domingo, 15 de janeiro de 2017

Participação da equipa (Abrigada)

Representação a cargo de:
60km - David Gonçalves, Pedro Lourenço, João Guerra
35km - Vítor Guerra, Samuel Nabiça, João Valério


Os atletas do Clube de BTT Zona 55 deram inicio à participação em provas no ano de 2017 em Abrigada, evento no qual tivemos a nossa primeira representação de sempre e logo a começar o ano com 6 elementos em prova.

Viemos de locais diversos: David Gonçalves (Fátima), Samuel Nabiça (V. N. Barquinha), João Valério (Oeiras), João Guerra e Pedro Lourenço e Vítor Guerra (Santarém). O Samuel foi o primeiro a chegar, pelas 08h00, levantando desde logo todos os nossos dorsais calmamente. Às 08h15 já estávamos todos presentes e optámos por nos juntar à entrada da Abrigada, junto à Escola ali existente, com extenso parque de estacionamento, onde estavam programados banhos e defronte um restaurante. 

O "palco" da partida (e meta) esteve montado no centro de Abrigada, onde se apinharam a maioria dos automóveis dos participantes. Apesar de estar sol, o termómetro marcava 2º Celsius.

O João Guerra foi quem melhor se posicionou no pelotão à partida, usufruindo de um arranque mais desafogado e liberto.

O Vítor Guerra seguiu desde logo, escassos metros atrás, para os primeiros quilómetros da saída da localidade, em asfalto e com um subida pouco inclinada.

O David Gonçalves foi seguido de perto por mim e restantes elementos da equipa. 

O Pedro Lourenço e o Samuel Nabiça fecharam o nosso grupo de representantes entre os mais de 300 participantes que ali estiveram presentes.

Os campos estavam ainda branquinhos de tanta geada que havia caído durante a noite. A aragem era fria. Os primeiros quilómetros foram constantes sobe e desces, mais subidas que descidas, mas nem por isso conseguia aquecer.


Os nossos representantes iam-se fixando no pelotão e marcando posição entre eles, mostrando desde logo as respetivas formas físicas atuais pós-excessos de Natal.


Para onde quer que olhássemos só víamos serra. Picos por todos os lados, que concerteza teríamos o prazer de conhecer algumas delas.

Da minha parte, um problema no meu desviador traseiro levou-me a repensar a minha continuação na distância Maratona, uma vez que não conseguia colocar mudanças, optando mais tarde por seguir para a distância menor e assim acabar por ser desclassificado no final. 


O Samuel Nabiça optou também por seguir para a Meia-Maratona, devido a dificuldades físicas sentidas, acabando também por ser desclassificado no final, uma vez que estava inscrito na Maratona.


Os percursos estiveram sempre muito bem marcados, com diversos apoios ao longo dos trilhos e diversas ajudas nos cruzamentos com rodovias mais complicados. As zonas de abastecimento estiveram também bastante variadas em ofertas. 



As dificuldades sentidas nos percursos foram muitas, especialmente na distância maior, onde o trilho infestado de pedra os levava ao topo da Serra de Montejunto, com bastante inclinação, principalmente na terceira parte e última ante de atingir o topo mais elevado. 



Na descida e regresso a Abrigada, também não se podia descansar, pois o terreno exigia atenção e técnica qb para enfrentar os trilhos desafiadores. O dia foi avançando mas o frio parecia permanecer.


Os percursos tiveram locais muito bonitos e espetaculares, onde vimos bastante trabalho da Organização na abertura e limpeza dos trilhos. 


O Samuel Nabiça foi o primeiro da equipa a cortar a meta, mas o Vítor Guerra foi o único da equipa a classificar-se na distância da Meia-Maratona, pois João Valério e Samuel estávamos inscritos na Maratona.

O David Gonçalves foi o primeiro da equipa a cruzar a meta na distância Maratona. 

Poucos minutos depois chegou o Pedro Lourenço, que não conseguiu acompanhar o ritmo do David. 

E lá chegou o João Guerra, que teve o azar de partir um raio da roda de trás já após a subida a Montejunto. 



Tivemos o azar de tomar banho na Escola, onde a água não dava mão. Se alguns de nós enfrentaram água a ferver que dava para depenar frangos, outros tivemos de suportar temperaturas a rondar os 0º que até a pele ficava roxa... enfim, uma situação a rever pela Organização caso queiram voltar a disponibilizar este local para banhos. Nenhum de nós se inscreveu com almoço, mas acabámos por almoçar por ali, no restaurante Hexágono, situado defronte ao parque onde tínhamos os carros estacionados. Em jeito de balanço final, nada mal para começarmos o ano, um grupinho bem porreiro que juntámos em Abrigada a fazer uma das coisas que mais gostamos... btt!

Percursos da 6.ª Maratona BTT Abrigada realizados
Percurso da Meia Maratona = 34,75km c/ 762m D+
Percurso da Maratona = 62,42km c/ 1577m D+

CLASSIFICAÇÕES
001.º - 01:28:03 - Mário Guterres (Sport União Colarense)
002.º - 01:30:12 - Luís Prata (Academia Joaquim Agostinho)
003.º - 01:30:54 - Jorge Francisco (individual)
066.º - 02:04:57 - Vítor Guerra (Clube de BTT Zona 55)
160.º - 03:55:42 - Último
DCL -
DCL -

001.º - 02:51:07 - Davide Machado (Firstbike Focus Team)
002.º - 02:53:59 - Luís Ferreira (Team A&R Aguiar/Coelho Seguros/Tó Bikes)
003.º - 02:55:41 - Davide Marques (Nutrimania Sports Nutrition/360º Bike Trail)
093.º - 04:17:43 - David Gonçalves (Clube de BTT Zona 55)
098.º - 04:24:49 - Pedro Lourenço (Clube de BTT Zona 55)
102.º - 04:33:48 - João Guerra (Clube de BTT Zona 55)
126.º - 05:49:10 - Último

ÁLBUNS FOTOGRÁFICOS

Créditos à reportagem
Texto: João Valério
Fotos: Paulo Gaspar, SJL Fotos