domingo, 9 de abril de 2017

Participação da equipa (Água Travessa)

Representação a cargo de:
50km - João Valério

Pela primeira participei neste evento, que realizou a sua 2.ª edição. Por ser relativamente perto (26km) de minha casa e devido a ter de ir trabalhar depois de almoço.

 Sem surpresas e mesmo com um cartaz a anunciar prémios monetários para os primeiros classificados, deparei-me com poucos inscritos/participantes. Contei apenas 24 atletas presentes.

O levantamento do dorsal foi rapidíssimo, pois não tinha ninguém na fila, apesar de ter chegado a 30 minutos antes da hora prevista (9h00). 

Com tempo de sobra,  ainda fui dar duas voltas de algumas centenas de metros numa espécie de circuito natural de piso misto e improvisado.

 Apesar de alguma aragem fresca, o sol brilhava lá no alto, o que prometia uma boa manhã de btt.

Apesar de poucos participantes, ainda assim a partida atrasou alguns minutos.

Por forma a terminar a volta o mais rapidamente possível para chegar ao trabalho a horas, arranquei a fechar um grupo de 9 que tomaram desde logo a dianteira, tendo nós deixado logo ali em algumas centenas de metros os restantes participantes a alguma distância. 

Os primeiros 4km foram compostos de diversos sobe e desces curtos, mas exigentes, pois ainda tinha as pernas penrras, o que me fez desde logo perder o contato com o grupo da frente, ficando somente num despique com o que seguia em oitavo, que com alguma facilidade acabei por ultrapassar rapidamente, pois queixava-se do pólen estar a dificultar-lhe a respiração, o que também eu sentia, mas acho que era do meu peso a mais... ou da falta de treino!

A primeira zona de abastecimento surgiu num ápice. Após as dificuldades iniciais de constantes sobes e desces, apareceram-nos longos segmentos para rolar a fundo, em que o meu gps ia marcando entre os 23/27km/h.

Encontrei o percurso quase sempre bem marcado, com fitas, placas e cal no chão. Não seria fácil alguém enganar-se.

A fraca divulgação do evento terá ditado uma fraca adesão de participantes, mesmo com o chamariz de prémios monetários, mas ainda assim eu julguei vir a ver cá muitos dos cavalões da região, o que não aconteceu.

Após a bifurcação para ambas as distâncias o cenário mudou completamente para os 50km. As enormes retas e planícies deram lugar a constantes entradas e saídas em vales, por vezes a exigirem alguma técnica. Algumas subidas de inclinação extremamente acentuada, tendo-me rendido e apeado numa delas pela rapidez e surpresa entre uma descida rápida com um gancho a subir a pieque imediatamente... parecia uma montanha russa.

 Apesar de poucos participantes, não faltava staff ao longo do percurso a auxiliar nas zonas de atravessamento com as vias de trânsito, nem meios de socorro.

Já após a divisão de percursos, ao passar numa zona de controlo questionei um elemento do staff quantos seguiam na minha frente, foi quando rejubilei ao saber que seguia em quarto lugar dos 50km.

Aos 34km e numa pequena subida, avistei o participante que seguia em terceiro a empurrar a bicicleta à mão, vindo depois a relatar-me que havia partido o desviador traseiro. Neste momento passei eu a fechar o trio do pódio, o que se manteve até final. 

No final o gps marcou-me 45km, menos 5km que o anunciado pela Organização. Com uma média um pouco abaixo dos 20km/h, garanti o 3.º lugar do pódio à geral na distância maior. Fui tomar um banho rápido, pois a água fria e já me chamavam para ir receber o troféu. 

 Infelizmente os prémios monetários só contemplavam o primeiro e segundo classificado, pelo que tive de contentar com o troféu + 1 medalha de participação, o que não foi nada mau, pois nem estava a contar fazer pódio.

Mais uma lembrança para expor na sede do nosso Clube... quando estiver pronta.

Não fiquei para almoçar, à semelhança da maioria dos participantes, mas tivemos direito a uma foto de grupo, onde estão presentes todos os participantes, coisa que até hoje nunca me tinha sucedido em tantos anos que tenho participado em eventos de btt.


Track 50km do 2.º Evento de BTT de Água Travessa

CLASSIFICAÇÕES GERAIS
Classificação Maratona (50km)
01.º - 01:48:00 - Manuel Alves (Pedais do Arrão)
02.º - 01:50:30 - David Nunes (Falcões BTT)
03.º - 02:14:50 - João Valério (Clube de BTT Zona 55)

ÁLBUNS FOTOGRÁFICOS
Créditos à reportagem
Texto: João Valério

Fotos: Organização

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...