sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Treino semanal: Subida à Serra

Temperatura: +10º
Distância: 36kms
Elementos: João Menino e João Valério


O treino desta semana prometia ter mais aderência de elementos mas afinal as promessas não se cumpriram. O treino, como é costume, iniciou-se no centro de T. Novas em direcção às Lapas.
Seguidamente e já esclarecidos na vontade de subir à serra, deslocamo-nos em direcção a Pedrógão.
Uma pequena paragem na base da Serra D'Aire e junto às instalações de apoio aos acampamentos dos escuteiros naquela serra, para o reforço.
No início da subida designada por Rota do Vale do Fojo.
Junto a uma pedreira desactivada cujo nome não foi possível apurar.


E porque o tempo do treino era controlado, fizemos cerca de 1/3 da subida ao cume da Serra D'Aire, optando por iniciarmos a descida.
E se a subida careceu de cuidados face à rochas soltas e falta de aderência, a descida foi ainda mais exigente. O facilistimo resultou que a roda da frente da minha bike provocou o levantamento de uma pedra de dimensões consideráveis que foi lançada directamente contra a canela da minha perna direita.

Após o azar, o melhor era desacelararmos para que não voltasse a acontecer...Já em direcção a Casais Martanes, as descidas continuavam a suceder-se... já com pouca rocha.



Encaminhava-mo-nos agora em direcção à Zibreira.


Junto ao Rio Almonda.

Ladeando as instalações da Renova e para poupar tempo optámos por seguir em direcção a Liteiros, já em asfalto, passando pela Barreira Alva e finalizando em T. Novas. Para a semana há mais.
Fotos: J. Menino e J. Valério
Texto: J. Valério