domingo, 30 de abril de 2017

Participação da equipa (V. N. Barquinha)

Página do evento
Representação a cargo de:
40km - José Silva
60km - João Valério

Mais uma edição do Almourol à Vista se concretizou, organizado pelos nossos já "velhos" amigos do G.C.B. onde uma vez mais marcámos presença, o José Silva nos 40km e eu (João Valério) nos 60km. 

 Chegámos cedo ao local, pois a lista de inscritos informava que estariam em prova cerca de 800 bttistas. O tempo estava péssimo, com chuva e vento à mistura. O levantamento dos dorsais foi rápido perante tão elevado número de pessoas, só as casas de banho eram poucas para tanta gente a querer largar lastro antes de arrancar.

O enorme pelotão espalhou-se pela estrada fora junto à entrada da Escola de V. N. Barquinha e enquanto alguns já esperavam há mais de 30 minutos pela partida, muitos outros continuavam a chegar para se juntarem a nós.

Incrivelmente o tempo foi melhorando e a chuva acalmou. O nosso fotógrafo de serviço, Jorge Rabaça, que foi o primeiro a chegar ainda não eram 06h00, ia dando luta ao vendaval e sacando fotografias disparando a sua objetiva para tudo quanto era lado.

 A partida foi dada a horas e lá partimos para nos fazermos aos trilhos e percurso amplamente divulgados pela Organização e que, prometiam mais uma vez exigir tudo de nós, tanto a nível físico quanto técnico.


 O arranque foi rápido, mas cuidadoso, devido ao emaranhado de tanta gente. Logo a cerca de 1km após o arranque ocorreu uma queda com 3 a 4 envolvidos ainda em asfalto. A extensão total em alcatrão foi de cerca de 2km, após o que saímos da Vila e começámos de imediato a empinar.



 Começámos cedo a subir, escassos minutos após arrancarmos, mas apesar de rolarmos um bom bocado em alcatrão, por estar frio e alguma chuva, não foi o suficiente para aquecer os músculos para o que nos esperava adiante.

 O pelotão lá ia seguindo bastante coeso e bastava um lá na frente parar num single track para que de imediato surgisse uma enorme fila de gente.

 À semelhança das edições anteriores, o percurso esteve muito bem marcado, com fitas, placas e até pó de pedra no chão, apesar de grande parte dele haver sido diluído pelas chuvas da madrugada e manhã. Com o passar do tempo a chuva foi desaparecendo de vez, apesar do sol não brilhar, mas o problema maior foi a lama que nos impingia atravessadelas da bicla. 

O abastecimento maior, ainda no decorrer do percurso comum, foi na localidade de Praia do Ribatejo, onde as mesas estavam postas como se de um casamento se tratasse, o que não foi suficiente para fazer parar qualquer um dos atletas da nossa equipa. 




Após passarmos pelo interior do perímetro militar de Tancos, na Escola Prática de Engenharia, embicámos definitivamente para o Castelo de Almourol, ícone maior militar português, onde havia bastante público a assistir à passagem dos atletas. 




Já próximo à povoação de Tancos e após realizarmos e passarmos os diversos tracks e pontes construídas na ribeira, veio finalmente a divisão de percursos sensivelmente ao km40, onde ainda me sentia com algum folgo, o que não durou muito face aos contínuos sobe e desces que se seguiram.   


O percurso final de cerca de 5km até à linha de meta eram para fazer a fundo, pois restava-nos apenas alcatrão e algumas extensões em terra batida sem dificuldades.

Terminei bastante abaixo das minhas expetativas, ainda assim a 3/4 da tabela, resultado do meu atual extra-peso e pouco treino. Já a minha Cannondale portou-se lindamente e o prato único ajudou a minimizar problemas de transmissão. 

O José Silva esteve mais uma vez ao mais alto nível, ao conseguir novo pódio na categoria >50 anos. Relativamente ao almoço, nenhum de nós ficou para almoçar, nem tão pouco para tomar banho e o mais engraçado foi que nunca vi o José Silva ao longo de todo o evento, nem fora dele. No próximo ano contamos regressar para mais uns trilhos no nosso quintal, sempre bem recebidos pelo G.C.B..


CLASSIFICAÇÕES GERAIS
001.º - 01:43:50 - Leonardo Marcelino (Róódinhas/Santos Silva)
002.º - 01:43:56 - Hugo Moreira (GCB/Pódio)
003.º - 01:43:57 - Dário Pereira (Ribabike)
018.º - 01:55:32 - José Silva (Clube de BTT Zona 55) / 1.º Vet C
531.º - 05:23: 40 - Último

001.º - 02:50:33 - Gil Gonçalves (Róódinhas/Santos Silva)
002.º - 02:53:07 - Paulo Santos (Róódinhas/Santos Silva)
003.º - 02:54:10 - César Piedade (Ofimoto/RVirtual)
081.º - 04:06:04 - João Valério (Clube de BTT Zona 55)
116.º - 05:30:49 - Último

Track da 10.ª Maratona btt Almourol à Vista


ÁLBUNS FOTOGRÁFICOS

Sem comentários: