domingo, 1 de abril de 2007

O início de tudo... UMA PEDALADA PELA MARIANA

Foi assim que tudo começou! A Zona 55, claro!

Em finais de 2006 nada mais éramos que um grupo de trintões colegas de trabalho que o destino juntou em Torres Novas. À data um dos nossos colegas, pai da Mariana, necessitava ajuda para angariar fundos com o objetivo de levá-la até Cuba para ser operada. Assim, o já experiente e entusiasta de btt - João Guerra - também dos poucos que praticava a modalidade, juntou mais alguns amigos e juntos, meteram-se mãos à obra.


No dia 01 de Abril de 2007, na localidade de Brogueira - Torres Novas, teve lugar a nossa primeira organização de um evento btt, onde conseguimos reunir mais de 600 de pessoas, entre participantes e acompanhantes, com uma logística fantástica. Passados dois meses, foi repetida a façanha em Palmela, desta feita por outro grupo de aficionados do btt e amigos dos pais da Mariana.

À data, muitos foram os apoios reunidos e recebemos visitantes vindos um pouco de todo o país. Decerto muitos de vocês vão-se surpreender com os álbuns de fotos cujos links abaixo partilhamos, onde irão reconhecer diversos ciclistas que ainda hoje encontramos aí nos trilhos.

 
 
Havia há escolha duas extensões de percursos, uma mais curta de 20km e outra mais longa com 40km, para tentar agradar a todos, além de um passeio a pé para os acompanhantes. Os  percursos btt, apesar de serem de curta distância, eram algo exigentes, principalmente a nível técnico, levando mesmo a algumas quedas aparatosas. Entre o pessoal do staff e alguns participantes, diversos viriam a integrar a futura equipa da Zona 55.


 
Há data a roda 26" reinava em pleno e ainda pouco se ouvia falar nas rodas 29" e/ou 650b, vê-las ao vivo então era raríssimo. Uns equipados à "pro", outros somente com roupa leve para um voltinha de bicicleta, certo foi que muitos compareceram independentemente do nível físico ou da bicicleta que usavam, reinava o espírito de entreajuda e camaradagem.


 
 

 
 
O objetivo foi cumprido e, em conjunto com diversos outros eventos e atividades várias, foi possível angariar o montante necessário para a Mariana, cujo tratamento se cumpriu resultando na sua cura. À semelhança do que fizemos na altura, agradecemos a comparência de todos os presentes e também aos que não puderam comparecer mas que nos remeteram doações.

 
 
 A partir daqui nunca mais abandonámos o btt. Seguiram-se muitas outras organizações de eventos e participações em eventos de terceiros, que ainda hoje mantemos. Vão-nos visitando aqui no blogue ou na nossa página de facebook, que nós agradecemos.

Álbuns Fotográficos
ABTFoto
Amigos da Mariana

Créditos à reportagem
Texto: João Valério
Fotos: Fernando Castanho e Amigos da Mariana