domingo, 20 de maio de 2012

Participação da equipa (Gondemaria - Ourém)

Representação a cargo de:
João Guerra (30km)

Desloquei-me à localidade de Gondemaria em representação da nossa equipa para participar no III Raid BTT "Rota Santa Marta" 2012, inserido no Troféu BTT Concelho de Ourém. A ideia inicial era fazer os 50 kms na melhor posição possível entre os Veteranos B e amealhar o número máximo de pontos nesta segunda etapa do Troféu, para em Setembro próximo voltar a Ourém e fazer a terceira e última etapa do Troféu deste concelho.
A acompanhar-me mais uma vez foi o Pedro Lourenço, companheiro de provas e de treinos e os últimos que fizemos juntos indicavam uma ligeira vantagem por parte do Pedro.

O Pedro fazia o seu aquecimento habitual, só com a roda de trás.
A chuva que teimava em ameaçar os cerca de 200 participantes, deixou-nos partir ainda secos, o pior seria lá mais para a frente e pior ainda foi o que já tinha feito durante a noite, trilhos completamente impraticáveis, cheios de lama, escorregadios e descidas extremamente perigosas, o que levou a inúmeras desistências e mudanças dos 50 para os 30 kms (como foi o meu caso e o do Pedro).

A partida deu-se a horas e sem imprevistos. Como o S. Pedro ainda estava a dormir, a malta saiu novamente em red line, pelo menos até às primeiras poças de água.


Como já vem sendo hábito, eu não guardei nada para o fim (que na última subida bem precisei) e dei logo tudo o que tinha nos primeiros kms.

Também o Pedro não se poupou na parte inicial e passou-me ainda na fase de aquecimento, só o voltei a ver já na lavagem de bikes.


Quanto a mim o percurso estava muito bem marcado, o staff estava onde era preciso e os singles apresentados nesta prova classificavam-se de muito bons, não fosse a chuva a estragar tudo e teríamos tido um dia de BTT ao mais alto nível, deste modo ficaram demasiados perigosos para se fazerem montados na bike.

Em alguns singles a descer, nem com a bike à mão era fácil.


Nesta fase já tinha desistido de fazer qualquer descida montado, como se pode ver as mazelas físicas no corpo já eram mais que muitas.


Finalmente o abastecimento, onde cheguei já completamente saturado de tanta lama e decidi optar pela distância mais curta, os 30 km, que mesmo assim se tornaram demasiado duros.

O abastecimento estava muito bom, tanto assim foi que decidi ficar um bocadito à conversa e desfrutar de uma bela bifana.


Até ao final dos 30 kms, foi mais do mesmo: lama e mais lama!


Depois de três horas e pouco, lá cheguei ao fim sem pastilhas nos travões, com os pratos da pedaleira que pareciam ter sido lixados e com a corrente que parecia estar colada ao prato, sempre a insistir em dar duas voltas ao mesmo. Escusado será dizer que a minha lindinha no dia seguinte foi direitinha ao Doutor: pastilhas e corrente foi o tratamento imediato e a curto prazo o resto da transmissão. E eu que não quis ir a Sepins em Janeiro para não estragar material, agora já quase no verão apanho um temporal destes!

Não fiquei para o almoço e entrega de prémios, por isso não sei como correu, mas pelo que vi no resto de toda a organização, classifico este evento com nota positiva, porque esta rapaziada não tem culpa das partidas do S. Pedro.

CLASSIFICAÇÕES GERAIS 30KM (PASSEIO) / 50KM (RAID)
Classificações Parciais 30km (Passeio):
01.º - 02:24:05 - Bruno Patrício (BidBike)
02.º - 02:26:37 - Ricardo Freire (FrxBike)
03.º - 02:29:30 - Fábio Fernandes (ACR Frade de Cima/Quër Racing Team)
12.º - 03:06:22 - João Guerra (Zona 55/O Praticante) -1.º Classif. Vet B
26.º - 04:36:45 - Último



Créditos à reportagem:
Textos: João Guerra
Fotos: Organização, Zona 55
Vídeo: Zona 55

Sem comentários: