domingo, 18 de novembro de 2012

Participação da equipa (Alburitel)

Representação a cargo de:
João Valério (50km)
José Santos, Carlos António (30km)
Os nossos representantes da 1.ª edição deste recém-nomeado Raid, anteriormente designado por Passeio. Este ano a nossa representação engrossou relativamente à anterior, renovando com a Organização a parceria Zona 55 e revista "O Praticante".

Um pequeno-almoço distinto aguardava os participantes que quisessem ingerir mais algumas calorias para ajudar na dificuldade física que os aguardava.

Inscreveram-se 124 atletas, repartidos pelas duas distâncias disponibilizadas.

A zona de partida e chegada a coincidirem, colocada no centro da localidade do concelho de Ourém, Alburitel, com algum público presente a animar a ocasião. 

A partida foi algo rápida, não o sendo mais devido ao tipo de traçado dos primeiros quilómetros, que obrigou a percorrer alguns single tracks e zonas que não permitiam maior e mais fluente descolagem do pelotão. 
 


A transição asfalto/terra realizou-se rapidamente. Aqui, uma das zonas mais espetaculares deste Raid, um ST a descer. 


 
Os percursos escolhidos foram ambos bastante interessantes e desafiadores, com boas marcações a não deixar que ninguém se perdesse e também com bastantes elementos do staff espalhados ao longo dos mesmos. ZA em quantidades suficientes, com ofertas de líquidos e sólidos variados e apropriadas.




Uma semana algo chuvosa a anteceder este evento que fez com que o terreno se apresentasse um pouco pesado, porém as zonas de passagem foram bem escolhidas, pois na maioria dos locais onde se encontrava lama, esta era de um género que não se "cola" ao pneu aumentando-o. Encontrámos algumas zonas e poças de água, mas nada demais, o complicado mesmo foram as zonas de pedra e rocha que se tornaram bastante escorregadias, exigindo grande atenção e especial técnica, nomeadamente a afamada descida do Vale Garcia.

Toda a base deste evento, como sejam as instalações de banhos, parque de estacionamento, local de almoço e meta, tudo reunido num só local, o que facilitou bastante a vida aos participantes e contribui para um maior sucesso. Os banhos tiveram um bom nível de satisfação.  

O almoço esteve delicioso e foi dada a possibilidade de repetir a quem assim o desejasse, sempre bem regado, claro. Após isto a entrega de prémios, que pecou por ser tardia. Outra situação menos boa foi a não atribuição de prémios de classificação aos participantes na distância menor, apesar de haverem sido recolhidos os respetivos tempos. Da nossa parte, voltaremos na próxima edição.

CLASSIFICAÇÃO GERAL 30KM / 50KM
Classificação 30km
01.º - 01:50:35 - Pedro Gonçalves (Aciesmar Bike Team)
02.º - 01:52:10 - João Magalhães (O K Tu Keres Sei Eu)
03.º - 01:55:39 - Hélio António (Cremalheiras Rolantes)
28.º - 02:40:13 - Carlos António (Zona 55/O Praticante)
34.º - 02:42:55 - José Santos (Zona 55/O Praticante)
62.º - 04:05:06 - Último

Classificação 50km
01.º - 02:49:33 - Pascal Inácio (Pascalinácio)
02.º - 03:00:46 - Gualdino Fróis (A.F.C. Ribeira São João)
03.º - 03:01:43 - Humberto Gonçalves (Marrazes/Brejinho/Fatibike)
21.º - 03:51:54 - João Valério (Zona 55/O Praticante)
51.º - 06:32:10 - Último



Créditos à reportagem
Textos: João Valério
Fotos: Zona 55, Organização, Luís Marques Fotografia.
Vídeo: Zona 55
Tracks: Organização

1 comentário:

José Gouveia disse...

Ah pois é, não havia prémios para os 1ºs da distância menor? Já o ano passado foi assim, fiquei em 1º lugar e nada. Mas mais caricato é que depois havia prémios para a equipa mais numerosa, para o menos jovem, para o mais jovem e para o que tinha mais filhos e etc etc.