sábado, 25 de julho de 2015

Participação da equipa (Mação)

Representação a cargo de:
João Valério, José Silva

Apesar do cartaz assinalar a 1.ª Resistência Nocturna de Mação, na realidade esta foi a segunda, pois em 2014 já houve uma outra edição, onde não marcámos presença, porém este ano tinha de ser.

Além da habitual competição, tempo para rever amigos, como foi o caso do Marco Macieira (à esquerda) e Luís Antunes (à direita).

Estivemos presentes, eu e o José Silva para participar, mas também a Sofia, a Zizi, a Filipe e o Francisco para acompanhar e nos apoiar.


A nossa participação resultou de uma parceria entre o Clube de BTT Zona 55 e a Organização.


Enquanto o José Silva participou com o objetivo de ficar o mais à frente possível, na classificação, eu fui com a dupla função de filmar a prova "por dentro", deixando por isso de lado quaisquer interesses competitivos e desfrutando o máximo possível o percurso desenhado e toda a envolvência.


A concentração dos atletas teve uma primeira partida "fingida" para dali avançarmos uns poucos de metros até uma zona mais plana e ampla, com uma enorme reta pela frente, de modo a evitar complicações logo à partida entre os pouco mais de uma centena de atletas participantes.



A partida foi muito rápida e o pelotão rolou pouco destroçado no decorrer da primeira volta, a qual serviu para adaptação ao percurso e terreno.


As primeiras voltas ainda se fizeram à luz do dia. O percurso apresentado foi misto, semi-urbano/semi-rural, com pisos variadíssimos, desde a calçada portuguesa, lajes, terra batida, asfalto, pedra, areia e cimento... até parece receita de construção civil, lol.


Pelo caminho encontrámos algumas zonas de espetáculo, com passagens sobre estrados de veículos (2) e descidas por escadarias (com e sem estrados)- 



Houve muitas zonas bastante divertidas de percorrer, junto de casas e por ruelas bem estreitas.



O percurso esteve todo muito bem marcado e vedado, com diversos elementos do staff, bombeiros e autoridades ao longo dos cerca de 7km de extensão.



A nível físico, o percurso apresentado estava bem desenhado, pois as diversas zonas de esforço estiveram bem divididas e enquadradas com as zonas para rolar onde se podia descansar um pouco do esforço. 



Infelizmente o público aderiu muito pouco, apesar do evento ter dado um brilho diferente à vila do Mação. Talvez se vier a ser inserido nas festas locais, possa vir a usufruir da assistência e destaque que realmente merece este evento e modalidade.




Foram 3 horas de esforço que com o chegar da noite acalmou o ritmo, pois já eram alguns quilómetros em cima das pernas.



Ao longo do percurso existia apenas 1 área destinada a abastecimentos, onde cada equipa ou grupo poderia montar a sua assistência, apesar de existir uma zona de abastecimento oficial da Organização para todos os participantes que a quisessem utilizar.

A nível de fotógrafos e fotografias captadas até nem correu mal, pois apesar de poucos repórteres de ocasião, houve muito trabalho feito, usufruindo do facto de ser um percurso circular e de fácil deslocação entre zonas de passagem.


No final tivemos direito a repasto, em jeito de picnic, ali mesmo junto à zona de partida/chegada, com sopa e carne no pão, bem regado, onde nem faltou bolo, sempre bem servidos pelas gentes hospitaleiras do Mação que estiveram de serviço no staff. O resultado foi uma noite bem divertida e bem passada, a praticar btt no Mação, a um preço simbólico de 5,00€, o que nos dias de hoje, convenhamos, é bastante barato. Por tudo o que foi dito acima, no próximo ano esperamos voltar ao Mação e levar mais uns quantos elementos da equipa do que em 2015. Parabéns à Organização - São Miguel Bike. 


ÁLBUNS FOTOGRÁFICOS
Zona 55 Bike Team - steady cam
Zona 55 Bike Team - onboard


001 - 12 voltas - 03:03:48 - Luís Martins (Marrazes/Brejinho/Joficina), m/ volta 14:55
002 - 12 voltas - 03:16:45 - Pedro Ruivo (A.C. BTT Fôjo), m/ volta 15:49
003 - 11 voltas - 03:03:45 - Bruno Lourenço (MTB - Mirense Trilhos e Bikes), m/ volta 15:49
011 - 11 voltas - 03:16:44 - José Silva (Zona 55 Bike Team), m/ volta 16:46
096 - 04 voltas - 02:47:10 - João Valério (Zona 55 Bike Team), m/ volta 33:23
102 - 02 voltas - 00:37:03 - Último, m/ volta 19:01

Resumo em vídeo

Créditos à reportagem
Texto: João Valério
Fotos: Miguel Ramos, Urbina Varela, Zona 55 (João Valério, Sofia Lopes e Zizi).
Vídeo: Zona 55