sábado, 20 de outubro de 2012

Participação da equipa (Santarém)

Representação a cargo de:
João Guerra, Rui Almeida e José Silva (40km)

No passado dia 20 de Outubro em Santarém, ocorreu mais uma grande maratona de BTT, inserida naquela que é sem dúvida a maior festa das bicicletas no nosso país: "O Festivalbike".

A Zona 55 com vários atletas a residir perto desta cidade, não deixou de estar presente neste evento que só pelo facto de estar inserido no festival, o torna espetacular.

O ambiente festivo, o convívio,  a multidão de bttistas e de público e tudo o que rodeia esta maratona cria uma certa adrenalina  que só por si faz desculpar o que de menos bom há neste evento, como por exemplo, o fraco traçado do percurso e o preço excessivo das inscrições.


Voltando à prova, depois foi colocar as máquinas na grelha de partida, voltava-se a conviver mais um pouco com os amigos até à hora da partida.




Esta era uma prova a contar para a Taça, por isso ouve quatro partidas: Maratona Federados, Paraolímpicos, Maratona Promoção e Meia Maratona.



A partida para a Meia Maratona, onde estavam todos os atletas em representação da Zona 55, deu-se cerca das 09H45.


No primeiro km, logo uma das maiores dificuldades do dia, subida ao Hotel, ainda a frio.










O Zé (foto em cima) e o Rui (foto em baixo), sensivelmente a meio da prova, rodeados de adversários por todo lado, o que foi uma constante do princípio ao fim, sempre muita gente ao nosso lado.

O abastecimento, foi de facto um dos melhores que já vi, um espaço bastante amplo (campo de futebol) e com muita diversidade de alimentos (barras, gel, fruta,água, bebidas isotónicas).

Quanto às marcações, nada a dizer, estava muito bem sinalizado, mas também como fomos sempre em pelotão do principio ao fim, não havia como enganar.

Os trilhos escolhidos pela organização, a meu ver, não foram os melhores: muito estradão, zero singles, poucas zonas técnicas, ou seja, com a diversidade de trilhos que temos na nossa região, poderiam ter feito uma escolha melhor.

  
O público também foi uma constante durante toda a prova, sempre a incentivar e a aplaudir a passagem dos atletas.






Muito público na chegada o que é sempre bom, e muitos atletas junto à meta o que é mau, porque gerou uma autentica confusão, que também não havia necessidade.

O almoço e a entrega de prémios, cinco estrelas.

Resumindo, como é no meu quintal e está inserida numa das maiores festas de bikes da Península Ibérica, provavelmente para o ano cá estarei, mas meus senhores, por favor revejam o preço das inscrições e quanto aos trilhos, se quiserem uma ajudinha é só pedir! NOTA: 6 em 10.

+ FOTOS

Participar do Rescaldo Fórum BTT


Vídeo-Reportagem BTT-TV

CLASSIFICAÇÃO GERAL 
0001.º - 01:35:45 - Jóni Brandão (Full Racing Team)
0002.º - 01:35:50 - José Costa (X Bike)
0003.º - 01:35:55 - António Barbio (Mortágua)
0052.º - 01:47:16 - José Silva (Zona 55 Bike Team)
0300.º - 02:03:22 - João Guerra (Zona 55 Bike Team)
0613.º - 02:20:57 - Rui Almeida (Zona 55 Bike Team)
1364.º - 03:11:18 - Último

Créditos à reportagem:
Textos: João Guerra
Fotos: Zona 55, O Praticante, Organização, Rui Alexandre, Afonso Estevão, Hernani Amaral,Jorge Lopes, José Bento e BTT-TV.
Vídeos: BTT-TV, Zona 55 (brevemente)