domingo, 22 de julho de 2012

Participação da equipa (São Facundo)

Participação a cargo de:
10km - Sofia Lopes | 45km - João Valério

Mais um evento com a presença de elementos da Zona 55 e o apoio da revista O Praticante, realizado pelo 2.º ano consecutivo e novamente com a nossa presença, os repetentes Sofia e Tufo. Este ano o presente evento realizou-se 2 meses mais tarde do que o ano passado, com pouca divulgação de informações e muito em cima do acontecimento.

Enquanto a Sofia se fez ao passeio guiado de 10km, eu fiz-me à distância maior: 45km, que viriam a dar um pouco mais. A concentração e partida estavam previstas para as 08H30, mas acabou por ser à hora do costume, ou seja,: 09H00. 

Juntaram-se sensivelmente 1 centena de participantes, divididos por 3 distâncias (10km guiados, 25 e 45km livres). O dia amanheceu cedo com o sol em força, a prometer criar dificuldades aos convivas.


Esta 2.ª edição teve um percurso cuja partida foi em sentido inverso ao ano anterior, com asfalto suficiente para rolar inicialmente, mas ainda assim pouco extenso, após o qual nos deparámos com uma pequena extensão de terreno com bastante areia que de tão fina fez levantar um pó imenso que veio tapar por completo o céu e não nos deixava ver mais que 1 metro à frente.

As zonas de abastecimento estiveram muito bem colocadas, onde encontrávamos fruta e água, bastante bem-vindas devido à dureza do terreno e exigência física, pois todo o percurso era feito de constantes sobe e desce, muitos deles com pedra ou areia a dificultar a progressão.

O percurso foi bem desenhado, apesar da dureza aumentada pelo extremo calor que se fez sentir, tendo a Organização aproveitado ao máximo os trilhos existentes na região, oferecendo um passeio BTT ao mais puro estilo e cobrando um preço (10€) bastante atraente face aos serviços disponibilizados.

As marcações no terreno, com fitas, placas e cal, estiveram em número suficiente, porém algumas das fitas enrolaram-se à vegetação levando a que se tornassem pouco visíveis.


Após a chegada, nada como hidratar e depois a banhoca nos balneários desportivos locais, que para este número de participantes serviu perfeitamente e tem as condições mínimas exigíveis.

O almoço foi um convívio espetacular onde tivemos o prazer de provar um delicioso frango de churrasco, mas a forma utilizada para este serviço revelou-se um pouco desajustada, uma vez que os recipientes de comida foram colocados nos extremos da ampla sala, tendo-se criado enormes filas que rapidamente esgotavam cada travessa, pois a fome era negra e a sede matava...

Eu e a Sofia a fazer um brinde aos companheiros da Zona 55 e demais amigos do pedal. Venha a 3.ª edição da Rota das Quatro Aldeias, pois já somos fãs, mas esperamos ter a companhia de mais elementos da equipa numa próxima vez.

FOTOS:


Vídeo-Reportagem Zona 55

Classificação Parcial 45km
01.º - 02:06:55 - José Sousa (individual)
02.º - 02:20:25 - Octávio Vicente (Fôjo-Zybex BTT Team)
03.º - 02:23:50 - Ricardo Rosado (CAMP)
19.º - 02:47:20 - João Valério (Zona 55/O Praticante)
41.º - 03:47:45 - Último 

Créditos à reportagem:
Textos - João Valério
Fotos - Zona 55/Organização
Filme - Zona 55

Sem comentários: