sábado, 15 de agosto de 2015

Reportagem Especial: Um bttista de pagaia na mão

Antonio de la Rosa, o madrileno de 46 anos, que é conhecido em Espanha e internacionalmente pelas suas participações em desafios solitários de extrema dureza.

O grande desafio ibérico: ligar Madrid/Lisboa em paddle surf.

Estando eu a acompanhar as novidades dos Clubes BTT de Espanha e estando a ser largamente divulgada esta notícia no país vizinho, fiz questão de vir a acompanhar esta aventura. Estabeleci contatos e apresentei ao Antonio o local de excelência na sua passagem aqui pela região - o Castelo de Almourol, ficando desde logo garantida a sua paragem nesta etapa e no Castelo. Informei os amigos do Grupo Cicloturismo Barquinhense, que contataram com o Clube Náutico Barquinhense, assim como a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha ficou também conhecedora da sua passagem e paragem no local, que de imediato fizeram questão de tornar esta passagem muito especial ao atleta.

O seu grande desafio de 2015 foi esta travessia Ibérica, unir Madrid a Lisboa em paddle surf, num total de 887,86 km dividido por 19 etapas, passando por três rios. A sua aventura iniciou-se a 29 de Julho junto ao Castelo de Buitrado Lozova (Sierra Norte de Madrid) e chegou a Lisboa a 16 de Agosto.

Buitrago de Lozoya - Sierra Norte de Madrid. 

 Fotos tiradas no meio do rio Tejo e na foz do rio Zêzere em Constância.

O dia 14 de Agosto foi o grande dia da chegada ao Castelo de Almourol, já por volta do meio-dia chega Antonio de la Rosa a Constância, com vento de frente que vinha a dificultar bastante o seu percurso e também o baixo caudal do rio Tejo, em que as pessoas que conhecem bem o rio não se recordam de um nível tão baixo.  

Escolta dos atletas do Clube Náutico Barquinhense no Tejo
A primeira grande surpresa foi ser acompanhado por atletas do Clube Náutico Barquinhense desde a foz do Zêzere até ao Castelo de Almourol, tendo sido recebido também pelo Presidente da Câmara de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire, e pelo Vereador Ricardo Honório, junto ao rio. 

Da esquerda para a direita:
Antonio de la Rosa, Ricardo Honório, Fernando Freire.

Da esquerda para a direita:
Antonio de la Rosa, Jorge Rabaça (Clube de BTT Zona 55)

Foi uma magnífica receção ao amigo Antonio de la Rosa, foi excelente o contributo de todos os quantos que intervieram, Câmara Municipal de Vila nova da Barquinha, Clube Náutico Barquinhense, Bombeiros da Chamusca que fizeram o acompanhamento no rio do Castelo Almourol até à Chamusca, que foi o local final desta etapa a Vila da Chamusca.

De Constância, prosseguiu a sua navegação até ao Castelo de Almourol. Foram uns 45 minutos com o vento de frente. 

Castelo de Almourol

Cinthya, Antonio de la Rosa e a repórter da Rádio Hertz (Tomar)
 Nesta receção, o BTT foi também tema de conversa, Cinthya a namorada de Antonio é uma grande aficionada do BTT e bicicletas, e já participou em diversas provas no seu país de origem a Costa Rica tendo conseguido lugares de destaque no pódio. Como exemplos, têm a se destacar o título de campeã nacional de duatlo da Costa Rica, um magnifico 3º lugar na Rota dos Conquistadores, entre outros prémios conquistados.


“(…) Grata sorpresa pasar por Constancia y que mas de 20 piraguistas del club Vila Nova da Barquinha me estuvieran esperando para acompañarme hasta el Castillo, unos 10 kilometros, contentos de ser los primeros en Portugal y alli el presidente de la region junto con la Television nacional me hicieran un gran recibimiento, da gusto llegar a Portugal, todo son facilidades. (…)” - Antonio de la Rosa 

Chegada a Lisboa – 16/08/2015

“ir en solitario no significa estar solo” / "ir sozinho não significa estar sozinho"
                                                                                                       Antonio de la Rosa

 Reto Madrid-Lisboa en paddle surf, Antonio llega a Portugal
Desafio Madrid-Lisboa em paddle surf, Antonio chega a Portugal




Créditos à reportagem
Texto: Jorge Rabaça.
Fotos: Jorge Rabaça, Município de Vila Nova da Barquinha, Antonio de la Rosa.
Vídeo: meridianoraid