domingo, 4 de dezembro de 2011

Participação da equipa (Estremoz)

O nosso representante foi João Valério, nos 50km.

A 1.ª representação da Zona 55 neste evento BTT dos Ganhões ficou a cargo do João Valério, com uma deslocação de 135kms a partir da sede até terras alentejanas para este evento integrado na XIX Cozinha dos Ganhões. Saída de casa pelas 06H30, ainda noite, na companhia da  também elemento da Zona 55, Sofia Lopes, que desta vez foi fazer assistência. A acompanhar-nos seguiram representações do Fôjo-Zybex BTT Team e do BTT Sardoal.

O dia amanheceu frio, mas sem chuva. Após a partida desde o interior de um pavilhão no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, os cerca de 200 participantes deslocaram-se em direcção à Serra d'Ossa, não sem antes se mostrarem pelas bonitas ruas históricas de Estremoz, sempre em ritmo cruzeiro. Tive o azar de logo após a passagem asfalto/terra batida, ter sido forçado a paragem de alguns minutos para desmontar o elo de corrente, uma vez que após um salto a corrente deu 2 nós e parti um dente do prato pedaleiro que passou a ter somente 41.

Após cerca de 5kms os percursos separaram-se e foi ao km 20, após uma subida suada, que se situava o 1.º abastecimento da distância maior, numa bonita passagem vaivém dividida por fita, com excelentes paisagens a brindar os atletas.

Cerca do km 28, após grande exigência física com a imposição de uma subida com cerca de 3kms, os atletas atingiram o ponto mais elevado deste evento, onde a paisagem é fenomenal sobre a bonita Serra d'Ossa. Aqui encontravam-se diversos elementos da Organização, onde quase nada faltava, nem febras na grelha.
A aragem bem fresca não convidava a permanecer e, após captar umas imagens e reposição de líquidos, era hora de voltar aos trilhos, desta feita para desfrutar de uma descida a velocidade warp.

Os elementos da Organização lá nos iam avisando: "- A Serra d'Ossa faz mossa!", mas também convidavam o pessoal a provar a pinga da região para dar mais ânimo aos atletas.

Já de regresso à planície, sim porque o Alentejo também tem subidas e não estou a falar de montes tal como pudemos atestar, após passagem por uma zona espectáculo de single tracks fenomenais, novamente encontrámos uma ZA, sempre com colaboradores simpáticos e rodeados de paisagens inesquecíveis, algumas a lembrar até zonas de montanha do norte da Europa. 

Até final do percurso ainda tempo para fazer mais umas filmagens e também para ter mais alguns contratempos devido a problemas mecânicos com a corrente, tal como aconteceu com outros companheiros, no entanto, o terreno até se encontra excelente para rolar, sem lama e seco.

Foto junto à meta, que se encontrava posicionada exactamente no mesmo local onde na semana anterior se havia desenrolado uma exibição de Moto Freestyle, ainda se notando a borracha no chão, ou pensavam que eram travagens do pessoal das biclas para pararem na meta!?... eh eh eh

Renato Valério (Fôjo-Zybex BTT Team) e João Valério (Zona 55 Bike Team), os manos a representarem equipas diferentes. A zona de banhos obrigou os atletas a fazerem uma pequena deslocação de cerca de 1,5km, até ao complexo de piscinas de Estremoz, onde se notou a falta de cabides ou bancos para colocação das roupas secas.

Novamente de regresso ao Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, era hora de almoço, havendo já então chegado os últimos atletas. Espaço para almoçar não faltava...

O almoço, como não podia deixar de ser, visto estarmos no Alentejo, foi Rancho. Para quem não sabe, é idêntico ao cozido à portuguesa, mas tem grão ao invés de couves e outras hortaliças. Para acompanhar, um belo vinho da região, como não podia deixar de ser.

A Organização, juntou-se também à causa solidária "Juntar Tampinhas para a Inês", tendo sido angariadas quase 2 toneladas de tampinhas, um recorde. Recordamos que este projecto solidário teve o seu aparecimento no BTT pela mão do Fôjo-Zybex BTT Team, em Rossio ao Sul do Tejo no dia 18 de Setembro de 2011, na 2.ª Maratona "No Trilho do Lobo". Prosseguiu depois com a Zona 55 Bike Team em Torres Novas a 02 de Outubro, na 2.ª Maratona Zona 55. De seguida foi a vez do Grupo de Cicloturismo Barquinhense entrar em acção a 06 de Novembro, aquando o 2.º Raid Barquinha Viva, em Vila Nova da Barquinha, vindo agora a culminar com o Sobe e Desce Team, neste evento em questão.

Depois de almoço, reunidas as tropas, rumámos ali ao lado onde se encontrava então a decorrer a XIX Cozinha dos Ganhões. Almoçar outra vez? Nem pensar, que já íamos cheios, mas há sempre espaço para uma ginginha e para abater a barrigada lá demos umas voltinha pelo pavilhão.

Para terminar em beleza a nossa visita a Estremoz, ainda assistimos à actuação do Rancho Folclórico de Évoramonte, com a promessa de voltarmos num próximo evento.

Track do Percurso Realizado:

O Nosso Vídeo do Evento

Classificações Parciais 50km:
001.º - 02h21m53s - Fernando Carriço (Clube de Praças da Armada)
002.º - 02h23m57s - Fernando Rosado (individual)
003.º - 02h26m14s - Nuno Gil (Arte Ferro - Sérgio Coelho / Biciaventura)
074.º - 03h38m11s - João Valério (Zona 55 Bike Team)
104.º - 04h38m01s - Último

CLASSIFICAÇÕES GERAIS: 30km / 50km


Créditos à reportagem:
Textos: João Valério
Fotos: João Valério (Zona 55), Aldo Soares, Organização.
Track: Organização (30km / 50km)