domingo, 22 de julho de 2012

Participação da equipa (São Facundo)

Participação a cargo de:
10km - Sofia Lopes | 45km - João Valério

Mais um evento com a presença de elementos da Zona 55 e o apoio da revista O Praticante, realizado pelo 2.º ano consecutivo e novamente com a nossa presença, os repetentes Sofia e Tufo. Este ano o presente evento realizou-se 2 meses mais tarde do que o ano passado, com pouca divulgação de informações e muito em cima do acontecimento.

Enquanto a Sofia se fez ao passeio guiado de 10km, eu fiz-me à distância maior: 45km, que viriam a dar um pouco mais. A concentração e partida estavam previstas para as 08H30, mas acabou por ser à hora do costume, ou seja,: 09H00. 

Juntaram-se sensivelmente 1 centena de participantes, divididos por 3 distâncias (10km guiados, 25 e 45km livres). O dia amanheceu cedo com o sol em força, a prometer criar dificuldades aos convivas.


Esta 2.ª edição teve um percurso cuja partida foi em sentido inverso ao ano anterior, com asfalto suficiente para rolar inicialmente, mas ainda assim pouco extenso, após o qual nos deparámos com uma pequena extensão de terreno com bastante areia que de tão fina fez levantar um pó imenso que veio tapar por completo o céu e não nos deixava ver mais que 1 metro à frente.

As zonas de abastecimento estiveram muito bem colocadas, onde encontrávamos fruta e água, bastante bem-vindas devido à dureza do terreno e exigência física, pois todo o percurso era feito de constantes sobe e desce, muitos deles com pedra ou areia a dificultar a progressão.

O percurso foi bem desenhado, apesar da dureza aumentada pelo extremo calor que se fez sentir, tendo a Organização aproveitado ao máximo os trilhos existentes na região, oferecendo um passeio BTT ao mais puro estilo e cobrando um preço (10€) bastante atraente face aos serviços disponibilizados.

As marcações no terreno, com fitas, placas e cal, estiveram em número suficiente, porém algumas das fitas enrolaram-se à vegetação levando a que se tornassem pouco visíveis.


Após a chegada, nada como hidratar e depois a banhoca nos balneários desportivos locais, que para este número de participantes serviu perfeitamente e tem as condições mínimas exigíveis.

O almoço foi um convívio espetacular onde tivemos o prazer de provar um delicioso frango de churrasco, mas a forma utilizada para este serviço revelou-se um pouco desajustada, uma vez que os recipientes de comida foram colocados nos extremos da ampla sala, tendo-se criado enormes filas que rapidamente esgotavam cada travessa, pois a fome era negra e a sede matava...

Eu e a Sofia a fazer um brinde aos companheiros da Zona 55 e demais amigos do pedal. Venha a 3.ª edição da Rota das Quatro Aldeias, pois já somos fãs, mas esperamos ter a companhia de mais elementos da equipa numa próxima vez.

FOTOS:


Vídeo-Reportagem Zona 55

Classificação Parcial 45km
01.º - 02:06:55 - José Sousa (individual)
02.º - 02:20:25 - Octávio Vicente (Fôjo-Zybex BTT Team)
03.º - 02:23:50 - Ricardo Rosado (CAMP)
19.º - 02:47:20 - João Valério (Zona 55/O Praticante)
41.º - 03:47:45 - Último 

Créditos à reportagem:
Textos - João Valério
Fotos - Zona 55/Organização
Filme - Zona 55

Participação da equipa (Vaqueiros)

Participação a cargo de:
40km - João Guerra, José Silva e Pedro Silva

A Zona 55 Bike Team em parceria com a revista O Praticante esteve pelo 2º ano consecutivo em Vaqueiros e desta feita fazendo-se representar pelo Pedro Silva, João Guerra e pelo mais recente elemento da equipa, José Carlos que fez aqui a sua estreia oficial ao serviço da equipa.

A concentração deste evento deu-se no Largo em que está sediada a Junta de Freguesia, onde estava montada toda a logística. 

O Zé foi o primeiro a chegar de entre os nossos elementos, seguido pelo Pedro e por último pelo João Guerra. Não foi preciso madrugar, pois o Pedro fez o levantamento dos kits no dia anterior.

Os nossos atletas faziam os últimos preparos, pois tudo indicava que este ano a saída iria ser a horas. 



Antes da partida (que foi mesmo a horas), o nosso anfitrião fazia um pequeno briefing. 

Não há registo fotográfico dos nossos atletas até ao primeiro abastecimento, mas a opinião é unânime: bons trilhos e paisagem bastante agradável! Pena foi que as marcações não fossem as melhores... As que foram feitas no chão estavam razoáveis, mas a falta de fitas em algumas zonas e fitas mal colocadas poderia ser evitado. As separações deveriam estar melhor sinalizadas porque quem se inscreve nos 20km, quer mesmo fazer 20km e não 40km ou vice-versa. A falta de pessoal em alguns cruzamentos e nas divisões dos percursos, também foram um factor negativo, o que fez com que os mais distraídos (como eu JWar), se tivessem perdido algumas vezes. Quanto aos abastecimentos estavam QB, água fresca e fruta.


A subida aos moinhos, que até nem era muito dura, mas face à deficiente marcação das separações houve muitos atletas dos 20km que vieram aqui parar, então a dada altura, esta subida mais parecia o muro das lamentações, com muita gente a interrogar-se como é que era possível vir parar aqui.







O Zé Silva já na parte final, a ser o primeiro entre os elementos da Zona 55, a fazer um excelente 13.º lugar à Geral (40km) e 3º lugar nos Veterano B.

O João Guerra, neste local já com muito tempo de atraso, depois de se ter perdido três vezes e ter falhado um dos postos de controlo, ainda assim não foi desqualificado, héhéhé...

O Pedro chegava pouco tempo depois. Não se perdeu e não falhou nenhum controlo, mas perdeu muito tempo à procura de um pesqueiro para o achigã, no Rio Alviela.

José Silva na zona de meta após excelente prestação na sua primeira "missão" ao serviço da equipa Zona 55.

 Quanto ao almoço, foi algo demorado, com muito tempo de espera entre a sopa e o segundo prato (febras grelhadas com arroz de feijão), por isso muitos atletas já nem esperaram pela sobremesa.  A entrega de prémios e sorteio de brindes também originaram alguma confusão. Primeiro a incerteza das posições obtidas pelos atletas, depois a troca de prémios entre alguns premiados, a dada altura não se percebia muito bem o que se estava a entregar, nem a quem e por fim o sorteio de brindes, que face ao facto de não pedirem a confirmação do número de dorsal e à falta de muitos atletas nesta fase, gerou alguma desconfiança entre os participantes.


A vontade de agradar desta organização é de louvar e por isso os nossos parabéns, no entanto, no capítulo do BTT ainda há muita coisa a melhorar. Boas pedaladas e desfrutem dos vosso trilhos que são magníficos! 

MAIS FOTOS:
Álbuns 4U2D

Classificação Parcial 40km categoria Elites
01.º - 01:29:40 - Sérgio Gaspar (Strix/TóBikes)
02.º - 01:32:20 - Nuno Pascoal (GDM/BTTeam Aço)
03.º - 01:36:45 - João Almeida (G. D. Volta da Pedra)
...

Classificação Parcial 40km categoria Veteranos A
01.º - 01:29:47 - Luís Coelho (individual)
02.º - 01:31:13 - Mário Filipe (Crédito Agrícola/Águias de Alpiarça)
03.º - 01:36:43 - Pedro Barrela (Ouribike)
...

Classificação Parcial 40km categoria Veteranos B
01.º - 01:30:05 - Sérgio Filipe (Crédito Agrícola/Águias de Alpiarça)
02.º - 01:30:33 - Guilherme Lopes (Borrabotas VCO)
03.º - 01:31: 51 - José Silva (Zona 55 /O Praticante)
08.º - 02:06:14 - João Guerra (Zona 55/O Praticante)
15.º - 02:24:30 - Pedro Silva (Zona 55/O Praticante)
...

Créditos à reportagem:
Textos - João Guerra (Zona 55)
Fotos - Zona 55, Organização (J. F. Vaqueiros), 4U2D.
Vídeo - Zona 55 (A publicar brevemente)