domingo, 3 de setembro de 2017

Participação da equipa (Carregueira)

Representação a cargo de:
35km - José Silva

Resumo da 5ª etapa do Troféu Open Meia Maratona Santarém/Pódio BikeShop - Carregueira, 3 de Setembro de 2017:


Realizou-se no passado dia 3 de setembro a 5ª Maratona BTT "Trilho das Represas" - Carregueira, inserida no Troféu Open Meia Maratona Santarém/Pódio BikeShop. Evento com duas distâncias a percorrer, meia maratona 35 Km e 60 Km Maratona.


Partia para esta última etapa do troféu com o 1º lugar no troféu garantido, mas sempre com o objectivo de alcançar o melhor resultado possível. A minha inscrição foi para a distância de 35 kms. Partida dentro do horário previsto em piso de asfalto com uma viatura da organização na frente até à entrada na terra.


Prova realizada com temperaturas amenas, com 115 participantes inscritos na meia maratona, e 46 inscritos para a maratona entre promoção e federados. Local de partida e chegada junto à sede do Grupo Motard da Carregueira onde estava o secretariado e banhos nos balneários do ringue desportivo sem grandes condições (água fria).


O percurso com cerca de 38 kms em piso com bastante areia e pedra solta, apresentava uma altimetria com cerca de 700m, com alguma exigência técnica a nível de singles mas também com zonas bastante rolantes, marcado com fitas, setas e cal, nem sempre visíveis, e placas nas zonas de perigo, elementos da organização colocados nos locais de travessia de asfalto, abastecimentos bem colocados.









Em relação ao almoço, não tenho qualquer comentário, porque não fiquei para almoçar. Em relação aos banhos, as instalações não apresentavam grandes condições. Em relação à minha prestação, mais uma vez a pouco visibilidade de algumas fitas a ditarem a minha classificação final, uma vez que, a cerca de 3 km para o final um engano atirou-me para a terceira posição quando seguia em 1º do escalão Veteranos C.

CLASSIFICAÇÕES GERAIS
001.º - 01:34:42 - João Macedo (Ass. 20km Almeirim/Rest. O Forno)
002.º - 01:34:47 - Hugo Moreira (C.D.M./Pódio Bike Shop)
003.º - 01:34:56 - Leonardo Marcelino (Róódinhas/Santos Silva)
022.º - 01:52:15 - José Silva (Clube de BTT Zona 55) - 3.º Vet. C
115.º - 04:33:26 - Último


ÁLBUNS FOTOGRÁFICOS


Créditos à reportagem
Texto: José Silva
Fotos: Zézita Rodrigues

Participação da equipa (São Miguel do Rio Torto)

Representação a cargo de:
45km - João Valério

Mais um ano em que me desloquei a este evento "perto da porta" e onde, por norma, costumo ter azar... lembrando-me do ano passado, onde não pude participar porque no caminho a bicicleta soltou-se da calha do tejadilho e andou aos saltos pelo alcatrão, mas sou perseverante e todos os anos volto! 

Estiveram presentes um total de 64 bttistas para a edição de 2017 dos Cabeços de São Miguel, sendo que 23 participaram na distância maior (45km) e os restantes na menor (25km), tendo eu, como é habitual, participado no percurso mais extenso. A partida foi à hora marcada (9h00).

Após a partida, rápida, rolámos por escassas centenas de metros e fizemos uma original passagem pelo interior das instalações e em redor do campo de futebol local, para logo de seguida começarmos uma descida rápida e longa, mas logo a seguir, fazendo jus ao nome do evento, fomos brindados por uma extensa e inclinada subida.



Subidas e mais subidas, constantes sobe e desces foram o prato do dia. Quando se podia rolar era aproveitar e dar o máximo, mas nem sempre, porque havia zonas com bastante pedra. 

Algumas passagens por zonas de pinhal bem divertidas, onde algumas delas já estavam cinzentas vítimas dos últimos incêndios. 


 Uma das zonas onde o percurso em single track estava minado de pedras.


A segunda parte do percurso maior era mais rolante, mas mantinham-se os sobe e desces, por vezes cotovelos onde se exigia alguma técnica. 



A apenas 16km do final, quando rolava integrado num pequeno grupo de bttistas e a meio de uma subida, o desviador traseiro deixou de funcionar. Parei e apercebi-me de que um dos parafusos do dropout havia desaparecido, o que impedia o desviador de funcionar normalmente. Com a ajuda de um participante lá consegui meter a roda no sítio e, com bastante cuidado e calma, lá consegui chegar ao final montado. A tradição manteve-se e, mais uma vez, o azar bateu-me à porta.

 Consegui cruzar a meta, ainda assim sem ser o último a fazê-lo e sem ter de fazer parte do percurso apeado. Desta vez não fiquei para o almoço por motivos familiares, o que foi pena, pois por apenas +2€ tinha direito a almoçar neste evento de cariz familiar, inscrição económica (8€) e durinha qb. Em 2018 espero ter disponibilidade para voltar a participar.


CLASSIFICAÇÕES GERAIS

01.º - 01:59:12 - Octávio Vicente (individual)
02.º - 02:11:54 - Miguel Santos (Tenrinhos da Bicla)
03.º - 02:17:16 - Bruno Antunes (G. C. Barquinhense)
18.º - 02:52:31 - João Valério (Clube de BTT Zona 55)
20.º - 03:03:43 - Último

Créditos à reportagem
Texto: João Valério
Fotos: João Valério, Organização