domingo, 27 de outubro de 2013

Representação da equipa (Abrantes)

Representação a cargo de:
João Valério

Pelo 2.º ano consecutivo, integrado na XII Feira Internacional de Doçaria Tradicional, em Abrantes, realizou-se a 2.ª Edição "Na Rota da Palha de Abrantes", um evento btt guiado com a distância única de 20km, um percurso semi-urbano com organização a cargo da equipa Branquinhos do Pedal (Chainça - Abrantes).

Com o amigo José Quintela, no local de partida, junto à antiga gare rodoviária dos "Claras". Havia a possibilidade de inscrições no próprio dia, tendo sido assim que cerca de metade dos participantes optaram por fazer. A inscrição incluía seguro e 1 t-shirt (ainda estou à espera que me enviem o mail para ir levantá-la). O Secretariado esteve medianamente, mas se tivesse aberto à hora prevista, concerteza tinha corrido muito melhor!

 Simultaneamente, estiveram presentes elementos/amigos do João Paulino, que sensibilizaram para a causa "Deixa-me Viver!", uma causa solidária que visa angariar fundos para o João se deslocar à Alemanha afim de ser operado a um tumor. Embutido do autêntico espírito solidário da equipa Zona 55, colaborei também, na aquisição de 1 t-shirt alusiva e dando um donativo. Há que ajudar quem precisa e há sempre quem esteja pior que nós.

A partida estava marcada para as 09H00, mas atrasou... e de que maneira. A manhã estava com algum nevoeiro e bastante fresca, por isso todos os presentes ansiavam pelo começo do passeio.

 Finalmente lá partiu o pelotão de cerca de 1 centena de bttistas, primeiro pelas ruas do centro da cidade e depois em direção ao Parque Urbano de São Lourenço e Abrançalha, onde tivemos de fazer uma pequena paragem para reagrupar o extenso grupo guiado.


Na povoação de Rio de Moinhos esteve montada a zona de abastecimento, com sumos e água, sandes e, como não podia deixar de ser, muitos doces tradicionais. Entretanto o sol já havia "empurrado" o nevoeiro e tornou-se um óptimo dia para passear de bicicleta.


 Seguimos de novo, desta vez tomando o trilho do Caminho do Tejo GR12.


Rolámos em ritmo baixo em direção ao Casal da Preta, por uma subida que levou alguns menos experimentados e habituados, a descer das biclas, mas todos se divertiram, até os pequenitos, que não se fizeram rogados em participar.


Rolámos maioritariamente em terra batida, cujos trilhos estavam excelentes, apesar de por vezes encontrarmos alguns regos até profundos, devidos às chuvas que caíram por estes dias, a cruzarem o caminho.


Desde já faço a convite a todos para aparecerem na próxima edição e, aproveitem para trazer convosco as caras-metade e os filhotes (quem os tenha), pois este é um passeio bastante divertido e de dificuldade fácil, até para os menos treinados. De seguida poderão visitar a Feira da Doçaria (nham, nham).

Para terminar, tirámos uma foto com todos os participantes, num bonito colorido.


Texto: João Valério
Fotos: João Valério (Zona 55) e Luís Roseiro (Branquinhos do Pedal)