domingo, 28 de fevereiro de 2016

Participação da equipa (Fátima)

Representação a cargo de:
40km - José Silva, João Guerra, Vítor Guerra
80km - David Gonçalves

A Maratona Solidária BTT Cidade de Fátima a contar para a 3ª Taça Regional XCM Santarém e para o 1º Troféu XCM Santarém Olympia, foi a prova escolhida para três dos quatro atletas da Zona 55 (Zé Silva, João Guerra e David Gonçalves, na foto da esquerda para a direita, 1º, 3º, e 4º respetivamente), para iniciar a nova época. O quarto elemento (Vítor Guerra, segundo na foto da esquerda para a direita), já teve o seu início no mês de Janeiro nos Trilhos de Pontével, sendo esta a sua segunda participação.

O frio e o vento que se fazia sentir em Fátima, nesta manhã solarenga de Fevereiro, não permitia grandes conversas antes da partida, obrigando desse modo os atletas a fazer um pequeno - ou grande (conforme a preparação de cada um), aquecimento inicial.

 Os participantes iam perfilando na linha de partida por box’s, conforme a ordem de inscrição.

Os cerca de 350 participantes da Meia Maratona partiram pelas 09H34, quatro minutos depois dos cerca de 60 federados da Maratona e mais dois minutos depois dos cerca de 40 da Maratona Promoção.


Saída bastante rápida, a definir desde cedo as posições, quer do pelotão, quer da Zona 55.


Esta previa-se uma prova dura para a maioria dos atletas, não só por ser uma das primeiras do ano, mas também pela tecnicidade do percurso, que com a muita pedra dos trilhos e também pelo facto de estar molhada, exigia-se aqui aos atletas um bom kit de unhas, quer a subir, quer a descer.





O abastecimento também estava qb: bolos, fruta, água - mas pelo que pude assistir, até já no meio da tabela poucos atletas param, pedem apenas uma água e seguem a sua luta desenfreada contra o tempo que pretendem bater.


As marcações estavam qb, o que se exige numa prova destas, da nossa parte não houve qualquer engano.
Os trilhos de Fátima são espetaculares, mas no inverno temos que ter algum cuidado. Pelo pouco que pude observar, neste terreno temos que ir sempre atentos à dificuldade do caminho, quase não dá para olhar para o lado, a mais pequena distração pode ser a morte do artista, não nos podemos esquecer que no dia anterior nevou nestes trilhos.


O público não era muito, talvez pelo frio que se fazia sentir, mas ainda assim junto à meta concentraram-se alguns apoiantes da modalidade.


A entrega de prémios foi logo de seguida e junto à meta, no interior do Estádio de Fátima, com muito público a assistir e com alguns grupos de dança locais a animarem a festa.


No almoço, nenhum elemento da Zona 55 esteve presente, por isso não podemos falar, podemos falar sim da sinalização para o local do almoço, muito fraca, em que vários atletas se perderam até chegarem a essa zona.


No geral o balanço é positivo e como sou um fã destes trilhos, para o ano podem contar comigo e com a Zona 55 novamente.

ÁLBUNS FOTOGRÁFICOS
Casais Lagartos Bike Team - Álbum Partidas/Chegadas
Casais Lagartos Bike Team - Álbum 1
Casais Lagartos Bike Team - Álbum 2
Urbina Varela


Classificação Geral Meia Maratona
001 - 01:37:14 - Pedro Pinheiro (Róódinhas/Santos Silva)
002 - 01:38:21 - Guilherme Mota (Marrazes/Gui/Brejinhos/Bike Zone Leiria)
003 - 01:39:24 - Luís Ferreira (Team A&R/ Aguiar/Coelho Seguros/Tó Bikes)
052 - 02:01:59 - José Silva (Clube de BTT Zona 55)
157 - 02:28:39 - João Guerra (Clube de BTT Zona 55)
163 - 02:31:07 - Vítor Guerra (Clube de BTT Zona 55)
274 - 04:08:21 - Último

Classificação Geral Maratona Federados
01 - 03:21:53 - Luís Martins (Marrazes/Gui/Brejinhos/Bike Zone Leiria)
02 - 03:22:41 - Micael Isidoro (Louletano/Hospitalar Loulé/MikaelIsidoroTrainning.com)
03 - 03:22:55 - Edgar Oliveira (Asfic/Dinazoo)
54 - 04:51:11 - David Gonçalves (Clube de BTT Zona 55)
59 - 05:43:53 - Último

Créditos à reportagem
Texto: João Guerra
Fotos: João Guerra, Casais Lagartos Bike Team, Urbina Varela