domingo, 4 de janeiro de 2015

Participação da equipa (Pontével)

Representação a cargo de:
60km - João Guerra e Pedro Lourenço

O primeiro passeio de btt do ano começou frio, muito frio, saímos de casa com -2 graus celsius. No dia 4 de Janeiro lá rumamos a Pontével para aquele que, sendo já um “habitué”, não deixa de nos surpreender pela positiva. Não só pelo ambiente agradável que se vive neste início de ano, mas também pelo convívio, pela organização e pela presença de tantas personalidades que na maioria das vezes apenas vemos nos meios de comunicação social: Marco ChagasDavid RosaHernani BrôcoMichael IsidoroVanessa FernandesAna AntunesJosé SilvaIsmael GraçaLuís CordeiroHugo “Espigão” Carvalho, os irmãos Nelson e Sérgio Rosado da equipa “Bike Angels”, Vítor Gamito, que são também os nossos ídolos, ou não fossem eles ciclistas.

O percurso iniciou-se no centro da Vila, com música ambiente e entrevistas às diversas personalidades que entretanto se foram chegando à linha de partida. O que, para além de entreter a malta, deram uma prespetiva das atividades que se vão fazer ao longo do ano 2015 e onde estarão presentes os nossos ciclistas de topo.

Logo que soa o estrondo do foguete, a malta lá se vai desenvencilhando num mar de bicicletas, tentando desentorpecer as pernas de tanto frio e, após uma breve passagem pelo centro da Vila, lá iniciámos a incursão pelos estradões de terra batida. Todo o percurso foi banhado por uma fina camada de geada que caiu durante a noite e que esbranquiçava a paisagem, apesar de não ser incomodativo, acabava por causar uma ou outra escorregadela que valeram algumas quedas pouco aparatosas.


O traçado foi todo ele rápido, muito embora existissem uma ou outra subida mais difícil. A velocidade fez parte de todo o percurso, facto esse que acabou por se traduzir numa hora e cinquenta e oito para o primeiro a cortar a meta dos 60 km - realmente impressionante (30km/h de média parece uma prova de estrada)!



O percurso esteve sempre muito bem marcado, as zonas de assistência impecáveis, incluindo espaços para alguma ajuda mecânica que me permitiu seguir viagem após alguns pequenos incidentes na bicicleta. As zonas de transição onde era necessário atravessar estradas nacionais ou municipais estavam muito bem marcadas, sempre com a presença de alguém para evitar qualquer acidente.


Para além dos estradões que fizeram grande parte do percurso, e bem agradáveis por sinal para este reinício de época, já que, depois do natal e do ano novo, é preciso voltar a afinar a técnica para os trilhos mais complicados que aí vêm, também fomos brindados com dois ou três “singles” que, não sendo muito técnicos, deu para aquecer e relembrar que o btt não é só dar ao pedal. 





Apanhámos também alguma lama o que, como acontece nestas situações, vai aumentando o grau de dificuldade à medida que os ciclistas vão passando, ficando quase um pântano ao fim de algumas dezenas de passagens, não sendo no entanto problemático uma vez que se tratava de um ou dois locais sem grande expressão.


O passeio terminou exatamente no mesmo local da partida, onde existia mais um ponto de abastecimento para quem precisasse de repor energia. Sempre com música ambiente e muito boa disposição.

Todo o passeio se fez acompanhar de um dia frio mas muito solarengo que tornou este passeio bastante agradável!
Concluído que foi o passeio, lá rumamos aos banhos, desta feita, na escola EB 2+3 de Pontével, onde foi possível tomar um duche quente e um almoço retemperador sempre em convívio.

Este é um daqueles passeios de btt que fazemos todos os anos, sendo um dos primeiros do ano é por natureza debaixo de frio intenso ou de chuva, mas que não deixa de ser agradável, não só pela boa organização, mas também pelos trilhos bem agradáveis e sobretudo por partilharmos esses trilhos com alguns dos nossos melhores ciclistas nacionais.

Para mim, que não deixo também de ser já um “habitue” neste passeio. Uma ou duas quedas, sobretudo, depois de tanta volta de estrada para fugir à lama do inverno, por muito pouco técnico que seja um percurso de btt, andar no trilho exige sempre algum jeito. Ou talvez fossem as rabanadas a mais que nos fizeram perder um pouco desse jeito.
Seja como for, para o ano lá estaremos!


CLASSIFICAÇÃO GERAL
Maratona 60km Masculinos
001.º - 01:58:06 -  Micael Isidoro (Micael Training Sistem/Louletano Dunas Douradas)
002.º - 01:58:06 - Hernani Brôco (Clínica Hernani Brôco - Fisioterapia e Desporto)
003.º - 01:59:25 - Carlos Gomes (R Bikes)
090.º - 02:45:47 - Pedro Lourenço (Zona 55 Bike Team)
100.º - 02:54:00 - João Guerra (Zona 55 Bike Team)
130.º - 03:54:29 - Último

ÁLBUNS FOTOGRÁFICOS


Créditos à reportagem
Texto: Pedro Lourenço
Composição: João Valério
Fotos: 4u2d, Casais Lagartos Bike Team, Organização e Zona 55.
Vídeo: Zona 55

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...