domingo, 26 de abril de 2009

Participação da equipa (Torres Novas)

Elementos participantes pela Zona 55 Bike Team (14):
Abílio Bernardo, António Cipriano, Carlos Iria, Carlos Lopes, Carlos Matos, João Menino, João Valério, José Santos, José Samarro, Nuno Santos, Rui Almeida (Zona 55/CCD Alvitejo), Tiago Matos, Zé Luís e Ana Almeida (CCD Alvitejo/Zona 55).
Neste evento marcámos uma presença numerosa, ou não estivessemos nós a "jogar" em casa e as inscrições serem à borlix, bem como o almoço (extra-evento). Mesmo assim tivémos 5 desistências de participação à última da hora (Carlos Moita, Fernando Oliveira, João Abrantes, José Abrantes e Tiago Bernardo).
O início atrasou um pouco mas nada de especial, devido às confirmações de participações. O pessoal estava todo bem-disposto e maioria dos nossos atletas cheios de ferrugem. O tempo estava um pouco ventoso mas solarengo, apesar da aragem fresca.

O grupo de aproximadamente 60 participantes (digo eu!), saiu da cidade de Torres Novas (Piscinas Municipais) percorrendo inicialmente algumas centenas de metros em paralelos, asfalto e terra batida na direcção da Estrada da Sapeira.
Contámos com presença de 2 iniciados nestas andanças do btt: Carlos Iria e Nuno Santos. E sem dúvida este passeio foi ideal para quem não tem muita experiência neste desporto, andamento ou preparação física anterior. O passeio foi todo ele guiado (ou pelo menos deveria tê-lo sido), tendo neste aspecto havido algumas falhas por parte da Organização, cujo(s) guia(s) não estavam devidamente identificados, ficando o pessoal sem saber quem "mandava" ou atrás de quem ir.
Todo o precurso era de dificuldade técnica e física fácil/média (12345). Na primeira subida já o grupo se começava a desmembrar face às desigualdades de andamento dos diversos participantes. Aproveito para frisar o comportamento de alguns atletas (aparentemente experientes) que na ânsia de ultrapassar os mais lentos, passavam pela direita/pela esquerda/ pelo meio sem qualquer aviso de que se aproximavam, causando algum embaraço no desempenho da condução das bicicletas aos menos inexperientes. Haja respeito!


Deixo desde já os parabéns ao excelente desempenho dos iniciantes Nuno Santos e Carlos Iria, bem como à já profissional nestas andanças Ana Almeida (os 3 da imagem).


O regresso do homem dos "sequi-trécas" (J. Samarro) foi bonito de se ver, apesar da vísivel falta de ritmo resultante das faltas aos treinos. Boa participação, apesar das quedas que provocou a outros atletas com mudanças de ritmo inesperadas (as nossas desculpas a eles).

Nuno Santos e Carlos Iria, apesar de se estarem a estrear haviam piores...


Primeiro ponto que exigia desmontar da bicla... também faz parte.
Enorme grupo que se perdeu dos restantes. Ninguém sabia o que fazer! Um dizia vira à direita, outro dizia à esquerda, outra ainda aconselhava voltar para trás. O guia tinha desaparecido.
Finalmente lá juntámos todos novamente!
Mais uma vez a inexistência de guias suficientes e o desconhecimento quase geral de quem eram eles levou a nova confusão nos trilhos a seguir.
Descida de inclinação média, com alguma exigência física e técnica, devido à inclinação, piso irregular e valas e vegetação a trespassar o trilho.



O Zé Luís inovava na forma de abordar o trilho.
Nova paragem, desta feita para a foto de grupo e também reagrupamento dos participantes.




Subida "malandrinha" para os destreinados. Na foto e à direita, o atleta que me pareceu ser o mais velho participante, havia acabado de sofrer uma queda... uma de várias, mas sempre rijo nunca desistiu. A ele parabéns.
Por esta altura o nosso Carlos Matos foi vítima de uma aparatosa queda, tendo sofrido algumas escoriações no braço direito e em ambas as pernas, num momento em que se encontrava no grupo mais atrasado na companhia do Tiago Matos, tendo então ambos optado por regressarem a Torres Novas, uma vez que ficaram sózinhos e sem saberem por onde seguir para se juntarem aos restantes participantes.
Zona com alguma inclinação a permitir algumas maluqueiras por parte de alguns participantes...
Foto de grupo (incompleto)
Foto de grupo (também incompleta - faltam Tiago e Carlos Matos).
Da direita para a esquerda: A. Bernardo, A. Cipriano, J. Santos, Zé Luís, J. Menino, C. Lopes, J. Valério, J. Samarro, R. Almeida, A. Almeida, N. Santos, C. Iria.
Mais uma paragem para reagrupar. O passeio teve a extensão de cerca de 24kms.
Dos 14 elementos Zona 55 presentes, apenas 9 ostentaram o equipamento oficial, os restantes ainda se encontram a aguardar o orçamento da FullWear.
O José Samarro dizia que nunca aparece nas fotos... afinal não é bem assim. Ele é que nunca aparece aos treinos. Quase todos os restantes também nunca apareceriam nas fotos se estivessem à espera das fotos tiradas pelo J. Samarro :< Descida algo perigosa com uma extensão razoável.

Aqui o J. Samarro inadvertidamente levou ao chão um outro participante que seguia logo atrás dele e não conseguiu ter reflexos para a paragem repentina do nosso colega.
Última subida do passeio digna desse nome.
Uma excelente prestação de todos os nossos elementos...
... a mostrarem do que somos feitos.
Sem treino nada se consegue. Treino duro, guerra fácil.
O Carlos Iria, já estava tão feito à Berg que até já fazia "cavalinhos".
A escassos 4/5kms do final, fomos brindados com um excelente sigle-track.


Esperava-se pelos mais lentos.
Como não tenho fotos do final por ter rebentado o pneu traseiro na Av. 8 de Julho, que me levou a abandonar a 500 mts. do final, resta-me as fotos do almoço.
O Zé Luís brindou-nos na por todos apelidade de "Sede" da equipa, com uma excelentes tapas e bebida igualmente diversificada.
A Ana Maria, cozinheira de serviço, terminava de trinchar as carnes grelhadas. Estavam 5*
Junto à lareira (apagada), o ambiente foi animado e de amena cavaqueira.
Para terminar fez-se a deslocação para o cafézinho da ordem. Deixo aqui resgados agradecimentos ao Zé Luís e à Ana Maria pela formidável forma como receberam toda a equipa e trataram dos "esganados" atletas.
Texto: J.Valério; Fotos: J. Valério, R. Almeida e Organização.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...