domingo, 22 de abril de 2012

Participação da equipa (Estremoz)

Representação a cargo de:
João Guerra, João Valério, David Gonçalves e Rui Almeida (nos 50km).
Sofia Lopes (na caminhada).


Chegámos a Estremoz ao final da tarde do dia anterior ao evento, sábado, o que nos permitiu o levantamento descontraído dos kits de inscrição no Secretariado, muito bem organizado e rápido além da enorme simpatia das colaboradoras, encontrando-se localizado na Casa de Estremoz edifício da Câmara Municipal. A nossa escolha para o jantar recaiu no restaurante Adega do Ísaias, onde as iguarias eram mais que muitas. Deixamos ainda o agradecimento ao sr. Comandante da Esq.ª da PSP de Estremoz, que nos facultou a utilização daquelas instalações.

Os mais de 900 inscritos, dividiram-se pelas 3 distâncias à escolha (35km, 50km ou 80km). Os acompanhantes não foram esquecidos, havendo também diversas actividades a decorrer em paralelo para eles.



Para aqueles que não haviam tido tempo para isso ou que ainda tinham fome, a Organização tinha a mesa posta para o pequeno-almoço de quem estivesse interessado em aconchegar o estômago.

O David dava algumas dicas aos restantes elementos, que parecia não conseguir convencer.

A partida foi dada sem atrasos e comum a todas as distâncias.


Após a partida do enorme pelotão, ainda uma pequena volta de apresentação por algumas ruas da cidade, para depois atacar os trilhos em terra. Abaixo em pormenor, informações relativas ao track que fizemos.

Dados apurados do percurso 50km:
Distância - 51 kms (7 km mais que o registado no GPS)
Acumulado de subidas - 2.400 mt.
Participantes a finalizar - 516
Percurso Meia Maratona 50km


O percurso, bem sinalizado, encheu-se de atletas e raras ou nenhumas vezes pedalámos sem companhia, o que até facilitava a seguir a direcção certa a tomar, pois era só seguir o extenso pelotão.

O David logo desde início tomou a dianteira dos elementos da Zona 55.

As 4 zonas de abastecimento disponíveis para a distância dos 50km, estavam bem apetrechadas e muito bem localizadas, onde o staff mostrou grande amabilidade e simpatia, sempre a perguntar se queríamos algo, publicitando o que tinham para oferta e entregando garrafas de água à mão.



O Tufo mais uma vez furou, tendo tido a ajuda do Cláudio Mendonça (BTT Clube Gavionense).


A segurança dos atletas a ser alvo de bastante atenção durante todo o percurso por parte da Organização, onde em todas as intercepções com estradas rodoviárias se encontravam elementos das autoridades (PSP e GNR), Escuteiros ou elementos da Organização, todos demonstrando sempre muito atenção à tarefa que desempenhavam.



Desta vez a captação de imagens para o nosso vídeo ficou a cargo do Rui Almeida.



Mais uma provação a ser levada descontraidamente pelo Rui.


O percurso foi todo ele repleto de paisagens singulares, com muitas subidas e descidas, algumas delas com bastante inclinação. Pelo meio também encontrámos diversos single tracks espectaculares.


O Rui, devido à responsabilidade da captação das imagens, teve de ponderar o andamento e por isso mesmo, merece o nosso agradecimento pela sua entrega nesse trabalho, que foi notável, como poderão ver pelo vídeo realizado, na beleza e variedade de imagens e locais filmados.

Já a escassos kms do final, esperava-nos uma passagem por um single track em formato de Z e algo técnico, que já havía sido revelado no BTT Ganhões em Dezembro último, com curvas em cotovelo bem apertadas a exigir um bom controlo da trajectória da bike. Ali havia bastante público e pessoal da Organização, bem como diversos meios de apoio. Mais um momento alto do percurso.

O Joneoure a aplicar-se a fundo no single track, de forma a manter a 2.ª posição entre os elementos da Zona 55, a escassos minutos atrás de David e já com algum avanço para o Tufo e para o Rui.



 Entrada em Estremoz pela "porta larga", a ponte levadiça, onde horas antes havíamos saído.



David garantiu mais uma vez o primeiro lugar entre os atletas da Zona 55. Na praça central de Estremoz, onde se encontrava localizada a meta, tendo a Organização vedado ao trânsito diversas artérias não só ali mas também na entrada para a cidade, que apesar da dura subida final, era bastante bonita, terminando nos últimos metros numa ampla avenida, onde muito público se reuniu a assitir.

O Joneuore a conquistar o 2.º lugar da equipa.

Chegada do Tufo na 3.ª posição da Zona 55.

Final também para Rui Almeida. Uma excelente prova para todos os nossos elementos, sem grandes sobressaltos ou quedas. Junto à zona de meta, os participantes tinham ainda à disposição isotónicos e alimentos diversos, bem como, local para lavagem das biclas.

Na meta, foram ainda sorteados prémios entre os participatnes, tendo o João Guerra sido o único sortudo da equipa, saindo-lhe uma t-shirt, que ainda por cima era verde.


Foto de grupo à chegada, com a ausência do Rui Almeida.

O Rui a posar para a nossa fotógrafa de serviço, a Sofia.

Reunião do extenso grupo participante da caminhada turística, onde se integraram os nossos acompanhantes, Sofia Lopes e Fátima Barroso.




Segundo os nossos participantes, a caminhada foi bastante agradável e foram dados a conhecer diversos locais importantes da cidade. Temos mais fotos, o link para o álbum encontra-se no final desta reportagem.


Em relação à zona destinada aos banhos não utilizámos, tivemos outra oferta...

O almoço foi outro ponto alto da festa. Infelizmente não foi fácil dar com o local, pois as indicações nem sempre estavam visíveis, mas depois de encontrarmos ficámos maravilhados: um local muito bonito e reservado, onde todos os participantes puderam conviver em ambiente verdadeiramente espetacular.

O nosso grupo, que rumou até Estremoz.

Além da sopa e 2.º prato, tivemos também direito a entradas, sempre bem regados. No final sobremesa à escolha. Um almoço exemplar a todos os níveis. Muita simpatia de todos os empregados e colaboradores. Um evento sensacional a um preço nada elevado perante a qualidade da Organização e serviços oferecidos aos seus participantes. Este evento, sem dúvidas valeu a nossa nota máxima (10 pontos em 10 possíveis).

CLASSIFICAÇÕES:   Geral 80km | Geral 50km | Geral 30km
Parcial à Geral 50km
001.º - 02H18'18" (21.7 km/h) - Fernando Carriço (Clube de Praças da Armada)
002.º - 02H21'51" (21.3 km/h) - Rui Narigueta (Ciclopinhal/Clinus/Fitness Workx Pinhal Novo)
003.º - 02H22'39" (21.1 km/h) - Marco Mestre (Penhas-BTTeam.com)
054.º - 02H50'38" (17.6 km/h) - David Gonçalves (Zona 55/O Praticante)
110.º - 03H04'14" (16.3 km/h) - João Guerra (Zona 55/O Praticante)
192.º - 03H27'02" (14.5 km/h) - João Valério (Zona 55/O Praticante)
298.º - 03H48'08" (13.1 km/h) - Rui Almeida (Zona 55/O Praticante)
516.º - 06H13'55" (08.0 km/h) - Último

+ FOTOS (por álbuns de autores):





Créditos à reportagem:
Textos: João Valério (Zona 55)
Fotos: Zona 55, Sobe e Desce Team, JM Fotografias, Photo Shot, BTT TV
Vídeos: Zona 55, BTT TV, Organização Estremoz Bike
Track: Franalbe