domingo, 6 de maio de 2018

Participação da equipa (Olivenza)

Representação a cargo de:
65km - João Valério, Samuel Nabiça
85km - Pedro Lourenço

Passada uma década sobre a fundação do nosso Clube, somente agora fizemos a primeira participação internacional da equipa em eventos organizados e, optámos por fazê-lo aqui mesmo ao lado, na vizinha Espanha e ex-território português, na bonita e nostálgica Olivença. A nossa comitiva chegou ainda no sábado, dando-nos oportunidade para um passeio apeado e desfrutar de um ótimo jantar na esplanada do restaurante Casa Maila. A nossa presença deveu-se a uma estreita colaboração com a Organização, que nos garantiu a pernoita no Albergue Municipal de Olivenza, edifício antigo alvo de remodelações, com as comodidades necessárias e excelentemente bem localizado.

Na manhã do evento após levantarmos, lá fomos à procura de onde tomar o pequeno-almoço, felizmente encontrámos onde, mas a oferta era escassa e fraca. Fomos dos primeiros a chegar ao secretariado, que funcionou bastante bem e rápido... pudera, chegámos 1 hora antes do previsto (às 9h portuguesas). O kit de inscrição trazia de oferta um bonito jersey alusivo ao evento, fazendo esta prova parte do Gran Trofeo Alqueva.

Estivemos presentes 4 elementos da equipa, o Jorge Rabaça - que cobriu fotograficamente o evento, João Valério e Samuel Nabiça participantes na distância de 65km e o Pedro Lourenço a competir na distância de 85km.

A partida, para meu desagrado, deu-se às 09h30 (10h30 em Portugal), o que desde logo significava apanhar mais calor, apesar da manhã não estar por aí-além quente... agradável até.

A colocação dos participantes na partida foi feita por boxes, saindo na frente os participantes nos 85km e depois os dos 65km. Além destas duas distâncias, havia também em disputa o Troféu Fatbike Duplas e o já aludido campeonato em disputa que tinha tido um prólogo no dia anterior.

Como é habitual, o Pedro Lourenço arrancou a todo o gás com o pelotão da frente e por lá se foi mantendo.


Os primeiros quilómetros foram bastante rolantes, conforme poderão atestar no gráfico no final desta reportagem, pelo que caí no erro de rolar à bruta à semelhança da maioria dos demais, pelo interior das bonitas paisagens rurais pejadas de charcos e animais na pastorícia.


O Samuel Nabiça foi para a minha distância, mas o que é certo é que vi-o somente na manga da partida e depois... nunca mais consegui vê-lo no embrenhado de participantes que ali competiam.

Houve uma zona da corrida, a rondar o km40, que deixei de ver as fitas de marcação, mas não foi por falta de as procurar, penso que não estavam mesmo lá, daí que me vi perdido e andei não sei quantos quilómetros enganado até que numa aldeia vi uma das zonas de abastecimento, onde aproveitei para repôr energias e voltar ao percurso já com uns quilómetros extra no pelo.


Uma das zonas de passagem que eu considerei das mais bonitas foi um single track que foi seguindo entre um muro de pedra e uma estreita linha de água, quase sempre debaixo de sobreiros.

Outra das zonas de passagem bastante bonita foi a que nos levou a passar nas margens da barragem de Piedra Aguda ao longo de cerca de 19km, de cujo momento não possuo fotos mas que poderão ver no vídeo abaixo publicado no final da reportagem.

Sensivelmente ao km40 comecei a sentir a roda traseira a fugir-me com regularidade, foi quando me apercebi de que tinha furado. Com alguma calma e aproveitando a situação para recuperar o fôlego, lá meti uma câmara de ar e passados alguns minutos voltei a fazer-me ao caminho. 


Por volta do km52 começaram as dificuldades após ter feito os anteriores quilómetros prego a fundo, não me salvaguardei para a subida que nos esperava... longa e que ia inclinando cada vez mais à medida que íamos subindo.


Lá bem no topo da serra de Piedra Furada, após uma extenuante e suada subida, encontrei o colega fotógrafo Jorge Rabaça, aproveitando a excelente vista para uma foto, descansar um pouco e ingerir uns líquidos.

A partir do km58 e até à meta, situada em Olivenza, foi sempre a descer... inicialmente em single track bastante técnico, mesmo como eu gosto, e depois em estrada rural, dando-me oportunidade de ultrapassar uns quantos participantes.


No final foi a surpresa total. Penso que para mim e para os meus colegas de equipa. O Samuel Nabiça fez 2.º lugar da geral nos 65km e o mesmo feito conseguiu o Pedro Lourenço nos 85km. Eu, pobre desgraçado, tive de contentar com um honroso 45.º, sensivelmente a meio da tabela. E foi desta forma gloriosa, com o pisar de 2 pódios, que marcámos a estreia internacional do Clube de BTT Zona 55.
O almoço-convívio foi num hotel às portas da cidade, muito espaçoso e agradável, onde fomos dos últimos a chegar, pois o Jorge Rabaça ficou retido na serra sem transporte de regresso. Comemos e pudemos repetir, sempre com palavras amigas de nuestros hermanos. Um evento a repetir, mas para a próxima já iremos preparados para a tal subida final. 
Track da distância 65km


CLASSIFICAÇÕES GERAIS
01.º - 03:17:49 - José Gonzalez (individual)
02.º - 03:30:26 - Samuel Nabiça (Clube de BTT Zona 55)
03.º - 03:32:18 - José Cacho (G. C. Barcarrota) 
45.º - 04:55:43 - João Valério (Clube de BTT Zona 55)
80.º - 06:26:53 - Último

01.º - 04:04:07 - Juan Garcia (Fernando Torres Probikes)
02.º - 04:22:15 - Pedro Lourenço (Clube de BTT Zona 55)
03.º - 04:25:03 - Rafael Calderón (La Tribu Embiciate)
16.º - 06:26:23 - Último




ÁLBUNS FOTOGRÁFICOS
Jorge Rabaça

Créditos à reportagem
Texto: João Valério
Fotos: Jorge Rabaça
Vídeo: Clube de BTT Zona 55