domingo, 17 de maio de 2015

Participação da equipa (Bairro)

Representação a cargo de:
30km - José Silva
60km - David Gonçalves, João Valério

Os três representantes da Zona 55 antes do início da prova, que se esperava disputada e muito dura, nesta já conhecida maratona que foi este ano re-batizada de Maratona Serra D'Aire, sendo a 2.ª competição de 4 a contar para o Troféu BTT Ribatejo Norte, também este ano re-batizado.

A concentração dos mais de 300 participantes foi junto do campo de futebol local, no extremo da localidade do Bairro e coração da Serra D'Aire.

João Valério e José Silva ainda em período de adaptação às suas novas montadas de roda 29. David Gonçalves e José Silva participaram com objetivos bem específicos: angariar o maior número de pontos possível nas suas classes e distâncias, para este Troféu.

Todos os participantes alinharam em conjunto para uma partida comum, porém divididos por boxes de acordo com as datas em que confirmaram a sua presença.

Presentes estiveram as duas estrelas do btt nacional, Celina Carpinteiro e Valério Ferreira, por certo o casal de bttistas mais famoso de Portugal, que em representação do Clube BTT Loulé vieram abrilhantar ainda mais este evento.


A partida foi um pouco trapalhona, já que as barreiras/baias iniciais "esmagavam" o extensão pelotão, que veio a esticar definitivamente logo na primeira subida do dia, a escassas centenas de metros da zona de partida, colocando-nos junto das torres eólicas.



Após os primeiros sete quilómetros e de novo no regresso para uma nova passagem nos limítrofes do Bairro, deu-se um engarrafamento, quando o ainda compacto pelotão entrou num bonito single track, levando muitos dos participantes a aguardar parados que o caminho ficasse livre para prosseguirem.


A dureza começou quase desde início, com o característico terreno rochoso desta serra, com diversos sobes e desces serpenteando pelas zonas de pinhal. A dureza maior veio depois e mais para o pessoal da distância maior, pois impunham-se diversas subidas de pedra e rocha sob um já calor intenso.

O José Silva não esteve nos seus melhores dias e não conseguiu impor o seu ritmo, controlando a corrida o melhor que sabia e podia.

A dureza absoluta do evento foi a passagem pelo Vale Garcia, zona com um desnível considerável e bem conhecida aqui dos bttistas da região, que é nada mais nada menos que um single track cheio de cotovelos e por entre rochas e arvoredo numa extensão superior a 2km, que por norma provoca diversos acidentados entre aqueles que tentam ultrapassá-lo sem desmontar e que mais uma vez cumpriu essa tradição.


Ao longo do percurso, sempre bem marcado, fomos encontrando abastecimentos bem localizados e com diversos elementos do staff a auxiliar.

Os quilómetros finais foram também duríssimos, pois foram constantes sobes e desces por singles propositadamente abertos e limpos para esta prova.


Quando nos parecia que a prova estava prestes a terminar, fomos surpreendidos por uma passagem junto à zona de meta para de novo nos ver-mos a afastar num trilho próprio de provas xco.



Já com a imponente figura em ferro do dinossáuro ali defronte, localizado na Pedreira do Galinha onde se podem encontrar preservadas pegadas deste extinto animal, fazíamos-nos às últimas centenas de metros do exigente percurso.


Celina Carpinteiro, ostentando o dorsal n.º 1, encaminhando-se para a meta para vencer na categoria feminina e distância maratona, demonstrando as suas qualidades desportivas e arrasando com a concorrência.

Valério Ferreira, vencedor absoluto da distância maratona, detentor do icónico dorsal com o número 007, a ser entrevistado por João Camilo aquando a sua chegada à meta.

O David Gonçalves lutou e conseguiu impôr o seu ritmo e mestria na distância maratona, tendo arrematado o 3.º lugar do pódio na classe Veteranos C.


O almoço decorreu num ambiente simpático e alegre, com boa comida e bem regada, após o banho retemperador nos balneários situados ali mesmo ao lado. O pior foi depois para entrar nos carros, que já estavam a ferver, pois o calor estava impossível.


ÁLBUNS FOTOGRÁFICOS

CLASSIFICAÇÃO GERAL
30km - Meia Maratona
001.º - 01:40:36 - Luís Rodrigues (Roda Livre Cartaxo Team)
002.º - 01:41:24 - Diogo Beirante (Ribabike/RProjeto)
003.º - 01:41:34 - António Eloy (Ribabike/RProjeto)
042.º - 02:03:25 - José Silva (Zona 55 Bike Team) - 6.º Vet. B
191.º - 03:59:11 - Último


60km - Maratona
001.º - 02:38:33 - Valério Ferreira (BTT Loulé/BPI)
002.º - 02:39:26 - Luís Martins (GC Barquinhense/Pódio/APortSports)
003.º - 02:43:10 - André Filipe (Atlantic Service/CPR A-do-Barbas/Portelabike)
069.º - 03:53:28 - David Gonçalves (Zona 55 Bike Team) - 3.º Vet. C
109.º - 04:26:34 - João Valério (Zona 55 Bike Team) - 32.º Vet. B
118.º - 05:19:31 - Último


Rescaldo vídeo da Maratona Serra de Aire

Track percurso Maratona Serra D'Aire. Track percurso Meia Maratona Serra D'Aire.

Créditos à reportagem
Texto: João Valério
Fotos: Anabela Pereira, Casais Lagartos Bike Team, Tiago Vieira Photography. Notícias BTT/Ciclismo.
Vìdeo: Zona 55