim que recebemos a Primavera de 2010.




Na qualidade de participante Não-Federado, a minha inscrição deu-me direito a receber este bonito jersey.
Apesar das horas (17H00) ainda tivemos direito a almoço. A sopa foi divinal e a carne também estava muito tenrinha. Após o banho de água tépida mas sem pressas, chegava ao fim este nosso dia cheio de emoções.


Para finalizar um brinde à Zona 55 Bike Team.
Aqui ficam os resultados da participação dos nossos elementos.

-LAMENTÁVEL VÍTIMA MORTAL-
Os elementos da equipa Zona 55 Bike Team, em especial os que participaram neste evento, expressam aqui o seu pesar aos familiares da vítima mortal participante nesta Edição da Maratona do Centro, Jorge Cavaleiro.
Desejamos simultaneamente as melhoras a todos aqueles que foram vítimas de quedas mais graves, como foram os casos mais graves de 2 atletas vítimas de clavículas fracturadas.
----- Comunicado da Organização -----

Veja a reportagem que foi para o "ar" na RTP 2, é só clicar aqui.

Fotos: David Gonçalves, João Valério Texto: João Valério

Participação da equipa (Vila Nova da Barquinha)

* Patrocínios: Primeira Linha / JTT
PARTICIPANTES
Ana Almeida (dorsal n.º 94) - 15 km (Passeio Familiar)
Hugo Almeida (dorsal n.º 95) - 15 km ( Passeio Familiar)
João Santos (dorsal n.º 96) - ( não compareceu)
**
CLASSIFICAÇÕES ( 30 KM)
*
1.º ------Ricardo Moreira ------- CNTN AKTIVE TEAM ------- 1h 34m 22s
18.º ------Rui Almeida ----------ZONA 55 BIKE TEAM--------- 2h 18m 50s
37.º -------Nuno Santos -------ZONA 55 BIKE TEAM --------- 2h 44m 38s
62.º ----------------------- Último ------------------------------ 3h 59m 42s
******************
Evento realizado num bom dia para actividade do BTT, tendo atrasado cerca de 30 minutos o seu inicio, mas sendo justificável, pois a organização teve de alterar uma parte do percurso, por estar intrasitável para a prática do BTT.
Enquanto se esperava, os elementos da Z55, foram tirando umas fotos:
Aqui o grupo representante: Ana Almeida, Hugo Almeida, Rui Almeida e Nuno Santos

Colocação e preparação dos atletas para o inicio do evento
O Nuno aqui a colocar-se na retaguarda, para dar alguma vantagem aos atletas da frente
A Ana e o pequeno Hugo a colocarem-se um pouco mais recuados, pois o seu passeio iniciaria alguns minutos depois

Depois do inicio, após 2 km, uma enorme subida


Até parece que as bikes avariaram todos

O percurso atravessou várias passagens de água


Uma Zona de paisagem excelente, onde foi colocado um SinglecTrek espectacular
Descidas muito técnicas

O percurso foi muito bem escolhido com passagens por tonéus e neste cheio de água

A chegada do RA à Zona de Abastecimento, aos 20 km...
Muito bem recheada de alimentos e camaradagem da parte da organização
Esta é a Zona de abastecimento do passeio familiar, com os atletas a recuperar energia
O Hugo a confraternizar com o Miguel do C.C.D. " O Alvitejo"
Este local era bom para passar de barco, propício a molhar os pés
Chegada à meta do Hugo
E após alguns minutos o R.Almeida a completar o percurso dos 30 km

A chegado do Nuno santos
Ainda a dar umas voltinhas, para desacelerar o ritmo cardíaco
A colocação da bike na zona de lavagem, com os atletas da Z55, a decidir quem iria levá-la

E chegámos à 3.º parte, com o nosso pessoal a conversar e decidir se iam comer a sopa ou não
Sorteio de prémios por dorsal
Sorteio esse que nos correu bem, pois à Ana (dorsal 94) saiu um capacete e ao Hugo (dorsal 95) saiu um vale no valor de 25 euros em compras no RHC
Em rescaldo deste evento, podemos dizer que esteve muito bem organizado, pois esta organização tem aproveitado a experiência dos anos anteriores e as marcações com setas em cale são muito visíveis e esclarecedoras.
Este percurso estava muito bem escolhido, com bons percursos, excelentes paisagem, interessantes Single Treks, um pouco duro para os atletas de fim de semana.
A zona de banhos muito bem escolhida, pois estava perto da chegada, e balneários com muito espaço.
Em relação ao almoço, já a nossa opinião muda um pouco, pois apesar da ementa estar bem escolhida, a sopa não estava a 50% ( falta de tempero e com algum excesso de gordura), mas que o segundo prato compôs (carne grelhada com salada), com a ajuda da salada de fruta, a bebida e o café.
Em conclusão este é um passeio a repetir e parabéns à organização.

Mais fotos aqui!
Reportagem e fotografia: Rui Almeida e Ana Almeida