domingo, 16 de janeiro de 2011

Participação da equipa (Sepins)





Representantes da Zona 55 e seus resultados:
Passeio Guiado (20kms) - sem classificações:
- Carlos Lopes (Zona 55 Bike Team)

01H41'59" ~ 1.º - Gonçalo Amado (Bicivendas)
02H01'15" ~ 54.º - David Gonçalves (Zona 55 Bike Team)
03H02'46" ~ 355.º - João Valério (Zona 55 Bike Team)
03H02'46" ~ 356.º - Filipe Rodrigues (Zona 55 Bike Team)
04H15'31" - 473.º - Último atleta a chegar

Os nossos atletas presentes partiram de diversos locais, tendo o Carlos Lopes viajado no dia anterior ao evento e levantado logo todos os kits de inscrição. O Filipe (Ramón) e o Valério (Tufo) partiram de Abrantes pelas 06H30 da manhã, após se haverem reunido com os amigos da equipa Fôjo-Zybex BTT Team. No caminho "apanharam" o David em Fátima. Mais à frente e já na A1, na estação de serviço de Leiria voltaram a juntar-se aos elementos da Fôjo-Zybex e seguiram em conjunto.

Chegaram a Sepins pouco depois das 08H00 e com bastante tempo para preparar tudo. A Zona 55 fez-se representar neste evento pelo 2.º ano consecutivo, com mais um atleta que em 2010, estreando-se aqui o Carlos e o David. O espaço para estacionamento esteve bem, assim como os colaboradores que deram uma ajuda para não "atafulhar" as entradas e saídas.

O ambiente estava animado no evento escolhido pelos nossos atletas para dar início às participações do nosso Clube neste novo ano de 2011. Os treinos do grupo têm sido quase inexistentes face ao mau tempo que se tem feito sentir e a falta de preparação quase abrange todos os nossos atletas.

À excepção do Carlos, os restantes estrearam novos componentes nas suas bikes. O Valério levou o seu novo quadro Jorbi '11 e corrente nova, com pouco menos de 20kms de treinos. O David estreou um novo pedaleiro. O Filipe correu com uma transmissão nova completa.

As distâncias disponíveis foram: Maratona (70kms); Meia-Maratona (40kms) e Passeio Guiado (20kms).

O David, como se estreava neste evento e uma vez que era dos nossos atletas que aqui se deslocaram o único com uma média razoável de treinos (no rolo), chamou a si a responsabilidade de dar o melhor destaque possível à nossa equipa na tabela classificativa.

A zona de partida esteve bastante animada, quer por música ambiente, quer por concentração de público.

O Carlos, participante no Passeio Guiado, foi dos últimos a partir...
As partidas foram rápidas e o terreno apresentava-se este ano bastante consistente face às chuvas que se têm  sentido nas últimas semanas. O tempo também ajudou, e muito, esta 5.ª Rota dos Besouros.



Esta altura do ano é sem dúvida uma das mais bonitas do ano para a prática de BTT, após as chuvas e festividades de fim-de-ano com os abusos alimentares próprios, em que por todo o lado vemos campos verdes e riachos de água, convidando-nos a passear pela natureza.







Pequeno afunilamento e paragem, com vista à passagem sobre uma linha de água.


O David, à partida, arrancou logo para o grupo da frente. O Filipe e o Valério, por forma a acamarem os novos componentes e uma vez que se encontravam fora de forma, avançaram em parelha com tempo para tirar fotos e fazer filmagens com a recentemente adquirida GoPro HD.



Os trilhos estiveram, a nosso entender, bem marcados e com pessoal e material de apoio em número suficiente. Boa escolha de caminhos, não apresentando grandes dificuldades aos bêtetistas.


Tal como no ano anterior, manteve-se uma zona de abastecimento com a oferta de grelhados diversos e bebidas diversas, desta vez colocada somente a 6kms do final, talvez com o objectivo de proporcionar umas entradas ao almoço, ainda antes dos banhos.

Como não podia deixar de ser, os nossos elementos tiveram de atestar a qualidade destes serviços. Parabéns à Organização, também neste ponto, mas os esforçados colaboradores por vezes não davam mãos a medir aos atletas que não paravam de chegar e tardavam em continuar.

Mais à frente estava colocada uma bonita zona de meta, com público qb.

O David começou o ano com azar, já que partiu a corrente a escassos 3 kms do final, quando seguia nos primeiros 20 classificados da Meia-Maratona. Para "ajudar" ainda por cima havia-se esquecido dos elos de engate sobressalentes dentro do carro, tendo de fazer o final em corrida a pé. Ainda assim, fez uma excelente classificação!

Poucos minutos depois chegou o Carlos em ritmo de passeio com os restantes participantes no Guiado. Exactamente 1 hora depois chegaram o Filipe e o Valério, em velocidade de cruzeiro. 

A fila para as lavagens de material era algo extensa e demorada, apesar de haverem 5 mangueiras.

Quanto a nós, a lavagem das bikes e os banhos continuam a ser o calcanhar de Aquiles desta Organização. Nas lavagens a água não tinha pressão suficiente, impedindo a lavagem em boas condições e aumentando o tempo de espera. Nos banhos voltámos a verificar as fracas condições para acolher tantos atletas, com poucos bancos e cabides para colocação dos haveres, bem como água pouco quente.

Já no caminho para o almoço, que se auspiciava ao melhor nível dos Besouros.


A fila para o almoço era algo extensa, mas o tempo de espera foi curto, apesar da fome ser mais que muita, ainda por cima com o cheiro do leitão a fazer crescer água na boca.

Os primeiros 4 bonés oficiais da Zona 55 foram aqui entregues. Os restantes sócios que os queiram receber terão de se fazer representar e à equipa num próximo evento, sob pena de não o virem a ter.

A azáfama na mesa de corte era grande, com muitos colaboradores, bastantes leitões e garrafas de espumante, ambos reis reconhecidos pela sua qualidade nesta zona do país.






Para terminar, o colaborador da empresa Impacto, apoiante destes "Besouros", lá teve de nos aturar e tirou-nos uma foto que "até faz impressão...". O Carlos já se tinha posto ao "fresco".

E foi assim a 1.ª participação da Zona 55 em 2011. Para o ano vamos tentar voltar a marcar presença em Sepins, porque este pessoal merece e nós aproveitamos para abusar da simpatia deles. 
Obrigado G.D. Sepins

Fotos: CBZ55, Duarte Silva, G.D. Sepins | Textos e Filmagens: Tufo


Finalmente (só 3 meses depois...) o vídeo acabou por sair. A perseverança triunfou!