sábado, 8 de maio de 2010

Participação da equipa (Idanha-a-Nova)

Clicar no Título acima para aceder link da Organização
PARTICIPANTES:
100KMS - João Valério (Dorsal 807)
50KMS - Paulo João (Dorsal 957)
100Kms: 1.º- 04H25M- Vítor Gamito (GoldNutrition/Barbo Racing)... 243.º - 07H00M- João Valério (Zona55/PrimeiraLinha/JTT)... 533.º Último.
50kms: 1.º- ??H??M- Nuno Caeiro (D' Helvetia Team)... 318.º- 03H45M- Paulo João (Zona55/PrimeiraLinha/JTT)... 379.º Último.
Tempos ainda não disponíveis, nem n.º desistentes.

O Paulo João, que se estreou em eventos "longínquos" levantou-se pelas 05H00 e arrancou do Entroncamento com paragem em Abrantes para me (Valério) "apanhar" às 06H00. Com paragem para café às 07H00 na Est. de Abastecimento de Castelo Branco (A23), às 07H40 já estávamos em Idanha-a-Nova, depois de nos esforçarmos por conseguir acompanhar o andamento das carrinhas do BTTSor, logo após a saída da A23.

Filas para levantamento dos kits de inscrição nem vê-las! Foi chegar e andar. O Secretariado este ano estava junto à zona de partida e menos pomposo. O kit de inscrição continha o jersey comemorativo desta 5.ª edição (verde como nós gostamos), além de 3 senhas de bebida e senha de almoço.
Os cerca de 1.300 participantes começaram a chegar-se à frente na linha de partida, ali junto encontrava-se uma banca a oferecer géis e bidons, além de disponibilidade de fornecimento gratuito de óleo em spray.

Antes da partida e como já vem sendo hábito, ainda assistimos à actuação de um grupo de cantares, música e danças tradicionais, bem como, à oferta de jersey's comemorativos aos representantes das entidades locais que de alguma forma apoiaram o evento. Após isso, a transmissão de informações tidas como importantes.

A partida simbólica deu-se pouco depois da 09H00.

O Luís Cancela já se tentava enquadrar no grupo da frente.
Após a descida da Calçada Romana com um quad a fazer de pace car de forma a evitar abusos de velocidade em tão perigoso piso, inclinação e com tamanho pelotão, nova paragem para nova partida, desta vez a oficial.


A quantidade de atletas era tanta que após a segunda partida e olhando para trás e para cima, ainda se viam centenas de participantes a descer a Calçada Romana, lá ao longe, fazendo lembrar uma enorme serpente multi-colorida a arrastar-se em zigue-zague montanha abaixo.Atingia-se então zonas mais planas, mas o pelotão continuava enorme.

Algumas centenas de metros mais à frente encontrávamos a bifurcação das distâncias 50/100kms.



O tempo estava meio chuvoso e logo no início uns pingos, o que não ajudava nada à nossa tarefa de recolher muitas fotos destas lindas paisagens, pelo que tivemos também desta vez de nos socorrer a fotos de terceiros para conseguir dar um melhor panorama do ambiente em que participámos.

Valério nos 100kms e Paulo João nos 50kms, lá fomos curtindo os trilhos e sacando umas fotos.



Calçada Romana a antecer Salvaterra do Extremo, onde se situava uma das ZA's.



Descida muito rochosa para as margens do Rio Erges.


Paulo João em plena curtição.


Foto artística do Paulo João.

O Paulo João gostou tanto deste evento que já prometeu voltar no próximo ano na expectativa de encontrar meteorologia mais agradável que lhe permita desfrutar 100% dos trilhos e recolher mais fotos.


Ponto de viragem: Zarza-La-Mayor (Espanha). Com 56kms percorridos.

Lagoas enormes e bonitas que servem de bebedouro aos animais destas lindas pastagens.

O Luís Cancela prestes a terminar assegurando o 6.º lugar da geral da Maratona (105kms), subindo a inolvidável Calçada Romana de acesso a Idanha-a-Nova, a qual, eu (Valério) também consegui subir sem desmontar, volvidos 100kms. A vontade de chegar era enorme e se fosse a pé demorava mais tempo...


Chegada sob chuvíscos.
O ano passado participei na Maratona por Estafetas em parelha com o Pedro Silva e desta vez na Maratona. No próximo ano, se me for possível, irei participar na 1/2 Maratona para também conhecer aqueles trilhos!
Chegada, depois de ter tido (Valério) alguns problemas na transmissão devido à lama acumulada que me fizeram perder algum tempo e após alguma luta contra as dores sentidas nas pernas derivadas aos pés ensopados. Os objectivos dos elementos da Zona 55 Bike Team estavam cumpridos. Paulo João e Valério haviam chegado ao fim e sem problemas de maior a registar, físicos ou mecânicos. Estamos os 2 de parabéns!

O Paulo João esperou por mim e por isso só almoçámos perto das 17H00, após um banho com água morna (sem problemas) mas a festa ainda estava bastante animada. Por esta altura a chuva tinha pegado e caía a sério.


No final e como já vem sendo hábito, houve muita animação, antes, durante e depois do almoço alancharado (ou lanche ajantarado), com entrega de prémios pelo meio. Parabéns à Organização que mais um ano demonstrou grande profissionalismo.
Classificação: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Damos esta classificação por ter-mos a certeza que é, de facto, quase impossível oferecer mais e melhor pelo preço que pagámos (€20). Sem dúvida tudo excelente. Destacamos, além da invulgar beleza dos trilhos, a forma como as povoações locais se envolveram de forma tão harmoniosa com este evento, dando-lhe um brilho ainda maior. As ZA's estavam 5 estrelas e bem posicionadas. Bons apoios de socorro. Vamos voltar!
Reportagem: Texto-JV / Fotos-Zona55BkT e diversos outros participantes.

8.º Passeio Doméstico (Entroncamento)

Mais um passeio doméstico da Z55 Bike Team, juntando alguns elementos, desta vez na zona da cidade do Entroncamento, e organizado pelo Zé Santos.
Neste 8.º Passeio, apresentou-se para rolar, Rui Almeida, José Samarro, Abílio Bernardo, Nuno Santos, Carlos António, Zé Santos (organizador), João Devesa Zé Luís e Tiago Bernardo.
Concentração pelas 08H30, desta vez com os atletas a serem mais pontuais, e outros a ligarem para desistir em cima da hora, mas que nos acompanhariam no convivio e na sardinhada.




Iniciámos os passeio em direcção ao Parque do Bonito Após alguns km, entrámos na linha de água, para efectuarmos umas descidas rápidas

Uma subidinha para animar, visto que grande parte do passeio foi feito debaixo de chuva


O Zé Samarro, a mostrar uma exibição, com a primeira queda deste percurso

Já de pé a toda a velocidade para ultrapassar o grupo
O Nuno a fazer uma subida técnica
Este sim, a mostrar como se sobe

O Samarro sorri, mal sabia o que lhe esperava

Em cima da ponte da A23, aguardando a chegada dos restantes companheiros de equipa
Também o João Devesa, fez questão de mostrar como se rebola no chão, quando se escolhe mal o trilho
Já de regresso em direcção novamente ao Parque do Bonito
Belas fotos deste Parque



Aréa de Serviço, para lavagem de bikes, junto à casa do Zé Santos

Hora de almoço em Argea e uma Sardinhada, depois da sopa, onde se nos juntou mais alguns elementos, Ferreira, Abrantes, Sénica, Carlos, Cartaxo ,Iria e o irmão do Zé e os pais, a quem agradeçemos a paciência em nos aturar, e pela companhia que nos fizeram
Resume-se assim a um belo passeio, por zonas bonitas com excelentes percursos para a prática do BTT, que após um dois banhos ( um com a chuva e outro no balneario)m, complementámos com o almoço e mais um convivio.
Fotografia: Rui Almeida e Zé Santos
Reportagem e montagem: Rui Almeida