sábado, 8 de junho de 2019

Participação da equipa (Abrantes)

Participação a cargo de:
David Gonçalves e João Valério


Na 8.ª edição da RUNA o Clube de BTT Zona 55 voltou a estar representado após 1 ano de interregno e, simultâneamente, levámos a cabo a recolha de material (imagens e vídeo) para posterior promoção e divulgação deste evento. Enquanto o David Gonçalves pedalou "solto" de responsabilidades, coube-me a mim (João Valério) a recolha de vídeo e ao Jorge Rabaça a recolha de fotos e alguns vídeos.

 
Ao contrário da edição anterior, onde estive presente só a recolher imagens vídeo e optei por não participar devido à chuva intensa que caiu à data, desta vez o tempo esteve impecável, temperatura amena mas bastante vento com a chegada da noite.


 
Estavam inscritos 135 participantes, dos quais 3 não se apresentaram à linha de partida, ainda assim o manto colorido que se estendeu por todo o centro urbano de Abrantes foi digno de se ver e animou bastante aquilo que seria mais uma noite monótona dentro da cidade.


No geral o percurso foi bastante idêntico às anteriores sete edições. Um percurso misto de 4,35km, com partida (em patamar) do Jardim da República, seguindo depois para uma longa descida em lajes a que seguiu a subida (asfaltada) mais longa e inclinada da pista improvisada, passando daí ainda em asfalto para um sobe e desce em terra batida em redor do Outeiro de São Pedro com ampla vista sobre o Rio Tejo e prolongamento em paralelos e asfalto. 

 
 
 
 
Seguiu-se nova subida bastante curta e íngreme em terra batida, que dava acesso para uma volta completa em redor dos jardins da Fortaleza de Abrantes, seguindo ainda em terra batida para o circuito de manutenção. 

 
 
 
 
 
Dali subimos finalmente ao interior da Fortaleza pela sua porta principal, onde demos uma volta completa ao redor do seu perímetro interior, saindo de seguida para uma passagem pelo interior do Parque Radical, saindo descendo uma curta escadaria, dali uma descida em paralelos lançou-nos para o interior da zona velha da cidade com corredores centrais feitos em laje.

 
 
 
 
 

 
 
 
De regresso ao centro da cidade "visitámos" diversas praças e pracetas onde muito público assistia e aplaudia. As 2 zonas-espetáculo já utilizadas em edições anteriores localizavam-se este ano no último quilómetro, primeiro as pranchas sobre as escadarias da Igreja de S. João Baptista e terminando sobre o estrada de uma carrinha, na segunda zona (Praça Barão da Batalha) foi utilizada novamente outra carrinha sobre cuja caixa estavam colocadas pranchas metálicas obrigando a um pequeno salto, após o que uma pequena subida em paralelos nos lançava novamente no início da linha de partida/meta.

 
 
Na zona onde estava colocada a reta da meta, localizava o fornecimento de águas e abastecimentos sólidos incluídos na inscrição e disponibilizados pelo staff da Organização, mas também, para as equipas que assim o solicitaram, barraquinhas de apoio exclusivo a essas mesmas equipas, estivessem eles a participar competitivamente ou simplesmente a título puramente prazenteiro, assim se alteravam os tipos de apoios (isotónico versus mini, laranjas e barras versus febras e petiscos...). O percurso esteve todo ele muito bem marcado e vedado, com um visível empenho de todo o staff a assegurar de que nada nem ninguém se intrometia no interior da pista sem as devidas cautelas.

 
 
 
 
 
 

 

 
 
No final tudo correu sem incidentes de maior, o pessoal divertiu-se bastante que é o mais importante e acima de tudo convivemos numa noite espetacular. Para finalizar tivemos direito a caldo verde, pão com chouriço e uma bebida. Muitos parabéns à A.C. BTT Fôjo por mais uma edição espetacular e não deixem acabar este evento que delicia tanta gente. Obrigado também ao público presente.



001.º - 15 voltas em 03:01:00 - André Pereira (Ultra Pedal)
002.º - 15 voltas em 03:05:13 - Milu Ribeiro (Batalha Bikers)
003.º - 15 voltas em 03:09:41 - Diogo Veigas (20km Almeirim/O Forno)
060.º - 12 voltas em 03:14:59 - David Gonçalves (Clube de BTT Zona 55)
107.º - 08 voltas em 02:44:05 - João Valério (Clube de BTT Zona 55)
132.º - 01 volta ... último


ÁLBUNS FOTOGRÁFICOS
Uma excelente equipa de "pros" esteve no terreno a captar as melhores imagens possíveis...







RESUMO EM VÍDEO
by Clube de BTT Zona 55
Por João Valério com a colaboração de Jorge Rabaça, Rodrigo Assunção e Renato Valério.

Créditos à reportagem
Texto: João Valério
Fotos: Jorge Rabaça, Rodrigo Assunção, Urbina Varela e João Leitão.
Vídeo: João Valério