domingo, 18 de novembro de 2012

Participação da equipa (Ulme)

Representação a cargo de:
José Silva (35km)

Aconteceu no passado dia 18 de Novembro o 3.º Passeio/Maratona BTT S.R.U./Pinéus Bike Team, com três distâncias à escolha: 10km - percurso para principiantes; 35km e 60km - dificuldades médias. No que respeita ao secretariado, levantamento de dorsais com rapidez, talvez por o número de participantes ser inferior ao esperado.

Partida à hora marcada com início guiado com passagem pelo centro da localidade de Ulme, depois da entrada na terra, aí sim, o verdadeiro início de passeio com os mais rápidos a tomarem a dianteira do pelotão. O percurso de 10km foi acompanhado por um elemento da Organização e os restantes percursos foram cronometrados.

 Devido às más condições atmosféricas dos dias anteriores, os percursos encontravam-se bastante pesados, com muita lama nas zonas mais baixas, levando a Organização a cortar uma parte do percurso que se encontrava não ciclável.

 O percurso teve vários tipos de terreno, desde o seixo rolado, lama e até algumas partes em asfalto.


Toda a parte da dificuldade se encontrou nos primeiros 29km, com subidas logo no início, bons ST não fosse a lama que obrigou os participantes a apearem. 


Ao longo de todo o percurso marcações visíveis qb, compostas de fitas, placas e cal no chão.






Elementos da Organização em todos os pontos de encontro com zonas de trânsito, viragens pouco visíveis e, como não podia deixar de ser, nos PC, ZA mistas e líquidas.



De salientar a presença de várias pessoas/público ao longo de todo o percurso e chegada, assim como de diversos fotógrafos.




Lavagem de bikes razoável, balneários com espaço reduzido. Quanto ao almoço desconheço a ementa, pois não fiquei para almoçar.

Uma pequena nota em relação aos prémios atribuídos, para salientar que havendo divisão de escalões etários, o mais lógico e justo seria haver prémios para os três primeiros de cada escalão ou pelo menos para o primeiro escalão.

+ FOTOS


CLASSIFICAÇÃO GERAL 35KM / 60KM
01.º - 01:53:55 - Fernando Silva (Kondores BTT) - Vet. C
02.º - 01:56:32 - Alexandre Fernandes (100% TT Alpiarça) - Elite
03.º - 01:56:51 - Vítor Almeida (individual) - Vet. A
04.º - 01:59:00 - Marco Chagas (Clube de Ciclismo Marco Chagas) - Vet. C
05.º - 01:59:08 - Bruno Fernandes (M&M ADP) - Elite
06.º - 02:01:37 - José Silva (Zona 55/O Praticante) - Vet. B
71.º - 04:09:35 - Último

01.º - 02:52:34 - Hugo "Espigão" Carvalho (Gold Nutrition/CCAPP/Superbikes) - Vet. A
02.º - 02:52:53 - Fernando Carriço (Clube de Praças da Armada) - Vet. B
03.º - 03:05:12 - Vítor Graça (Ouribike) - Vet. C

Créditos à reportagem
Textos: José Silva
Fotos: Organização, Elsa Almeida e 4U2D

Participação da equipa (Alburitel)

Representação a cargo de:
João Valério (50km)
José Santos, Carlos António (30km)
Os nossos representantes da 1.ª edição deste recém-nomeado Raid, anteriormente designado por Passeio. Este ano a nossa representação engrossou relativamente à anterior, renovando com a Organização a parceria Zona 55 e revista "O Praticante".

Um pequeno-almoço distinto aguardava os participantes que quisessem ingerir mais algumas calorias para ajudar na dificuldade física que os aguardava.

Inscreveram-se 124 atletas, repartidos pelas duas distâncias disponibilizadas.

A zona de partida e chegada a coincidirem, colocada no centro da localidade do concelho de Ourém, Alburitel, com algum público presente a animar a ocasião. 

A partida foi algo rápida, não o sendo mais devido ao tipo de traçado dos primeiros quilómetros, que obrigou a percorrer alguns single tracks e zonas que não permitiam maior e mais fluente descolagem do pelotão. 
 


A transição asfalto/terra realizou-se rapidamente. Aqui, uma das zonas mais espetaculares deste Raid, um ST a descer. 


 
Os percursos escolhidos foram ambos bastante interessantes e desafiadores, com boas marcações a não deixar que ninguém se perdesse e também com bastantes elementos do staff espalhados ao longo dos mesmos. ZA em quantidades suficientes, com ofertas de líquidos e sólidos variados e apropriadas.




Uma semana algo chuvosa a anteceder este evento que fez com que o terreno se apresentasse um pouco pesado, porém as zonas de passagem foram bem escolhidas, pois na maioria dos locais onde se encontrava lama, esta era de um género que não se "cola" ao pneu aumentando-o. Encontrámos algumas zonas e poças de água, mas nada demais, o complicado mesmo foram as zonas de pedra e rocha que se tornaram bastante escorregadias, exigindo grande atenção e especial técnica, nomeadamente a afamada descida do Vale Garcia.

Toda a base deste evento, como sejam as instalações de banhos, parque de estacionamento, local de almoço e meta, tudo reunido num só local, o que facilitou bastante a vida aos participantes e contribui para um maior sucesso. Os banhos tiveram um bom nível de satisfação.  

O almoço esteve delicioso e foi dada a possibilidade de repetir a quem assim o desejasse, sempre bem regado, claro. Após isto a entrega de prémios, que pecou por ser tardia. Outra situação menos boa foi a não atribuição de prémios de classificação aos participantes na distância menor, apesar de haverem sido recolhidos os respetivos tempos. Da nossa parte, voltaremos na próxima edição.

CLASSIFICAÇÃO GERAL 30KM / 50KM
Classificação 30km
01.º - 01:50:35 - Pedro Gonçalves (Aciesmar Bike Team)
02.º - 01:52:10 - João Magalhães (O K Tu Keres Sei Eu)
03.º - 01:55:39 - Hélio António (Cremalheiras Rolantes)
28.º - 02:40:13 - Carlos António (Zona 55/O Praticante)
34.º - 02:42:55 - José Santos (Zona 55/O Praticante)
62.º - 04:05:06 - Último

Classificação 50km
01.º - 02:49:33 - Pascal Inácio (Pascalinácio)
02.º - 03:00:46 - Gualdino Fróis (A.F.C. Ribeira São João)
03.º - 03:01:43 - Humberto Gonçalves (Marrazes/Brejinho/Fatibike)
21.º - 03:51:54 - João Valério (Zona 55/O Praticante)
51.º - 06:32:10 - Último



Créditos à reportagem
Textos: João Valério
Fotos: Zona 55, Organização, Luís Marques Fotografia.
Vídeo: Zona 55
Tracks: Organização