sábado, 21 de junho de 2014

Participação da equipa (Abrantes)

Representação a cargo de:
David Gonçalves, João Valério e José Silva.

 Mais uma vez voltei a estar presente neste diferente e bonito evento, na companhia do José Silva e do David Gonçalves. Este ano foi mesmo a nossa menor representação, talvez porque a resistência não faz muito o gosto do nosso pessoal.

À semelhança das anteriores edições, a Zona 55 foi novamente eleito parceiro da equipa organizadora, Fôjo-Zybex BTT Team, na divulgação e promoção deste evento, também através do nosso media partner, - revista O Praticante.

 Na companhia do meu amigo de infância João Margarido, agora também adepto e praticante de btt.

 Mais uma vez a concentração e linha de partida esteve localizada na Praça Barão da Batalha, onde existem boas condições para o efeito, além de bancadas naturais para o público e diversos estabelecimentos.

 A partida foi sensivelmente à hora marcada e lá seguimos.


O David Gonçalves e o José Silva colocaram-se logo a jeito desde início, face às suas pretensões de conseguirem lugares no pódio entre os respetivos escalões. Quanto a mim tinha por missão reportar o evento e, por isso, permitia-me um ritmo de passeio e descontraído para desfrutar da paisagem ;)



Conforme as edições anteriores, mais uma vez o percurso de sensivelmente 5km levou-nos a entrar nos terrenos e interior do Castelo (Fortaleza).


Este percurso urbano, apesar de algumas passagens por zonas de terra batida junto ao Castelo, foi bastante idêntico ao das edições anteriores, mas achei-o menos duro apesar de ter dureza. Dificuldade técnica baixa e resumindo-se aos pinos situados no meio do percurso, o que mais uma vez foi um ponto que a Organização não conseguiu ultrapassar da melhor forma (desmontar, colocar fardos de palha ou esponjas...).



As duas primeiras voltas foram explosivas, com a maioria dos quase 200 participantes a fazer os seus melhores tempos por volta de toda a prova com 3h de resistência.


As alterações aos traçados dos percursos das edições anteriores foram poucas, mas para melhor com toda a certeza, a permitirem maior fluidez.


Algum mobiliário urbano ao longo do percurso a exigir redobrado cuidado. Na imagem um vazo e um pino.



A partir da 2.ª volta o percurso alterou tendo "esticado" algumas centenas de metros para a introdução de novas ruelas na tradicional pista, com uma original passagem sobre uma rampa. 


Durante todo o evento poucos foram os acidentes, este veio a ser o mais grave, resultando numa aparatosa queda com ferimentos ligeiros... faltou-lhe o kit de unhas!



A inscrição incluía seguro de prova, dorsal, abastecimento e snack no final. Esta foi a zona de abastecimento oficial dada pela Organização. Muito simpática e funcional, encontrava-se em último posto na zona destinada às assistências próprias dos participantes e equipas presentes.


Ao longo de todo o percurso encontrámos diversos fotógrafos, o que sempre contribui para a maior divulgação do evento. O formato do percurso também ajuda, pois evita grandes deslocações no terreno.



Ali estou eu, em plena ação... a captar imagens da prova.


 Muito foi o público presente, mais uma vez, na sua maioria bastante efusivo.


À medida que a noite ia caindo os diversos participantes ligavam os seus equipamentos de iluminação, de ano para ano cada vez mais profissionais e por isso de maior potência.




Apesar de ser um pouco exigente fisicamente, nunca faltam os entusiastas mais pequenos que estão agora a iniciar-se no btt. As senhoras também têm sempre uma boa presença em quantidade.


O José Silva e o David Gonçalves mantiveram quase sempre a um ritmo idêntico, permitindo-lhes seguir entre os homens da frente e controlar a corrida para garantir o pódio.

Mais um local de passagem - saída do castelo - bastante frequentado pelos fotógrafos, onde também eu aproveitei para captar umas imagens.


À direita da imagem o material de trabalho de filmagem da Raquel Fernandes, utilizando também uma GoPro com acessórios próprios para localização fixa, que colaborou comigo no video de rescaldo deste evento.



O tempo esteve sempre ameno. Com o cair da noite a maior fresquidão ajudou a combater os litros de suor que íamos largando. Alguns aproveitaram os diversos cafés ao longo do percurso para fazer uma paradinha e beber uma cerveja. 



O percurso esteve  todo ele com excelente iluminação. A zona de passagem que exigia a potência dos watts e lúmens era só mesmo na envolvência e interior do castelo.



A zona de meta esteve sempre muito animada por um speaker e música a condizer, com bastante gente ao redor das fitas.



A pista esteve muito bem marcada e o staff transmitiu bastante segurança aos participantes. Foi grande parte dela balizada com fitas e com muitos elementos da Organização a auxiliar, um pouco espalhados por todo o troço. 


 Já a pedalar para o final onde nos aguarda uma sopa de caldo verde, um pão com chouriço e uma bebida.


No final a foto com todos o elementos que representaram a nossa equipa. De seguida realizou-se a cerimónia de entrega de prémios e lembranças que foi um autêntico desastre, demorando mais de 1 hora além do previsto, o que impediu alguns vencedores de abandonar o local e percorrer os cerca de 2km até ao local dos banhos, sob pena de não subirem ao pódio.

 José Silva conquistou o 2.º lugar no pódio da categoria Master 40.

 David Gonçalves conquistou o 1.º lugar no pódio da categoria Master 50.


Esperamos voltar a repetir a dose no próximo ano, se possível com uma maior representação da equipa Zona 55. Parabéns à Organização!



CLASSIFICAÇÃO GERAL
001.º - 14 voltas em 03:07:59 - Diogo Pereira (Portela Bike)
002.º - 14 voltas em 03:08:04 - Filipe Oliveira (Fátima BTT Club/Divireis)
003.º - 14 voltas em 03:12:52 - Pascal Inácio (ABC Caxarias)
018.º - 12 voltas em 03:02:48 - José Silva (Zona 55/O Praticante)
026.º - 12 voltas em 03:09:35 - David Gonçalves (Zona 55/O Praticante)
138.º - 05 voltas em 02:42:55 - João Valério (Zona 55/O Praticante)
147.º - 01 voltas em 00:32:56 - Último

ÁLBUNS DE FOTOS
Organização (Carlos Gaspar)
Organização (João Betes)

TV "O Ribatejo"

Zona 55

Créditos à reportagem
Texto: João Valério
Fotos: ABTFoto, Desporto em Abrantes, Foto Ghiorhios, Gil Marques, José Gouveia, Telmo Leitão, Organização, Zona 55.
Vídeo: Zona 55

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...