domingo, 29 de novembro de 2009

Participação da equipa (Abrantes)


MARCARAM PRESENÇA (40kms):
Filipe Rodrigues e João Valério

Apresenta-se abaixo a classificação oficial e é com alguma relutância que o fazemos, pois não houve rigor nem nos tempos nem na classificação em si. Senão vejamos, eu (Valério-14.º) nunca parei e o meu marcador contava 02:18m e cheguei depois do Paulo Cruz (15.º) e talvez cerca de 3 a 5min. depois do Filipe Rodrigues, fora outros dados que não possuo nem tenho conhecimento. Assim como o 1.º classificado penso ter feito cerca de 01:30m. Desde já lamentamos o sucedido e é uma situação a melhorar numa próxima organização da C.M.A..
Classificação Oficial:
1.º Hélder Aparício (BTT Sardoal) - 01:44m
12.º Filipe Rodrigues (Zona 55 Bike Team) - 02:05m
14.º João Valério (Zona 55 Bike Team) - 02:06m
106.º Joaquim Santos (Fôjo-Zybex BTT Team) - 03:34m

A noite havia sido bastante chuvosa e o resto do dia esperava-se igual, no entanto... nada nos fazia prever, quando chegámos cerca das 08H30, o elevado número de participantes que marcavam presença sem medo de se molharem!


Filipe Rodrigues e João Valério, pela 1.ª vez a disputarem a mesma distância num mesmo evento iriam "medir forças" numa vertente competitiva amigável.

Estiveram presentes cerca de 170 atletas, divididos pelas distâncias de 20kms e 40kms.

A partida atrasou... mais uma vez os pontuais aguardaram os dorminhocos...


Lá íamos preparando para o que se adivinhava ser uma manhã de mares de lama, poças de água e escorregadelas. Enfim, rebentar com o material...


Soou o apito da partida! Frio e pingos de água eram os primeiros inimigos.

O início da prova foi em conjunto, com uma ligeira apresentação pela localidade do Rossio ao Sul do Tejo, onde estavam situadas a Partida e a Chegada.

Dirigimo-nos depois em direcção às localidades de Fôjo e Coalhos, encontrando-se a divisória das 2 distâncias situada próximo ao Casal do António, quando estavam percorridos cerca de 6/7kms apenas.

Em direcção à Herdade da Ameixeira seguia o percurso dos 40kms, com o pelotão já bastante fraccionado, onde a principal nesta altura eram o cascalho e as poças de água em subida.

O Filipe Rodrigues (trepador) estava no seu meio e já começava a ganhar algum avanço ao Valério que ainda cuspia algumas pontas de cigarros a desentupir o filtro...

Eis que aparecia a primeira descida e com ela o Valério finalmente juntava-se ao Filipe, que também havia feito um breve compasso de espera.

Começavam agora a aparecer maiores zonas de lama e a chuva já parecia ter ido embora.

Passagem obrigatória com a bike à mão! Quem arriscasse era queda certa.

Havia quem contornasse alargando o trilho, mas o tempo perdido não justificava.

Filipe Rodrigues atingia também o leito da pequena ribeira.

O grupo da frente iniciava a subida mais longa (cerca de 3kms) na zona dos Negrinhos.

Entre os 15 primeiros classificados encontravam-se agora os atletas da Zona 55 Bike Team.

Paulo Cruz dava tudo o que tinha e o que não tinha... andas a baixar de rendimento!

O animado Quim do BTT Cabeço das Águias, também habitué destes trilhos.


Exactamente aos 20kms percorridos encontrava-se o único abastecimento dos 40kms, localizado na localidade de Concavada. Valério não parou e aqui ultrapassou o Filipe que já lhe levava cerca de 3 min. de avanço, integrando um grupo de cerca de 5 bêtetistas. ZA mediana a nível de produtos disponibilizados.


Após a ZA fomos brindados com uma rápida e curta descida, mas... seguia-se uma subida algo dura devido à quantidade de lama barrenta, que impedia o atrito.


Atingíamos agora os limites da Central Termo-Eléctrica do Pego, rodeando-a pela zona norte.

Uma algo extensa descida de inclinação média mas algo escorregadia e técnica, encaminhava-nos até à Tomada de Água da aludida Central.

O "destravado" Valério tentava ganhar algum tempo ao cuidadoso Filipe na descida...

... mas a distância que os separava era apenas de umas dezenas de metros!

O Grupo BTT Sardoal também marcou presença neste evento.

Após a descida encaminhávamos-nos para a localidade de Pego...

... com uma pequena zona de patamar.

O Jacinto lá ía...

... enquanto o Alberto Lucas largava lastro para ver se a coisa melhorava.


Mais à frente deparámos-nos com uma subida com bastante inclinação, só transposta na totalidade por um escasso número de participantes, o Filipe Rodrigues figurava nessa lista.


Olhando para baixo ainda parecia mais inclinada, o raio da subida.

Nova zona para rolar.


Lá encontrámos mais uma armadilha. Vala com V de vai de cabeça... para alguns. O Filipe também figurava nessa lista, o Valério que o seguia ao ver a cena ainda tentou a foto, mas foi tudo demasiado rápido para se registar a situação.


Após nova passagem pela localidade de Coalhos, na Quinta da Feia atravessava-se agora a Ribeira "do Fernando Dias", local de grande espectacularidade.

Filipe Rodrigues encontrava-se agora num pequeno grupo de 6/7 atletas, que começavam a dar tudo nos últimos 4kms de prova.


Cerca de 5 min. atrás, após ter sofrido uma quebra de rendimento, esfalfava-se o Valério por apanhar o grupo do Filipe.


Filipe Rodrigues ganhava o embate com o Valério por alguns minutos...

... que poderiam ter sido mais dilatados, não fosse o seu espírito de grupo. Finalmente a chegada e o fim do banho de lama! Trilhos sem dúvida excepcionais! Parabéns.


Esq.ª/Dt.ª: Paulo Cruz, João Valério, Filipe Rodrigues.
No final estava disponível lavagem para as bikes, no entanto, era uma única e simples mangueira sem pressão alguma que dificultava a tiragem da lama e formou uma boa fila de espera. Quanto a banhos não podemos dizer nada: fomos tomar um banhinho quentinho a casa!



O almoço, com uma excelência a que este pessoal não está habituado, primou por saborosa e rápida: Parabéns ao Restaurante "O Gaveto". Pena o local de almoço encontrar-se tão distanciado do local da meta e banhos o que de alguma forma complicou a vida aos atletas oriundos de outros concelhos e quebrou alguns momentos intermédios de camaradagem.

Em balanço final atribuímos uma nota 012345678910 à Organização. Óptima ideia a oferta de elos de corrente. Sem dúvida voltaremos... PARABÉNS à Câmara Municipal de Abrantes.

Para ver mais imagens clicar em: ABTFoto ou Tromba Estendida Bike Team.

REPORTAGEM:
Texto: Valério / Imagens: J. Valério, Zybex Bike Team (Santinho), Tromba Estendida Bike Team (Jorge Pires), ABTFoto (Adérito Garcia), BTT Cabeço das Águias (Pedro Diogo).