MARCARAM PRESENÇA (40kms):
Filipe Rodrigues e João Valério
Apresenta-se abaixo a classificação oficial e é com alguma relutância que o fazemos, pois não houve rigor nem nos tempos nem na classificação em si. Senão vejamos, eu (Valério-14.º) nunca parei e o meu marcador contava 02:18m e cheguei depois do Paulo Cruz (15.º) e talvez cerca de 3 a 5min. depois do Filipe Rodrigues, fora outros dados que não possuo nem tenho conhecimento. Assim como o 1.º classificado penso ter feito cerca de 01:30m. Desde já lamentamos o sucedido e é uma situação a melhorar numa próxima organização da C.M.A..
Classificação Oficial:
1.º Hélder Aparício (BTT Sardoal) - 01:44m
12.º Filipe Rodrigues (Zona 55 Bike Team) - 02:05m
14.º João Valério (Zona 55 Bike Team) - 02:06m
106.º Joaquim Santos (Fôjo-Zybex BTT Team) - 03:34m
A noite havia sido bastante chuvosa e o resto do dia esperava-se igual, no entanto... nada nos fazia prever, quando chegámos cerca das 08H30, o elevado número de participantes que marcavam presença sem medo de se molharem!
Lá íamos preparando para o que se adivinhava ser uma manhã de mares de lama, poças de água e escorregadelas. Enfim, rebentar com o material...
Soou o apito da partida! Frio e pingos de água eram os primeiros inimigos.
O início da prova foi em conjunto, com uma ligeira apresentação pela localidade do Rossio ao Sul do Tejo, onde estavam situadas a Partida e a Chegada.
Dirigimo-nos depois em direcção às localidades de Fôjo e Coalhos, encontrando-se a divisória das 2 distâncias situada próximo ao Casal do António, quando estavam percorridos cerca de 6/7kms apenas.
Em direcção à Herdade da Ameixeira seguia o percurso dos 40kms, com o pelotão já bastante fraccionado, onde a principal nesta altura eram o cascalho e as poças de água em subida.
O Filipe Rodrigues (trepador) estava no seu meio e já começava a ganhar algum avanço ao Valério que ainda cuspia algumas pontas de cigarros a desentupir o filtro...
Eis que aparecia a primeira descida e com ela o Valério finalmente juntava-se ao Filipe, que também havia feito um breve compasso de espera.
Exactamente aos 20kms percorridos encontrava-se o único abastecimento dos 40kms, localizado na localidade de Concavada. Valério não parou e aqui ultrapassou o Filipe que já lhe levava cerca de 3 min. de avanço, integrando um grupo de cerca de 5 bêtetistas. ZA mediana a nível de produtos disponibilizados.
Após a ZA fomos brindados com uma rápida e curta descida, mas... seguia-se uma subida algo dura devido à quantidade de lama barrenta, que impedia o atrito.
Mais à frente deparámos-nos com uma subida com bastante inclinação, só transposta na totalidade por um escasso número de participantes, o Filipe Rodrigues figurava nessa lista.
Olhando para baixo ainda parecia mais inclinada, o raio da subida.
Lá encontrámos mais uma armadilha. Vala com V de vai de cabeça... para alguns. O Filipe também figurava nessa lista, o Valério que o seguia ao ver a cena ainda tentou a foto, mas foi tudo demasiado rápido para se registar a situação.
Após nova passagem pela localidade de Coalhos, na Quinta da Feia atravessava-se agora a Ribeira "do Fernando Dias", local de grande espectacularidade.
Filipe Rodrigues encontrava-se agora num pequeno grupo de 6/7 atletas, que começavam a dar tudo nos últimos 4kms de prova.
Cerca de 5 min. atrás, após ter sofrido uma quebra de rendimento, esfalfava-se o Valério por apanhar o grupo do Filipe.
No final estava disponível lavagem para as bikes, no entanto, era uma única e simples mangueira sem pressão alguma que dificultava a tiragem da lama e formou uma boa fila de espera. Quanto a banhos não podemos dizer nada: fomos tomar um banhinho quentinho a casa!
O almoço, com uma excelência a que este pessoal não está habituado, primou por saborosa e rápida: Parabéns ao Restaurante "O Gaveto". Pena o local de almoço encontrar-se tão distanciado do local da meta e banhos o que de alguma forma complicou a vida aos atletas oriundos de outros concelhos e quebrou alguns momentos intermédios de camaradagem.
Em balanço final atribuímos uma nota 012345678910 à Organização. Óptima ideia a oferta de elos de corrente. Sem dúvida voltaremos... PARABÉNS à Câmara Municipal de Abrantes.
Para ver mais imagens clicar em: ABTFoto ou Tromba Estendida Bike Team.
REPORTAGEM:
Texto: Valério / Imagens: J. Valério, Zybex Bike Team (Santinho), Tromba Estendida Bike Team (Jorge Pires), ABTFoto (Adérito Garcia), BTT Cabeço das Águias (Pedro Diogo).
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário