domingo, 5 de novembro de 2017

Participação da equipa (Almagreira)

Representação a cargo de:
45km - David Gonçalves, João Valério


No aniversário da 10.ª Edição deste evento, onde estivemos representados nas últimas 6 edições, estavam inscritos 500 bttistas para cumprir a distância única de 45km. Apesar do valor da inscrição ser bastante acessível (8€ com almoço incluído) para esta zona do país, as ofertas foram diversas e o frontal de qualidade.

Este evento, devido à existência de bons prémios monetários para os pódios dos diversos escalões, costuma contar com a presença de atletas bem conhecidos, vindos um pouco de todo o país. 

O levantamento dos kits de inscrição foi feito com rapidez, dada a boa Organização do secretariado do evento, onde também estavam disponíveis bolinhos, fruta e águas.

Desde cedo os participantes começaram a posicionar-se na manga de partida, com o objetivo de saírem o mais na frente possível, principalmente os que tinham por objetivo uma boa classificação.


Eu e o David ficámos sensivelmente colocados a meio do pelotão para a partida, cuja participação e objetivos eram simplesmente lúdicos.


A partida foi dada sensivelmente à hora declarada e o extenso pelotão para a distância única de 45km, lentamente foi-se esticando, sendo a velocidade inicial bastante elevada, pois todos queriam desembaraçar-se para conseguirem chegar às zonas de single track o mais soltos possível.



Com o percurso sempre muito bem marcado por fitas, placas, cal no chão e staff, foi fácil seguir a direção correta, porém nunca foi fácil seguir sem companhia. 




Apesar da brisa fresca, a manhã esteve sempre ensolarada e o piso estava fantástico após ter chovido dias antes, permitindo boas médias horárias. 



De quando em vez, sempre que nos deparávamos com um single track, alguns deles com algumas centenas de metros, rapidamente se formavam filas devido à exigência técnica.  






De as diversas zonas de passagem interessantes, a que mais se destacou foi a passagem pelo interior das instalações de um desativado galinheiro, cujo trilho estava ladeado por caixas de ovos... vazias. 



Quase sem nos apercebermos, já estávamos de regresso a Almagreira com os 45km cumpridos, em cuja meta nos esperavam líquidos e sólidos para recuperação do esforço empregue.


O almoço foi composto de porco no espeto, bem regado, pois claro, após o que se seguiram as cerimónias de atribuição de prémios. 


Entre os presentes, talvez a mais conhecida bttista da atualidade, Celina Carpinteiro, que não deixou os seus créditos por mãos alheias, vencendo destacadamente na sua categoria. 



Foram aproximadamente 45km com um acumulado positivo de 867m. Poderás descarregar o track do 10.º Raid BTT Terras de Almagra aqui, mas atenção, há diversas zonas que passam por propriedades privadas.

ÁLBUNS FOTOGRÁFICOS
Luís Simões
Organização

001.º - 01:58:18 - Bruno Sancho (individual)
002.º - 01:58:20 - Ismael Graça (individual)
003.º - 01:58:22 - Nuno Inácio (Jorbi/Prototype)
096.º - 02:32:39 - David Gonçalves (Clube de BTT Zona 55)
183.º - 02:50:16 - João Valério (Clube de BTT Zona 55)
468.º - 04:52:52 - Último

Créditos à reportagem
Texto: João Valério
Fotos: João Valério, Luís Simões, Maria de Fátima Gonçalves, Organização

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...