domingo, 2 de abril de 2017

Participação da equipa (Almeirim)

Representação a cargo de:
40km - José Silva


Resumo da 10.ª MARATONA ROTA DA SOPA DA PEDRA - ALMEIRIM | 2017
a contar para:

Em contra-corrente aos últimos fins de semana, o dia apresentou-se com bastante sol e mais de 3 centenas de atletas à partida, para discutirem não só a classificação do evento, mas também a do Troféu Open que teve aqui a sua 3.ª etapa.


A partida para as duas distâncias foram feitas separadamente, com apenas 2 min. de intervalo, sendo que a Maratona partiu primeiro e só depois a Meia Maratona, o que fez com que passados poucos quilómetros tivéssemos começado a apanhar a cauda do pelotão da Maratona, precisamente numa zona estreita, o que desde logo nos fez perder algum tempo e perturbou a frente da corrida da Meia Maratona.






Uma zona de passagem bastante engraçada com passagem por uma ponte e depois novamente por baixo dela.




Felizmente para mim, tenho-me dado bastante bem com este tipo de terreno - muita areia - e com a meteorologia (chuva e frio), o que me tem proporcionado alguma vantagem face aos meus mais diretos adversários.

O percurso estava bem desenhado, com boas marcações e alguns bonitos single tracks.

 Quase sempre na roda do Marco Chagas, que desta vez levou ele a melhor.

 Nas imediações de Almeirim, numa fase em que me estava a sentir bastante bem, tive um engano, o que me atrasou um pouco e me roubou alguma energia que estava a guardar para o final.


Próximo dos 40km fiz uma puxada e levei atrás de mim um grupo de atletas, mas por azar, afinal ainda haviam mais km pela frente e a energia não durou até final, pois esperava que a prova tivesse os 40km anunciados e, no entanto, acabou por ter 50km, o que é uma enorme diferença para quem está a gerir o esforço km a km.

No final da prova as instalações de banhos foram de bom nível, com banhos quentes. Relativamente ao almoço, a minha inscrição não previa esse serviço, pelo que nada tenho a acrescentar.


No final uma série de coincidências... pela 3.ª vez consecutiva e este ano, voltei a ser 33.º à geral e a fazer pódio no Troféu Open, desta feita 3.º lugar, trocando de pódio com o Marco Chagas, que na prova anterior havia sido ele 3.º e eu 2.º.

001.º - 01:52:16 - Ricardo Ramalho (Ass. 20km Almeirim/O Forno)
002.º - 01:52:20 - Hugo Moreira (Clube Desportivo Movimento)
003.º - 01:52:24 - Ricardo Marcelino (Róódinhas/Santos Silva)
033.º - 02:05:07 - José Silva (Clube de BTT Zona 55) - 3.º Vet. C
190.º - 04:31:47 - Último

ÁLBUNS FOTOGRÁFICOS
Zézita Rodrigues

Créditos à reportagem
Texto: José Silva (segundo declarações do mesmo)
Fotos: Rita Malvar, Urbina Varela, Zézita Rodrigues