domingo, 26 de maio de 2013

Participação da Equipa (Chão de Codes)

Participação a cargo de:
20km - Sérgio Vicente

No passado dia 26 de Maio de correu a 9.ª da Rota da Água na Serra do Bando, com organização a cargo da Associação Cultural e Recreativa de Chão de Codes, localidade do concelho de Mação, onde os praticantes de BTT podem encontrar desafios à altura de todas as expectativas.

Cheguei cerca das 08H30, expectante sendo esta a minha 1.ª participação neste evento que tem fama de ser durinho. Este ano o número de participantes foi o menor, destes últimos anos, com cerca de 40 betêtistas presentes para mais um desafio à condição física e a sempre esperada subida às eólicas.



O Vítor dava algumas informações antes da partida. Este ano os percursos anunciados eram de 20  e 45 km, no entanto neste brefing, o Vítor informou que os 20 seriam na realidade 25Km, o que no final, este percurso ficou em 30 Km.




 Em destaque a beleza da região e dos trilhos escolhidos, apesar da dureza. Os percursos, sempre durinhos em termos físicos, tiveram razoáveis marcações, mas notou-se alguma falta de algum apoio/sinalização nas zonas mais perigosas. As ZA's estiveram em número e variedade de artigos suficientes. As belas paisagens da serra de Mação, são um grande atrativo nesta prova. O circuito da prova (20 Km) de veria ter sido escolhido com um maior cuidado, porque houve locais em que a passagem por ali eram imprópria para alguns betêtistas com menos destreza, porque o terreno é bastante perigoso a nível técnico para a distância (apropriada aqueles que terão menos experiência).













O balanço final foi poderia ser mais positivo. A pouca afluência de betêtistas e a falta de alguns pormenores de organização que se vêm decalcando ano após ano, como a escolha mais selectiva de mais e melhores trilhos, são coisas que fazem sempre a diferença nestes eventos. Este é, alias um evento que deverá rever a sua organização, pois e à semelhança dos nossos rescaldos de anos anteriores, poderá ter tendência a desaparecer do calendário de BTT desta zona, o que seria de lamentar, porque atractivos não lhe faltam.
Os banhos foram com água a temperatura ambiente e o almoço foi servido nas novas instalações da A.R.C.C. Codes, sempre com muita simpatia por parte da organização

O almoço é sempre um ponto alto desta organização já "batida" a nível do levar avante diversos eventos, cujo objetivo é dar a conhecer melhor a localidade onde somos os forasteiros são sempre recebidos com enorme simpatia e cordialidade.

Veja aqui o percurso 20Km (na realidade 30 Km), registado em gps/smartphone.

 FOTOGRAFIAS
Álbum de Fotos (Organização)

Créditos à reportagem
Texto: Sérgio Vicente
Fotos: Organização

Sem comentários: