quinta-feira, 22 de maio de 2014

Apresentação: Trans-Ibérica BTT Tajo/Tejo Vivo

Deixamos aqui um desafio para todos os que adoram uma boa e longa travessia. Esperemos que a médio prazo o percurso venha a ter o sucesso merecido, pois ficámos com vontade de experimentar, mas ao nosso ritmo, claro! Hajam pernas e disponibilidade.

Trans-ibérica BTT Tajo/Tejo Vivo

Foi-nos endereçado o convite e, como tal, lá fomos no dia 21 de Maio até ao Castelo de Abrantes para a apresentação oficial deste evento btt, uma mega travessia que nos leva a percorrer um total de 1.210km.

Com organização a cargo da TAGUS (Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior), a apresentação oficial do evento e em simultâneo desta que se poderá considerar a “Edição 0”, esteve a cargo de Pedro Saraiva (coordenador da TAGUS), João Machado (responsável de projeto) e Maria do Céu Albuquerque (Presidente da Câmara Municipal de Abrantes), como interlocutor.

Teve a duração de cerca de 1 hora e um projetor foi passando imagens e informação do percurso a percorrer  para um restrito grupo de convidados onde nos incluímos: imprensa escrita regional e local, rádio, algumas revistas, clubes e associações sediados no concelho de Abrantes, praticantes de btt e alguns representantes de associados da TAGUS. No final fomos presenteados com uma prova de alguns produtos regionais, entre eles: vinho, enchidos, etc...

Este evento terá um formato competitivo e decorrerá entre os dias 15 e 27 de Junho de 2014, dividido em 13 etapas e com um total de 1.210km, seguindo junto das margens do Rio Tejo por caminhos rurais e estradas secundárias desde a sua nascente, na serra de Albarracín (Espanha), até à sua foz, em Lisboa, unicamente com recurso a GPS, anunciado pela Organização como a maior travessia ibérica em btt.

Nascente do Rio Tejo (serra de Albarracín)
Foz do Rio Tejo (Lisboa)
A participação/inscrição poderá ser feita com o intuito de realizar o percurso completo - limitado a 10 inscrições ou até 28 de Maio - pelo valor de 700,00€ (inclui viagem até ponto de partida, apoios diversos, abastecimentos a cada 30km, dormidas, banhos...), ou realizar somente 1 (ou mais) etapas - limitado a 45 participantes ou 1 semana antes da data - pelo valor de 20,00€ (inclui seguro de acidentes pessoais, abastecimentos, banhos,...).

Os tracks das etapas serão mantidos secretos e somente fornecidos aos participantes e entidades colaboradoras da Organização.

Etapas a percorrer:
15.JUN. | 1ª Etapa (77,3km) - Albarracín (Nascente do Rio Tejo) > Póveda de la Sierra
16.JUN. | 2ª Etapa (103,2km) - Póveda de la Sierra > Trillo
17.JUN. | 3ª Etapa (91,5km) - Trillo > Zorita de los Canes
18.JUN. | 4ª Etapa (109km) - Zorita de los Canes > Aranjuez
19.JUN. | 5ª Etapa (57km) - Aranjuez > Toledo
20.JUN. | 6ª Etapa (101km) - Toledo > Talavera de la Reina
21.JUN. | 7ª Etapa (100km) - Talavera de la Reina > Bohonal de Ibor
22.JUN. | 8ª Etapa (98,5km) - Bohonal de Ibor > Serradilla
23.JUN. | 9ª Etapa (104km) - Serradilla > Alcántara
24.JUN. | 10ª Etapa (111,5km) - Alcántara > Vila Velha de Ródão
25.JUN. | 11ª Etapa (102km) - Vila Velha de Ródão > Abrantes
26.JUN. | 12ª Etapa (70km) - Abrantes > Santarém
27.JUN. | 13ª Etapa (85km) - Santarém > Lisboa (Oriente)

Para mais informações e inscrições, aceder em: