domingo, 6 de outubro de 2013

Participação da equipa (Sertã)

Representação a cargo de:
Paula Vicente, João Santos, Filipe Rodrigues, Sérgio Vicente, João Valério, Nuno Santos.

Mais uma extraordinária presença do Clube de BTT Zona 55, a fazer-se notar desta vez por terras da bonita Vila de Sertã em mais uma edição da Rota do Vento, onde já não nos fazíamos representar desde 2009 e voltámos em força, com a maior representação de sempre.

Fomos conhecer a nova sede do Selinda BTT (grupo organizador deste evento) - e que sede! Muito bonita, quer exterior quer interiormente, com uma excelente localização. O secretariado esteve ali situado e, apesar da longa fila, bastaram poucos minutos para chegarmos junto da mesa e recolher os nossos kits de inscrição.


Devido ao elevado número de representantes que tivemos presente, desta vez levámos o nosso atrelado, onde tudo foi "certinho e direitinho", desde as bicicletas até aos sacos.

Quase nem tivemos tempo para o aquecimento, apesar de havermos chegado chegado cedo, mas quando levamos muito pessoal é sempre difícil coordenar tudo. 

Chegados à marginal da Sertã, deparámos-nos com a habitual azáfama deste evento: muitos camiões e autocarros parados ao longo da estrada onde se iam carregando as bicicletas e recolhendo os participantes. 

Foi tempo de carregar as nossas biclas para os camiões, operação que demorou pouco tempo, apesar do Sérgio haver tentado defraudar as nossas capacidades, ao não apertar devidamente os parafusos dos avanços e as chavetas das nossa bikes, o que fez com que tivéssemos à última da hora de fazer umas afinações.

Tempo ainda para irmos beber um café numa esplanada ali mesmo ao lado, na companhia do amigo de longa data, Hugo Moedas (Organização). 


Os lugares traseiros do autocarro n.º 2 ficou por nossa conta. 

A Sofia a não querer ficar de fora da reportagem. Partimos da Sertã em direção ao Picoto já passava das 10H00 da manhã, talvez um pouco atrasados, mas não tínhamos pressas, pois estavámos ali para desfrutar.

 Após uma viagem de autocarro de cerca de 30 minutos, muito agradável por sinal, onde tivemos oportunidade de apreciar as paisagens, este ano com menos medronhos do que o costume, finalmente chegámos ao destino.



Chegados ao Picoto esperava-nos de novo fila para aceitar as bicicletas que tiveram de ser descarregadas dos camiões.

A pouco e pouco os mais de 200 participantes lá se foram posicionando junto à linha de partida para desfrutar de um magnífico dia de sol com a característica brisa da serra. 


A partida para os 27km (quase) sempre a descer, foi dada pelas 11H00.

O nosso grupo saiu junto e manteve-se assim quase todo o percurso. 

A paisagem por estes lados é fabulosa e fica neste ainda mais bonita do que já é, com a enorme mancha colorida de tantos bêtetistas ali presentes.

O azar bateu à porta do Filipe, furando a roda traseira logo nos primeiros 5km do percurso.

Os  mais rápidos arrancaram a todo o gás pela inclinada e desafiante descida logo a partir da linha de meta, os restantes, com objectivos de ordem não classificativa, partiram com ritmos mais ponderados, arriscando menos a pele.


O início do percurso não teve grandes dificuldades, mas mais abaixo encontrámos algumas dificuldades técnicas, nada de mais, que obrigavam a alguns cuidados acrescidos face à velocidade a que se seguia e ao enorme pelotão. 

O João Santos, estreando-se este ano aqui em eventos btt organizados, tomou logo desde início a dianteira do grupo Zona 55.  


O percurso único de 27km, foi quase todo ele de bom piso, contendo somente 3 subidas dignas desse nome, porém curtas em extensão. 



Passámos pelo interior de diversas aldeias, quase sempre não se vendo ninguém a assistir ao espectáculo para dar uma força aos participantes. 

O percurso esteve muito bem desenhado, onde se revelou mestria desta Organização, que todos os anos se empenha em apresentar itinerários diferentes. As marcações estiveram irrepreensíveis.

Por vezes fomos brindados com alguns single track's

Uma das pontes construídas pela Organização, onde a Paula Vicente deu uma valente queda (sem gravidade) para a objectiva do fotógrafo bragantino Paulo Ministro, que registou o momento: aguardamos nos envie essas fotos para publicarmos.



Uma das zonas que "enganou" mais participantes, pois o vício da velocidade e descida levou muitos a seguirem em frente em vez de virarem à esquerda, apesar de haver boas marcações e esse erro levou a que não passassem junto à zona de abastecimento e apoio.

Mais uma ponte, esta já existente, num dos locais que considerámos dos mais bonitos. 


A Zona de Abastecimento esteve colocada ao km18, onde além de comida havia ainda apoio mecânico fornecido pela Loja e Oficina Manecas Bikes.



Uma Zona de Abastecimento muito bem composta, desde grelhados a vinho, não faltando os artigos habituais. 

Mais uma zona de espectáculo que nos levou a passar pelo interior de uma ribeira.




Uma outra zona cuja passagem foi ao encontro do desejo de muitos dos participantes: um single track construído/arranjado por entre uma zona de pinhal, bastante desafiadora e cheia de pica.


O João Santos a mostrar destreza fazendo-se à picada sem medos. 

Já o pai, o Nuno Santos, tomou um atalho para não ter de fazer o single de inclinação acentuada... espertalhão e batoteiro! Pudera, andava destreinado e conhece bem a zona.



O Filipe voltou a furar quando faltava apenas 1km para o final. 

 A ponte que nos levou à recta da meta.


O Nuno Santos, também a estrear-se este ano em eventos organizados, a suar as estopinhas. 

O almoço foi no afamado restaurante Ponte Velha, localizado junto à zona marginal de Sertã, que é desde sempre um dos chamariz deste original e divertido evento, onde se come muito bem e com qualidade. O ambiente no restaurante foi de festa, tanta que desta vez até nos esquecemos de tirar uma foto ao menu.

Para terminar uma foto com o amigo Miguel Gil (Selinda BTT). Não terminamos este rescaldo sem referir que este evento irá ter um artigo de rescaldo na próxima edição (n.º 53) da revista desportiva "O Praticante", a ser publicada em Dezembro próximo.

ÁLBUNS DE FOTOS




Track Rota do Vento | Descida do Picoto 2013

Participar do Rescaldo no Fórum BTT

CLASSIFICAÇÃO GERAL
001.º - 01:07:35 - Primeiro
002.º - 01:07:38 - Segundo
003.º - 01:10:30 - Terceiro
073.º - 01:51:31 - João Santos (Zona 55/O Praticante)
116.º - 02:15:44 - Nuno Santos (Zona 55/O Praticante)
135.º - 02:26:15 - Filipe Rodrigues (Zona 55/O Praticante)
136.º - 02:26:18 - João Valério (Zona 55/O Praticante)
178.º - 02:48:33 - Sérgio Vicente (Zona 55/O Praticante)
179.º - 02:48:36 - Paula Vicente (Zona 55/O Praticante)
208.º - 03:20:48 - Último

Créditos à reportagem
Texto: João Valério
Fotos: Zona 55, Paulo Costa, David Monteiro, Pedro Martins, Paulo Ministro.
Vídeo: Zona 55

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...