domingo, 17 de setembro de 2017

Participação da equipa (Rossio ao Sul do Tejo)

Representação a cargo de:
60km - David Gonçalves, João Valério
35km - José Silva

Nesta 8.ª Edição voltámos a estar presentes neste evento onde temos marcado presença em todas as edições realizadas. Este ano participámos com apenas 3 elementos, além da presença do Jorge Rabaça que fez a cobertura fotográfica. Pelo 2.º ano consecutivo este evento contou para o acumular de pontos no Troféu BTT Ribatejo Norte.

f
 A concentração para a partida fez-se no local habitual (Aquapólis Sul - Rossio ao Sul do Tejo), que possui todas as necessárias infraestruturas para receber o sempre elevado número de atletas - este ano +200 participantes) e seus acompanhantes. 

 O José Silva colocou-se na linha da frente com vista a defender as suas ambições de continuar na 1.ª posição da categoria Sprint, escalão Vet. C do Troféu BTT Ribatejo Norte.


O percurso de ambas as distâncias manteve-se comum até sensivelmente ao km25 de novo no Rossio, este ano seguindo Oeste/Este em direção ao Fôjo (naturalidade desta Organização), Pego, Ameixeira, Arreciadas, sempre com alguma areia e uma ou outra subida mais sofrida, à semelhança de edições anteriores.



O percurso esteve sempre muito bem marcado e com staff e autoridades nas travessias de cruzamentos e quando se rodava em vias rodoviárias. 



Ainda antes da separação dos percursos, de volta ao Rossio ao Sul do Tejo, tivemos pela frente a subida ao Cabeço do Caneiro, que em edições anteriores fizemos no sentido inverso, a descer. 


 Percorremos em diversas direções sempre enleádos no Cabeço do Caneiro, maioritariamente em single tracks um pouco técnicos e exigentes fisicamente, sempre com um vista fenomenal sobre o Rio Tejo e o Aquapólis. 


 Após a divisão dos percursos continuámos a encontrar bastante areia, agora com mais zonas para rolar fluídamente e em estradões.


 
A distância Maratona ainda nos levou ao single track brutalíssimo sobre uma escarpa que mete respeito, antes mesmo de voltarmos a unir percursos e nos encaminharmos para o longooo single track do Caminho do Tejo, ligando Tramagal/Rossio, bastante areoso por sinal, para não defraudar as expectativas.


Continuando junto do Rio Tejo e com a meta ali bem próximo, ainda a passagem por uma zona espetáculo e por um campo agrícola. 


As zonas de abastecimento estiveram, em maioria, bem localizadas, nunca faltando a preciosa água, nestes tempos em que parece não mais abandonarmos o Verão. A chegada ao Rossio ao Sul do Tejo, onde estava montada a meta, decorreu no passeio ribeirinho com uma imagem de fundo fabulosa. O José Silva, nosso único elemento que participou na distância meia-maratona, conseguiu os seus intentos e fez primeiro no seu escalão.

 O David esteve bem, apesar disso bastante longe das excelentes prestações do ano passado. Este ano com poucas participações no Troféu BTT Ribatejo Norte e, aquelas em que participou, não esteve à altura da aguerrida concorrência do atual ano.

Após o excelente banho e cerimónia de entrega de prémios, encaminhámos-nos para o almoço, servido nas proximidades e num local exclusivo para o evento, onde fomos devidamente bem-tratados, pois o almoço estava uma delícia com possibilidade de repetir, assim como a bebida. Em 2018 prometemos voltar. Bem-hajam amigos do A.C. BTT do Fôjo.

CLASSIFICAÇÃO GERAL
001.º - 01:22:38 - Dário Pereira (Ribabike/Rprojecto)
002.º - 01:22:40 - Fábio Silva (Roda Livre Cartaxo/Findmore Consulting)
003.º - 01:25:36 - André Daniel (G.C. Barquinhense/BS Travas)
021.º - 01:31:54 - José Silva (Clube de BTT Zona 55) - 1.º Vet. C
134.º - 03:43:55 - Último 


001.º - 02:21:52 - Nuno Inácio (individual)
002.º - 02:24:52 - Luís Conceição (Róódinhas/Santos Silva)
003.º - 02:24:55 - Paulo Santos (Róódinhas/Santos Silva)
042.º - 03:00:43 - David Gonçalves (Clube de BTT Zona 55)
065.º - 03:31:19 - João Valério (Clube de BTT Zona 55)
082:º - 04:14:19 - Último

ÁLBUNS FOTOGRÁFICOS


Rescaldo Vídeo I: Clube de BTT Zona 55


Rescaldo Video II: Modo Vision

Créditos à reportagem
Texto: João Valério
Fotos: A.C. BTT do Fôjo, Jorge Rabaça, Modo Vision, Urbina Varela.
Vídeos: Clube de BTT Zona 55, Modo Vision.