domingo, 10 de março de 2013

Participação da equipa (Pego)

Representação a cargo de:
20km - Filipe Rodrigues
45km - João Valério, Carlos António

Estivemos presentes em mais uma edição btt "Aldeia das Casas Baixas" com a já habitual parceria entre a Organização, a Zona 55 e as publicações desportivas "O Praticante", neste evento que consideramos familiar pela afluência generalizada de praticantes dos arredores, num ambiente bem disposto e divertido.

Estivemos representados em ambas as distâncias e em número satisfatório face à atual quantidade de elementos que temos a praticar e ao mau tempo que se tem feito sentir nestes últimos meses que nos tem obrigado a deixar as bicicletas encostadas e quando as desencostamos para praticar ou participar em algum passeio ou treino, segue-se uma revisão para substituir material ou limpar e lubrificar.

Este 6.º Raid BTT do CAMP marcou a aparição do 1.º Troféu Jorbi (marca portuguesa de bicicletas sediada em Abrantes), cuja competição visa premiar os participantes/utilizadores de bicicletas Jorbi, com a melhor prestação no acumular de pontos que estarão em disputa num total de 13 Maratonas, divididas em 4 escalões (masc. 45/65km, fem. 45/65km, masc. 20/35km e fem. 20/35km) realizadas por diversas Organizações ao longo de 2013 no concelho de Abrantes, por isso se está interessado, fica a informação:
  1. 10 Março - 6.º Raid "Aldeia das Casas Baixas" - Pego
  2. 07 Abril - 1.ª Maratona "Tromba Estendida" - Pego
  3. 14 Abril - 6.º Passeio "Os Mouriscos" - Mouriscas
  4. 05 Maio - 4.º Passeio "Na Pegada do Lobo" - Carvalhal
  5. 19 Maio - 6.ª Maratona "Branquinhos do Pedal" - Chainça
  6. 02 Junho - 3.º Passeio "Das Pontes e Açudes de Sentieiras" - Sentieiras
  7. 09 Junho - 3.º Passeio "Rota das Quatro Aldeias" - São Facundo
  8. 22 Junho - 2.ª Resistência Noturna de Abrantes
  9. 07 Julho - 2.º Raid "À Descoberta do Cabeço das Águias" - Arreciadas
  10. 31 Agosto - 1.ª Resistência "Branquinhos do Pedal" - Abrantes
  11. 08 Setembro - Passeio "Cabeços de São Miguel" - São Miguel do Rio Torto
  12. 15 Setembro - 4.ª Maratona "No Trilho do Lobo" - Rossio ao Sul do Tejo
  13. 02 Novembro - Troféu Souto BTT 2013 - Souto

Dada a nossa falta de treino propusemos-nos a uma participação em ritmo passeio, para usufruir ao máximo as paisagens e os trilhos. A semana repleta de chuva, mas para nossa surpresa amanheceu com sol e o dia adivinhava-se uma luta de titãs entre sol e chuva.

Muita assistência testemunhou a partida dos cerca de 100 participantes, que tiveram de esperar cerca de 20 minutos além da hora marcada, ouvindo alguns advertências habituais da Organização com a desculpa de que tínhamos de esperar por alguns atrasados (??)... uma decisão que nada abona a favor do evento.


O início foi empolgante e assim se manteve durante todo o traçado apresentado, com diversas linhas e poças de água para contornar ou transpôr, mas também muita lama à mistura a colocar à prova os componentes das transmissões, levando a muitos abandonos e avarias.


As marcações e indicações de percurso no terreno estiveram no geral a bom nível e igualmente encontrámos staff no terreno bem colocado, em especial nas interseções com vias rodoviárias dando a segurança necessária.

As ZA, bem colocadas, foram um pouco fracas, na nossa opinião, onde se encontrava o satisfatório, é certo, mas que poderiam sem dúvidas ter sido mais calóricas ;) ... e que tal uns pastéis de nata para a próxima Sr. Presidente do CAMP??


Nesta Edição o percurso foi algo diferente das últimas, dando-nos a conhecer zonas diferentes e igualmente desafiadoras, com bastante pinhal e zonas rolantes. A passagem junto da Central Termoelétrica do Pego foi mais uma vez local obrigatório, desvendando as excelentes paisagens e trilhos que a envolvem.


Muita água nós apanhámos ao longo do percurso... confiram no vídeo mais abaixo.


Sensivelmente a partir das 11H30 o S. Pedro não conseguiu aguentar mais e deu em descarregar água sobre aqueles que ainda se encontravam nos trilhos, mas sem problemas pois o piso estava bem calcado.


Após a chegada à meta tivemos uma máquina de lavagem à pressão que bem jeito deu, o pior foram os banhos que estavam disponíveis no Pavilhão Desportivo local, onde a água estava mais gelada que aquela que havíamos apanhado pelo caminho: uma falta de atenção e/ou respeito pelos participantes, pois segundo a funcionária, estava a guardar o conteúdo dos cilindros onde se encontrava a água quente para os atletas de outro desporto (indoor) que iriam ocupar o Pavilhão durante a tarde. Fica a conclusão que para muitos o BTT e os seus praticantes continua a ser um desporto menosprezado.

O almoço decorreu num excelente ambiente familiar e de festa, seguindo-se a cerimónia de entrega de prémios que pecou pela hora tardia uma vez que já a grande maioria dos presentes haviam abandonado as instalações. Aconselhamos numa próxima edição que faça a entrega de lembranças e agradecimentos no decorrer do almoço, pois anima o ambiente e concerteza haverá mais pessoal a assistir. Fica ainda mais uma crítica relacionada com os dorsais de prova: quando fizemos o levantamento e também quando chegámos à meta foi-nos pedido que entregássemos os dorsais de volta!!?? Será para reciclar??? Só sei que faço coleção e fui obrigado a tirar uma foto para depois em casa imprimir para guardar a recordação da minha participação, enfim...

ÁLBUNS DE FOTOS

Classificação Parcial 20km
01.º - 01:06:00 - André Dias (Aktive Team)
02.º - 01:06:28 - Nuno Sequeira (Barbaris BTT Team)
03.º - 01:07:07 - Rui Milagaia (JICA/Cafetaria Pau de Canela)
24.º - 01:27:34 - FILIPE RODRIGUES (Zona 55/O Praticante)
43.º - 02:58:55 - Último

Classificação Parcial 45km
01.º - 01:53:39 - André Bica (Jorbi Test Team)
02.º - 01:55:06 - Hugo Marques (Branquinhos do Pedal)
03.º - 01:55:30 - Nuno Segundo (Branquinhos do Pedal)
25.º - 02:51:38 - CARLOS ANTÓNIO (Zona 55/O Praticante)
27.º - 02:51:40 - JOÃO VALÉRIO (Zona 55/O Praticante)
34.º - 03:26:05 - Último


1.º Troféu Jorbi - 1.ª Prova (de 13), Escalão A (Masculinos, 45km a 65km)
01.º - André Bica - 25 pontos
02.º - Hugo Marques - 20 pontos
03.º - Nuno Segundo - 18 pontos
13.º - JOÃO VALÉRIO - 8 pontos


Créditos à reportagem
Textos: João Valério
Fotos: ABTFoto, Foto Mendes, Tromba Estendida Bike Team, Zona 55.
Vídeo: Zona 55