domingo, 17 de abril de 2011

Participação da equipa (Outeiro das Matas)


Este passeio foi o 1.º evento fruto da parceria com a empresa O Praticante. Estivemos assim representados sob o nome Zona55/OPraticante. Lamentavelmente ainda não trajámos os nossos novos equipamentos modelo 2011, cuja entrega se encontra atrasada por parte do nosso fornecedor (Fullwear) e pelo facto pedimos desculpa aos nossos colaboradores.

Os nossos elementos presentes (da esquerda para a direita):
Luís Cancela e Carlos Lopes

A Associação Cultural e Recreativa de Outeiro das Matas (A.C.R.O.M.), foi assim a 1.ª Organização a selar connosco um acordo de publicação, havendo-nos cedido gentilmente as inscrições e, como tal, este evento merecerá publicação proximamente nas páginas da revista O Praticante, cujas fotos dependerão da entrega por parte daquela Associação. O nosso obrigado à ACROM pela confiança depositada.

O evento (8.º Passeio BTT organizado pela ACROM), disponibilizou aos participantes apenas uma distância para o passeio btt (30km) e um passeio pedestre para acompanhantes. A direcção tomada foi a bonita Serra D'Aire).

O Carlos Lopes devido à falta de treino optou por fazer este passeio em ritmo calmo, já o Luís Cancela iniciou com o pelotão mas, depressa descolou e a meio do percurso já levava um pouco mais de 10 minutos de avanço sobre o 2.ª atleta. 

O traçado apresentado foi bastante interessante, com a dureza e técnica em níveis elevados mas comuns para os trilhos existentes na Serra D'Aire, que naturalmente exige esforço adicional aos menos preparados. Mas como não havia cronometragem de tempos ou entregas de prémios não havia pressas.

Os organizadores brindaram os cerca de 100 participantes presentes com "novos" trilhos, os quais foram limpos e reabertos propositadamente para este passeio, surpreendendo pela positiva.

O dia esteve excelente para a prática de desporto, com um sol não muito forte e a habitual brisa da serra a saudar os participantes, dando-lhes alento para ultrapassar as dificuldades do piso rochoso.

Lá ao fundo, para lá das eólicas, localizava-se Outeiro das Matas e estávamos agora  meio-caminho, prestes a iniciar a zona mais espectacular do percurso com um enorme e pouco conhecido single track que nos levava a descer a serra com os níveis de adrenalina lá bem em cima.

O Luís Cancela foi o 1.º participante a chegar à zona de meta, tendo completado os cerca de 32kms com uma vantagem de pouco mais de 20 minutos para o 2.º atleta, tendo assim, apesar da inexistência de classificações, arrecadado para a Zona55/OPraticante lugar de destaque. Já o Carlos Lopes, viria a terminar quase 1 hora e meia depois.

Referimos o facto deste passeio, talvez devido à simbólica quantia de 6€/inscrição, não haver tido segurados os participantes, o que devido à perigosidade dos trilhos apresentados deverá ser uma situação a rever numa próxima edição, felizmente não temos conhecimento de que tivessem ocorrido acidentes. A zona de banhos foi adequada e o almoço saboroso. Uma coisa é certa: a ACROM tem pessoal muito capaz na feitura de trilhos. Até breve! 

Texto: J.V. | Fotos: Carlos Lopes e Bruno Pereira

Sem comentários: