sábado, 24 de junho de 2017

Participação da equipa (Abrantes)

Representação a cargo de:
João Valério, José Silva

É já quase uma tradição a presença do nosso Clube neste evento de resistência btt (noturno) realizado em Abrantes. Desta vez estivemos presentes 2 dos mais participativos elementos da equipa nesta Organização, eu e o José Silva.

Estiveram presentes cerca de 110 betêtistas para cumprir o máximo de voltas possível ao percurso com sensivelmente 5km, desenhado no interior da cidade de Abrantes, com passagens interessantes pelo Centro Histórico, Fortaleza de Abrantes, Outeiro de São Pedro, etc... cujos pavimentos foram diversos, desde calçada, asfalto, terra batida ao cimentado.


A 1.ª volta foi mais curta e diferente das seguintes, com apenas 2km, para aquecimento das pernas e sacudir o pelotão. 





O José Silva, sempre com o espírito competitivo que o caracteriza, rodou sempre a bom ritmo com intenções de arrecadar um pódio no seu escalão, o dos Veteranos C (+50 anos).


 O percurso esteve muito interessante e nada aborrecido, com algumas zonas espetáculo que atraíram muito público para esses locais de passagem.



Em cada zona mais técnica havia sempre uma alternativa para os menos dotados, por forma a que todos realizassem o percurso sem se atrapalharem. 


Ao longo de toda a pista apresentada encontravam-se elementos do staff e Polícia a assegurar as entradas em pista de pessoas e veículos que pudessem colocar em risco a passagem dos participantes. 


Na zona da linha de meta estava montado o abastecimento geral dos participantes a cargo da Organização, mas também ali foi autorizado e localizavam-se as tendas de abastecimento de todas as equipas dotadas de apoios de todo o tipo. 




Nesta edição, o percurso escolhido foi, segundo a Organização, cerca de 60% diferente das edições anteriores e nós pudemos confirmar isso mesmo, a começar pelo sentido de movimento que pedalámos, ao contrário do já normal.




A mim coube-me mais uma vez a tarefa de captar imagens para o vídeo de rescaldo do evento, em estreita colaboração com a Organização. Infelizmente, com apenas 4 voltas dadas fui obrigado a desistir por esvaziamento completo da roda da frente, o que veio a proporcionar bastante tempo até ao final, às 23h00, para filmar mais calmamente e com planos mais interessantes além do onboard.


À medida que a noite ia avançando, os focos de luz das bicicletas e capacetes iam-se acendendo dando uma vivacidade mais interessante à prova. Talvez metade dos participantes fazem-no não tanto pela competitividade mas sim pelo divertimento que ali se vive e pela possibilidade de poder andar de bicicleta de forma segura por locais pouco conhecidos ou não habituais.


Com o passar das 3 horas de prova (20h00/23h00) o ritmo dos participantes foi abrandando gradualmente e o cair da noite trouxe uma brisa fresca que ajudou a refrescar do esforço despendido.


Mais uma vez o José Silva levou a melhor sobre os restantes participantes do seu escalão, dando seguimento a uma série de pódios que tem vindo a arrecadar ao longo do corrente ano de 2017.

Um brinde à Organização pelos manos Valério, Renato Valério (Presidente da A.C. BTT do Fôjo) e João Valério (Presidente do Clube de BTT Zona 55). Para o ano prometemos voltar mais uma vez.



CLASSIFICAÇÕES
001.º - 14 voltas - João Pereira (Branquinhos do Pedal)
002.º - 13 voltas - António Marques (Transfor/Fátima BTT)
003.º - 13 voltas - Pascal Inácio (Transfor/Fátima BTT)
014.º - 12 voltas - José Silva (Clube de BTT Zona 55) - 1.º Vet. C
101.º - 04 voltas - João Valério (Clube de BTT Zona 55)
106.º - 01 voltas- Último 


ÁLBUNS FOTOGRÁFICOS
Carlos Gaspar (Organização)
Urbina Varela


Créditos à reportagem
Texto: João Valério
Vídeo: Clube de BTT Zona 55
Fotos: ACBTT Fôjo, Urbina Varela