domingo, 28 de setembro de 2014

Participação da equipa (Sertã)

Representação a cargo de:
José Luís, João Santos, Nuno Santos, Rui Almeida, Sérgio Bernardo, Abílio Bernardo, Ana Almeida, Pedro Lourenço, Tiago Lourenço.

Sócios e amigos do CBTTZ55
Oferta aos atletas: troféu representativo do evento
Atletas que chegaram à Sertã no Sábado - No Hotel a tomar o Pequeno Almoço
Concentração, para embalar e arrumar as bikes no camião, para as transportar para o Picoto
 

Hora de nos deslocar-mos para os autocarros
 

Viagem de cerca de 45 minutos, para o cume - Picoto Rainho
Tempo para fotos e apreciar esta esplêndida paisagem natural




Chegada ao Picoto, com os atletas a serem acompanhados por suas famílias e amigos

Recepção das bikes, e afinações dos motores
 

Uma chegada com muito nevoeiro e algum frio
 

Concentração dos atletas , para iniciarmos o passeio, pois a hora já era tardia (11H30) 
 


Já com os raios de sol a furar o nevoeiro, partíamos a vários ritmos, o importante era evitar mazelas 

Com as eólicas à retaguarda, aproveitava-se a grande diversidade asfalto e vegetação 
Os nosso atletas mais experientes, sempre a orientar o mais novos e menos experientes
O Abílio a mostrar a sua satisfação ...
... e o Sérgio, a adaptar-se ao terreno, muito técnico
Local do Abastecimento: Localidade de Figueiredo
Abastecimento composto por Entremeada e Entrecosto



Após o abastecimento, o percurso tornou-se menos técnico na sua generalidade, mas sendo os atletas contemplados com algumas subidas 
 

Valeu a pena voltar a subir, pois as paisagens o mereceram
Uma bela represa no rio, um atleta sozinho e uma máquina fotográfica, tive de recorrer ao modernismo da tecnologia " as SELFIE "
Mais um reforço, com águas e fruta, a cerca de 9 km da Sertã ...
... e quem preferisse tinha um digestivo vitaminoso, para enfrentar mais uma subida 
 

Chegou a hora de molhar os pés e alguns um pouco mais que tentaram lavar as bikes neste local

A Ana a demonstrar a qualidade técnica do nosso Clube
 

Assim concluímos todos este evento, não havendo baixas na nossa equipa, pelo que percorremos
 35 km
Já no restaurante "Ponte Velha", foi-nos servido um excelente e já esperado almoço, self-service, composto pelo tradicional "maranho e bucho"

Durante o almoço foi feito pela Organização o sorteio de alguns artigos, sendo desta vez contemplado o Abílio Bernardo com umas rodas  para bike e o Nuno Santos um porta bidons.
A Descida do Picoto, é um evento do agrado de todos os atletas da nossa equipa, que sempre que possível, desloca-mo-nos à localidade da Sertã, para participar.

Como era esperado, um evento com boas marcações, trilho técnicos e muito bonitos, apoio impecável e almoço 5*, pelo que deixo aqui em nome dos nossos atletas que participaram, os Parabéns à Organização por mais um excelente evento.

Assim, até 2015



ÁLBUNS FOTOGRÁFICOS
Organização (Álbum 1)
Organização (Álbum 2)
Organização (Álbum 3)
Organização (Álbum 4)
Zona 55 Bike Team (por Rui Almeida)

Créditos à reportagem
Textos: Rui Almeida.
Fotos: Zona 55 (Rui Almeida) e Organização (Selinda BTT) .
Vídeo: Zona 55

Participação da equipa (Abrantes)

Representação a cargo de:
60km - João Valério, David Gonçalves
30km - José Silva, Sérgio Vicente
Apoio e Fotografia: Jorge Rabaça

Mais uma vez estivemos presentes na anual maratona btt organizada pela equipa Fôjo-Zybex BTT Team, onde ainda não falhámos uma única edição e pela terceira vez consecutiva com parceria de divulgação entre a Organização, nós - Zona 55 e a revista "O Praticante".

À semelhança do que tem acontecido um pouco ao longo de todo este ano de 2014, a semana que antecipou este evento teve alguma chuva e havia esperança de que não chovesse hoje sobre os 190 participantes divididos pelas distâncias de 60km e 30km marcados e 10km guiados.


 
A concentração foi tradicionalmente no Aquapólis Sul, um espaço verde junto ao espelho de água do Rio Tejo, que separa as margens de Abrantes (lá) e Rossio ao Sul do Tejo (cá). Como coincidiu com o Dia Mundial do Coração, para comemorar desenhou-se um "coração humano" composto de participantes no evento.

Com a existência de um amplo espaço para estacionamento, só foi preciso caminhar ou pedalar alguns metros até ao Secretariado situado num local com vista privilegiada, onde uma numerosa e bem organizada equipa de staff rapidamente entregou os kits de inscrição.


 
 
Após o controlo "0" a manga de partida foi-se enchendo com os participantes nas distâncias de 30km e 60km, tendo os do passeio guiado partido mais tarde. A partida atrasou escassos minutos devido a ser necessário um timing perfeito com os semáforos da ponte sobre o Tejo - que estava em obras, por forma a evitar-se complicações com o trânsito, apesar da presença das autoridades.

Os primeiros 4 quilómetros foram rolantes, em asfalto, após o que foram abertas as hostilidades ao pelotão com a existência de uma inclinada subida que obrigou a grande maioria a desde logo apear, onde se começou a anunciar aquele que viria a vencer a maratona - Nuno Inácio, (re)conhecido ciclista local que fez furor aos comandos de uma btt  monstruosa (roda 26x4.6) - Specialized Fatboy 2015, deixando o 2.º classificado Marco Mestre a mais de 11 minutos.

 
A manhã repartiu períodos de sol envergonhado com nuvens cinzentas, chegando mesmo por vezes a chover, mas pouco. Ao contrário do que se imaginara fomos encontrar um percurso com terreno rijo e pouco enlameado, quase ausente de poças e cujas linhas de água a ultrapassar não apresentaram qualquer dificuldade.

 
Dos quatro representantes da Zona 55, repartidos entre a Maratona e Meia Maratona, foi o José Silva quem mais fez pela vida, arrancando e conseguindo-se manter no grupo da frente. Enquanto isso eu (João Valério) e Sérgio Vicente fizemos uma paragem forçada logo ao km6 para auxiliar o azarado David Gonçalves, que perdeu o parafuso de fixação ao guiador do manípulo de mudanças traseiras, o que nos fez levou a ficar praticamente na cauda do pelotão.

 
 
 

 Continuámos depois com a intenção de recuperar os lugares perdidos, desde logo com o trilho a proporcionar-nos alguns quilómetros de single tracks, pois o percurso levou-nos então a fazer uma passagem pelo recentemente inaugurado Caminho do Tejo (margem sul), entre Rossio ao Sul do Tejo e Tramagal, com paisagens soberbas sobre o Rio Tejo onde inclusivamente transpusemos uma bonita ponte de madeira sobre uma ribeira afluente.

Outra passagem espetacular foi a que nos levou a passar no interior da Quinta da Coelheira, propriedade particular, no momento em que começou a chover, porém por breves minutos.

 
  
 
Na primeira metade do percurso apanhámos quase toda a dificuldade física do mesmo, com diversos sobe e desces, certo sem dificuldades de maior, pois seguiam-se sempre algumas zonas rolantes onde podíamos recuperar o fôlego.

As zonas de abastecimentos estiveram bem colocadas e diversificadas a nível de produtos, onde o pessoal aproveitou repor energias.

Sensivelmente a partir da 2.ª metade do percurso, este tornou-se bem mais rolante, permitindo médias acima dos 30km/h e, para isso, contribuiu também o bom posicionamento dos elementos do staff e autoridades que fizeram segurança nas diversas intercepções com rodovias.

Ao longo de todo o trajeto a sinalização esteve irrepreensível, com placas, setas, fitas e pó no chão. Fotógrafos também não faltaram nesta 5.ª edição, o que é sempre do agrado dos participantes.

Eu e o Sérgio tivemos a missão acrescida da captação de imagens ao longo dos percursos de 30km e 60km, com as nossas GoPro, tendo desta vez também a colaboração do Pedro Guerra (Sobe e Desce Team - Estremoz), que nos cedeu igualmente imagens para produzirmos o nosso vídeo-rescaldo, à semelhança da Organização.

Foi bonito de se ver algumas passagens por povoações, onde saíram à rua para assistir e aplaudir a passagem dos atletas, dando-nos grande ânimo e criando um ambiente bem bonito, como foram os casos das localidades de Tramagal, Crucifixo e Bicas.

Tive me pôr na roda do David para ganhar maior ritmo e, em dupla fizemos cerca de 35km com um excelente andamento, o que nos levou a uma picada com os irmãos Luís e Lúcio Manuel, Vet. C, que também seguiam em dupla e se mantiveram connosco durante mais de 1H, ora puxando eles, ora puxando nós, situação que de facto nos deu grande motivação para manter o bom ritmo.


 
 
 
Muitas foram as zonas onde notámos grande intervenção e trabalho da Organização, na abertura e limpeza dos trilhos. Nesta edição, que considero ter sido aquela que apresentou um percurso mais fluído e bem desenhado entre as cinco, tivemos oportunidade de conhecer e rolar em zonas diferentes das habituais, com tipos de terreno e paisagens bastante diversificadas.

 
Nos últimos 10km do percurso voltámos a encontrar alguns sobe e desces, alguns com inclinação acentuada, mas o facto de estarem intercalados com zonas para rolar facilitaram-nos a vida.

 
 
Como já é tradição, mais uma vez a aproximação à meta teve passagem obrigatória pelo single track do Cabeço do Caneiro, onde temos uma impecável vista sobre o espelho de água do Rio Tejo, mas não nos podemos descuidar muito a olhar para o lado, pois a zona é bastante técnica e do nosso lado esquerdo o chão desce quase a pique. Neste local encontrámos bastante público, entre eles fotógrafos, elementos do staff e bombeiros.

 
Antes de reentrarmos no Rossio ao Sul do Tejo, ainda tempo para uma passagem numa ribeiro e depois pelo interior de um pomar de marmeleiros. De seguida mais um single por entre um olival e estávamos de novo na marginal de piso em calçada que nos levava até à reta da meta.

 
No final, alvo de um furo lento, o José Silva ainda conseguiu o 3.º lugar do pódio, a ser ultrapassado já na recta da meta devido com o pneu traseiro já quase vazado de novo. Os balneários, zona para lavagem de bicicletas e almoço ficaram localizados ali todos em redor e junto à meta, o que permitiu que não tivéssemos de mexer no carro. O almoço, relativamente ao ano anterior, achei que teve menor qualidade na sua confeção.

Para finalizar ainda juntámos um grupo de amigos para irmos até ao snack bar da gigantesca tenda situada na marginal, para assistirmos à última prova do Campeonato do Mundo de Ciclismo que este ano se realizou na Galiza - Espanha. No próximo ano já é certo que voltaremos a marcar presença e, se possível, de volta às grandes representações que outrora já caracterizou a Zona 55 neste evento.


ÁLBUNS FOTOGRÁFICOS
Zona 55 Bike Team (por Jorge Rabaça) - Álbum 2


001.º - 01:24:03 - Luís Miranda (Assoc. Amigos Monte Paleiros BTT Team)
002.º - 01:25:42 - Nuno Merino (Sobe e Desce Team)
003.º - 01:29:19 - Tiago Martins (Team Bancaleiro Motos/Bikes)
013.º - 01:32:50 - José Silva (Zona 55/O Praticante) - 3.º Vet. B
086.º - 02:22:35 - Sérgio Vicente (Zona 55/O Praticante) - 20.º Vet. B
114.º - 03:16:17 - Último

01.º - 02:12:04 - Nuno Inácio (Individual)
02.º - 02:23:35 - Marco Mestre (Penhas BTT Team)
03.º - 02:24:53 - Pedro Ruivo (Individual)
44.º - 03:17:17 - João Valério (Zona 55/O Praticante) - 14.º Vet. B
45.º - 03:17:29 - David Gonçalves (Zona 55/O Praticante) - 6.º Vet. C
55.º - 04:14:29 - Último

Créditos à reportagem
Texto: João Valério
Fotos: ABTFoto, Urbina Varela, Fôjo-Zybex, Zona 55.
Vídeo: Zona 55