domingo, 4 de setembro de 2011

Participação da equipa (Abrantes)


          

Representantes:

Sérgio Vicente - 20km
João Valério - 40km
                                         
A concentração dos atletas foi na Quinta de Santa Catarina, em Abrançalha. Este evento BTT decorreu integrado num maior e diversificado evento anual, o Lanfestival.

A adesão de participantes ficou além das expectativas, com poucos mais que 20 praticantes.

Antes de se iniciarem as provas, os participantes foram informados que as distâncias de ambos os percursos haviam sido encurtadas, devido ao mau tempo que se verificou durante a semana ter deixado em más condições alguns dos troços previamente escolhidos pela Organização.

A partida foi dada com escasso atraso e foi em ambiente familiar que se iniciaram as provas em conjunto.

A 1.ª parte de ambos os percursos, que seguiram em conjunto, foi mais técnica, com algumas zonas de pedra solta e areia. A partir da 1.ª ZA, moderadamente composta, separaram-se os percursos. O percurso menor regressou ao ponto de partida, quase sempre em linha recta e descendo, não apresentando quaisquer dificuldades, permitiu grande velocidade, totalizando-se em 16,5km.

O percurso maior após a 1.ª ZA, dificultou um pouco a tarefa aos participantes, com 3 paredes enormes que só permitiam subidas à mão, a partir daí seguiram-se estradões em patamar com algumas descidas e subidas ligeiras. Mais para o final de ambos as provas, as marcações eram inexistentes ou haviam sido adulteradas, o que veio prejudicar e adulterar os resultados finais.

Os nossos representantes foram dos poucos a terminar os seus percursos pelos trilhos apresentados para tal. O Sérgio Vicente classificou-se no 2.º lugar da geral nos 20km e o João Valério terminou nos 4 primeiros lugares dos 40km, que afinal foram somente 26,5km, desconhecendo-se ainda os resultados oficiais.

Este evento BTT foi gravemente penalizado e penalizador para os seus participantes, devido em parte pela retirada e alteração das sinalizações e marcações por parte de indivíduos que quiserem boicotar o evento, segundo colaboradores do mesmo, no entanto, os percursos apresentados também deixaram muito a desejar, pelos cortes na extensão que sofreram à última hora e também pela simplicidade e pouca diversidade de trilhos, que decepcionaram um pouco.

O Lanfestival, que decorreu nos dias 02, 03 e 04 de Setembro, foi palco também de outras actividades, permitindo o campismo a todos os que se deslocaram de mais longe para nelas participar.

De dia e noite, aconteceram diversos momentos musicais, com concertos de bandas bem conhecidas e outras actividades de palco.


O rally de automóveis de modelos mais antigos foi também outra competição que ali teve lugar.

Para os amantes do rádiomodelismo, houveram também provas com bastante representação.

Realizaram-se também provas de TT, onde se registaram as maiores afluências de público.

Numa zona coberta, realizaram-se competições diversas entre jogadores de variados tipos de jogos.

Aqui fica o filme da prova BTT:

Texto: J. Valério | Fotos: Desporto em Abrantes e Momentos Digitais | Video: Tufo