domingo, 15 de abril de 2012

Participação da equipa (Lisboa)

Representação a cargo de David Gonçalves.
Distância única: 25km

O ISCPSI (Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna) organizou o seu 7.º passeio solidário, a favor da ACREDITAR, tendo atingido o limite de 250 inscrições em tempo recorde.

Cedo começaram a juntar-se na Rua 1.º de Maio em Alcântara, à porta e interior do ISCPSI, os participantes, muitos deles repetentes, para mais uma participação num evento em que a solidariedade voltou a juntar num passeio de btt descontraído, a possibilidade de descobrir e circular por recantos de Lisboa normalmente vedados. 

Conforme já aconteceu anteriormente, as lembranças de oferta aos participantes voltaram a ser imensas e arrasadoras face a eventos btt nacionais ditos "de gabarito". Pela módica quantia de 10,00€, a favor da ACREDITAR, os inscritos recebiam de oferta 2 sacos de produtos diversos: t-shirt's alusivas ao evento, produtos de higiene, esferográficas e outros brindes diversos... um autêntico cabaz!

Apesar de ser o 7.º Passeio do ISCPSI, foi a 1.ª representação da nossa equipa neste evento, onde pudemos constatar que o edifício ISCPSI se engalanou para o evento, divulgando visualmente aos participantes os principais colaboradores deste passeio.

A recepção aos atletas foi um dos pontos muito apreciados do passeio, oferecendo aos convivas um ligeiro pequeno almoço antes dos kms a pedalar que lhes era reservado.  

Em relação à segurança dos participantes, quase nada foi descurado, tendo em vista que tudo corresse pelo melhor e sem sobressaltos, face ao percurso escolhido.

Não faltou sequer o apoio mecânico. 


O dia amanheceu algo nublado, mas apesar disso as expetativas eram altas... 


À hora marcada foi dada a partida e logo nos fizemos à estrada para percorrer cerca de 25km do percurso realmente citadino, onde o rei foi mesmo o asfalto, para decepção de muitos.

David Gonçalves seguiu quase clandestinamente na cauda do pelotão, ostentando as nossas cores e em especial as de um dos nossos parceiros/colaboradores, a IPA (International Police Association), cujo logótipo é facilmente reconhecido lateralmente nos membros inferiores do nosso equipamento oficial. 

Chuvadas contou-se 3... pelo menos, mas não fizeram mossa! O sol logo, logo secava. 

Sensivelmente a meio do passeio encontrámos a ZA, onde a simpatia dos colaboradores e a diversidade de alimentos e bebidas disponibilizadas foram em variedade e quantidade suficientes.





O passeio BTT do ISCPSI foi de facto um passeio citadino pelas ruas de Lisboa, que teve o seu auge na passagem superior pelo Aqueduto das Águas Livres. Para mim, David, apesar de estar há 26 anos a residir em Lisboa, foi a primeira vez que passei lá por cima... e de bicicleta. Foi interessante! 


David na sua passagem pelo Aqueduto, num momento em que a chuva voltou a marcar presença. 

O Aqueduto tem um muro de segurança com cerca de 1,20 mt de altura, construído com blocos de pedra inteiros. Como colocaram aqueles pedregulhos a uma altura daquelas!!!  Quais pirâmides do Egipto?!

Uma obra (Aqueduto) admirável pela sua imensidão e imponência.



O passeio foi feito com alguma chuva, tendo apenas uma ligeira incursão no Monsanto, mas foi quase sempre por alcatrão, não teve mais de 500 metros em terra. Foi quase sempre a travar... eh eh. A organização deveria ter previsto uns trilhos pelo interior do Monsanto, ainda que fosse só daqueles mais soft.

Como pontos muito positivos tenho a registar os inúmeros artigos/prendas distribuídos por sorteio de acordo com os dorsais, e sobretudo a boa retaguarda de apoio, antes, durante e depois do evento. Fiquei admirado com o apoio dado pelos Agentes Principais do efetivo do Instituto. 

Segundo me constou, valeu pelo repasto, pois não almocei, mas parece que o pessoal não gastou energias suficientes na prova para aquilo que comeram. Isto é: comeram muito e andaram pouco! Se estavam a fazer conta de lá irem para fazer exercício e ficar mais elegantes, bem se tramaram.... saiu-lhes o contrário, regressaram mais anafados... mas foi uma manhã sobretudo divertida.

O cheque-oferta da Organização. 

A entrega do valor reunido à representante da ACREDITAR.

No próximo evento da ISCPSI contamos voltar a estar representados, mas se possível com inscrição feita com antecedência.

Este passeio não teve Classificações!

+ Fotos

Créditos à reportagem:
Textos: David Gonçalves, João Valério.
Fotos: António Baganha.

Sem comentários: